Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Projeções cartográficas com o GeoGebra

O Geogebra não é um software destinado a apenas professores e estudantes de Matemática. Aqui mesmo no blog ou no site de materiais do GeoGebra, além de Matemática, você vai encontrar diversos materiais criados para as aulas de Física, Química, Biologia, Geografia, etc. Desta vez compartilho um ótimo livro GeoGebra Projeções cartográficas.

Isso ocorre, pois obviamente a Geometria Plana Euclidiana e a não-euclidiana, se fazem presentes em nosso mundo. Por exemplo, diversos tipos de minerais e compostos químicos têm uma estrutura em formato de tetraedro, presentes em remédios que tomamos quando ficamos doente ou para outras finalidades. Leia mais no artigo Qual a utilidade do Tetraedro no nosso cotidiano?

Um outro exemplo é a utilização do GeoGebra para uma aula sobre o Eclipse. Saiba mais no artigo Uma dica para utilizar o GeoGebra na aula de Geografia.

Para esta nova aplicação do GeoGebra sobre projeções cartográficas, foi criado um sensacional Livro GeoGebra recheado de informações e materiais.

Livro GeoGebra é um ambiente do site do GeoGebra que agrupa diversos recursos criados com o próprio GeoGebra em um só lugar. Desde applets 2D e 3D até jogos programados para serem executados dentro do GeoGebra. Esse "livro" possui uma estrutura organizacional que realmente simula um livro, e por isso o ambiente recebeu esse nome. [Trecho de Jogos e Puzzles desenvolvidos com o GeoGebra (Livro GeoGebra)]
 

Livro Geogebra - Projeções cartográficas

Este livro é uma tradução de Carmen Mathias do escrito originalmente em holandês  por Chris Cambré. A tradução foi realizada, pois existem poucos materiais que façam a conexão entre Geometria e projeções cartográficas.

Como planificar uma esfera?

Do ponto de vista geométrico, você só pode fazer uma aproximação e, desta forma, foram feita uma tentativa de projetar um mapa do mundo. Neste livro, você aprenderá mais sobre as três categorias clássicas em cartografia.

Poderá explorar as várias projeções de mapas e descobrir suas características  e pontos fragilidades em mini aplicativos interativos. Os applets 3D deste livro são baseados no trabalho de Rafael Losada Liste, que teve a fantástica ideia e a paciência de desenhar os continentes em uma esfera com uma linha poligonal. Confira também um livro separado sobre a projeção do Mercartor criado também por Chris Cambré.

[##external-link## Livro Geogebra - Projeções cartográficas]

Ele está organizado assim:

  • Projeções cartográficas;
  • Sistema de coordenadas;
  • Projeção plana (ou azimutal);
  • Projeção cilíndrica;
  • Projeção cônica.


This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

Projeções cartográficas com o GeoGebra

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×