Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mesa Digitalizadora da Wacom, "mais em conta" recomendada para professores

As aulas "normais" vai demorar muito tempo ainda até voltar completamente para o modo presencial. Portanto, se você é professor de qualquer disciplina e quer utilizar um quadro virtual perfeito para as suas aulas, a melhor opção é adquirir uma Mesa Digitalizadora. Com ela você realmente simula o seu quadro de sala de aula da escola e de quebra pode gravar vídeos para seus alunos e suas redes sociais, incluindo o Youtube.

Como contei no artigo Mesa Digitalizadora para as aulas de Matemática. Funciona no Linux?, a Mesa digitalizadora que comprei em maio de deste ano (2020) foi a Wacom CTL4100 - Intuos Creative (com cabo), custando $R\$ 499,00$. De maio pra cá, o preço aumentou demais e ficou inviável a compra para muitos professores. Na data de hoje (30/10/20) ela está custando $R\$ 588,00$, mas em alguns meses já custou $R\$ 750,00$. E a versão com conexão bluetooth sai por $R\$ 976,00$. Tudo isso sem o frete.

Uma ótima sugestão de mesa digitalizadora

Se você não pode investir nesta mesa digitalizadora no momento, deixo aqui uma ótima sugestão de mesa digitalizadora, também da Wacom e que lhe trará muita qualidade para a escrita de suas aulas. Sugiro o modelo Wacom One CTL472, que até esta data (30/10/20) custa $R\$ 399,00$ ou em 10x sem juros de $R\$ 39,90$.

[##external-link## MESA DIGITALIZADORA WACOM ONE CTL472]

Imagem: página do produto da Wacom na AmazomBR

Algumas diferenças entre esses dois modelos?

CTL472

  • Níveis de pressão: 2.048, apenas na ponta da caneta.
  • Pontas de reposição: 3 pontas de caneta de reposição padrão.
  • Não é necessária nenhuma bateria.
  • Área ativa: 152 x 95 mm
  • Tamanho: 210 x 146 x 8,7 mm

CTL4100 Intuos Pequena (a que utilizo)

  • Níveis de pressão: 4.096
  • 3 pontas padrão adicionais (localizadas dentro da caneta).
  • Cabo USB de 1,5 m para micro USB sem PVC e com plugue em forma de L.
  • Não é necessária nenhuma bateria.
  • Área ativa: 152 x 95 mm
  • Tamanho: 200 x 160 x 88 mm
Veja mais detalhes diretamente no site da Wacom. 

O que eu posso fazer com ela?

Ela tem diversas aplicações, como desenhar ilustrações por exemplo. Mas, para o professor de qualquer disciplina, ela será o seu quadro de sala de aula virtual, assim como também gravar aulas capturando a tela enquanto explica algum conteúdo.

A experiência de caneta natural, uma caneta ágil, ergonômica e sensível à pressão que lhe proporciona uma forma natural de escrever na mesa enquanto visualiza tudo na tela do seu computador. A caneta não precisa de baterias, por isso, é leve, tem o equilíbrio perfeito e é confortável de usar.

A configuração da caneta é fácil, porém depende de cada software que esteja utilizando. A caneta tem dois botões de fácil acesso, do qual você pode configurar um atalho, com a borracha, por exemplo.

E os drivers?

O driver é o software que você precisa instalar no computador, afim de que a mesa seja reconhecida pelo sistema operacional. Se você utiliza o Windows, basta acessar o site da Wacom, baixar e instalar. Simples assim.

E se você utiliza um sistema operacional baseado em Linux (como eu), não precisa instalar nenhum drive. Conecte o cabo USB no computador e na mesa. O SO irá reconhecer a mesa e já poderá utilizá-la.

Quais programas preciso instalar?

Existem diversos programas para utilizar com a mesa digitalizadora. Utilizo apenas dois: o Xournal e o OpenBoard, ambos multiplataformas. Mas você pode testar o MyPaint também. Isso vai depender como cada pessoa de adapta ao programa.

Quer dar aulas de Matemática ou qualquer matéria de exatas, use o Xournal. Quer dar aulas de Matemática e precisa desenhar elementos geométricos perfeitos, use o OpenBoard. No artigo Mesa digitalizadora para as aulas de Matemática. Funciona no Linux?, tem mais detalhes sobre esses softwares, prints de tela e links para download.

Em meu instagram (@edigley), tem muitos prints de telas das minhas aulas de Matemática como o Xournal e o OpenBoard.

Não sou professor de exatas. Serve pra mim?

Sim e muito! Você pode criar uma lista de tarefas e salvá-la em PDF. Utilizando algum programa que citei acima, você pode responder questões no próprio arquivo PDF. Mostrei um exemplo no artigo EAD: prepare e execute atividades em PDF utilizando uma mesa digitalizadora.

Se tiver interesse em comprar a Mesa Digitalizadora Wacom One CTL472 (mais em conta) ou Wacom CTL4100 - Intuos Creative, os links estão abaixo. Links confiáveis, da Amazon BR.

[##external-link## WACOM ONE CTL472]

[##external-link## WACOM INTUOS CREATIVE CTL4100]



This post first appeared on Prof. Edigley Alexnadre, please read the originial post: here

Share the post

Mesa Digitalizadora da Wacom, "mais em conta" recomendada para professores

×

Subscribe to Prof. Edigley Alexnadre

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×