Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

71º Dia – Ching Ming Festival (清明節)

Tags: dinheiro

Chegou o dia 4 de Abril e nesta data é comemorado dois feriados: Dia das Crianças (兒童節) e Ching Ming Festival (清明節) que ao meu ver é igual ao Dia dos Finados, pois tem a parte da visitação dos ancestrais que já se foram, seja na casa que residia (no caso no último andar, onde há um santuário) ou no cemitério (eu fui em um bem antigo que fica no morro).

Foi preparado um banquete para ser abençoado, juntamente com Dinheiro (aqueles papéis amarelos perto das comidas). Após arrumar tudo nas mesas, é realizada a reza com incensos para o ancestral, que no caso é o meu avô. Os incensos são colocados em um pequeno recipiente que fica no canto esquerdo da mesa alta, enquanto outros que não foram utilizados para reza, são pré-colocados no meio da mesa, enfrente a deusa.

Nome dos deuses da esquerda para a direita: 土地公 (Tudi Gong, o deus da terra); 觀世音菩薩 (Guanyin, a Bodisatva da Compaixão ou deusa da misericórdia); 關聖帝君 (Guan Yu, o emperador piedoso)

Após os incensos alcançarem o limite (a parte rosa), é dado o início a queima do dinheiro (cada folha é dobrada ao meio) em uma espécie de panela.

Quando todo o dinheiro virar cinzas (o fogo dura até acabar o dinheiro), é recolhido o banquete e levado para casa para comer.

Após isso, fui ao cemitério que fica ao lado do 18 peaks mountain (十八尖山), onde meu tio está enterrado. Na entrada tem uma espécie de templo, à esquerda na foto do templo é a passagem para ir ao cemitério.

Nesse dia vem os familiares do falecido para cuidar do túmulo (aparar a grama e limpar). Achei um pouco complicado andar sobre os túmulos e gramas altas, mas fiquei menos preocupada quando me disseram que não tinha escorpiões haha (encontrei muita aranha, minhoca, formiga e centopeia).

Minhas tias arrumando o túmulo do meu tio (eu também ajudei a aparar a grama)

Após o imenso trabalho, são colocados sets papéis amarelos e brancos na parte de trás do túmulo que é onde tem terra, nestes sets também acompanham um papel vermelho e outro roxo para serem colocados em cima da lápide e com uma pedra em cima, para indicar que os familiares passaram por lá para decorar a casa do falecido. Tem quatro nomes diferentes para estes papéis: 掛紙/壓紙/墓紙/壓墓紙 (esse é o nome mais utilizado pelos taiwaneses)

Então começa a colocar a comida e a rezar. Tem que primeiro rezar no lado que tem uma “mini lápide” e coloca o incenso lá (tem um buraquinho para isso), depois em frente à lápide do falecido.

Aqui também queima o dinheiro, a parte que ficou perto da mini lápide é colocada dentro da cabaça de pedra. A outra parte que ficou na lápide do falecido, é colocada nos ladrilhos para serem queimados.

Logo depois que o dinheiro vira cinzas, volta para a casa com a comida.




This post first appeared on Uma Odisséia, please read the originial post: here

Share the post

71º Dia – Ching Ming Festival (清明節)

×

Subscribe to Uma Odisséia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×