Maokong (貓空)

No mesmo dia que retirei o passaporte taiwanês, após uma semana de espera desde à aplicação, meu pai quis andar de teleférico para Maokong (貓空), onde há grande cultivação de chá. Além de restaurantes, barracas de comidas e lojas de presentes.

Não cheguei a tirar fotos da estação que entra para pegar o teleférico, mas lá pode pagar com EasyCard (悠遊卡) ou dinheiro. É bom chegar bem cedo, por volta das 9h da manhã, pois muita gente vai pra lá, principalmente nos fins de semana.

Para saber a tabela de preços e outras informações importantes:

Vista do teleférico

Nós pegamos o teleférico que tem um chão de vidro (水晶車廂). Como esta foi a minha segunda vez, não senti tanto medo e fui tirando fotos tranquilamente. O vidro tem um filtro verde que eu acredito que seja proposital para não dar a sensação de não ter chão.

A viagem levou em torno de 15 a 20 minutos, perto da estação de Maokong, tem uma descida que chega a dar um frio na barriga só de olhar, mas depois disso tem uma subida bem tranquila.

Há banheiros públicos na estação, guia de viagem com mapas do local e outras atrações turísticas, e uma loja de conveniência. E ponto de ônibus e taxi por perto.

二格山系 (Departamento da Montanha Erge)

Indo pelo caminho da direita, há vários restaurantes e alguns lugares bem esquisitos, como esses abaixo:

À esquerda era uma fazenda de porcos
Fornalha utilizada para a produção de carvão

Também tem uma passagem no comecinho para ver as plantações de chá, mas não chegamos a descer por lá.

Andando mais à frente, vimos que não tinha muita coisa para ser vista, além de estrada e mato ao lado, então voltamos para o ponto inicial e fomos pelo caminho da esquerda. Lá tinha umas barraquinhas de comidas que lembram muito das que tem nos Night Markets, cafeterias, restaurantes e lojas de chá.

Sem muita ideia sobre onde e o que comer, entramos no restaurante Jheng Da Tea Garden (正大休閒茶園):

A vista não era lá grande coisa, talvez pelo tempo ruim que estava fazendo.

Vista do restaurante Jheng Da Tea Garden (正大休閒茶園)

À esquerda no fundo, é a estação Maokong e à direita é o Taipei 101.

O menu tinha muita coisa que inclui chá na receita.

茶油麵線 (Macarrão com óleo de chá) por 120 nt
燻雞腿 (Perna de frango defumado) por 380 nt

Gostei muuuuito do frango defumado deles, inclusive foi um dos pratos que a dona do restaurante recomendou pedir. Tem molho de pimenta e um que não soube identificar bem o que era, mas que misturado com o frango deixa um gosto menos forte, mas muito melhor do que comer sem.

Bem satisfeitos, meu pai queria fazer a loucura de andar à pé do restaurante até a próxima estação de teleférico, a Zhinan Temple Station (指南宮站). Como não conhecíamos bem o local, acabamos andando por uma trilha muito mais longa da que o Google recomenda haha. Eis o trajeto que fizemos:

Google fala que leva em torno de 1h para chegar lá, mas levamos bem mais que isso, talvez 2h mais ou menos.

Tien En Temple (天恩宮)
Vista da plantação de chá

Passamos por uma pequena trilha de madeira com várias lagartas peludas tanto no chão quanto na cerca, não sei dizer se é perigoso, mas achei achei melhor não tocar:

Lagarta no 貓空小天空步道 (Trilha Céu Pequeno de Maokong)

Mais à frente tem uma descida com essa lanternas penduradas na árvore:

Yao Yue Teahouse (邀月茶坊)

Descendo até lá, tem esse restaurante na foto acima, e uma trilha que leva lá pra baixo onde dá pra ver um córrego e uma outra trilha que não cheguei a explorar, por ter muito mato no caminho, e ao lado tinha uma extensão da casa de chá com várias mesas e cadeiras.

Continuando a longa caminhada, passamos por uma espécie de templo bem arcaico com umas casa ao lado:

Achei muito bonito esse mural que fizeram para representar a Zhinan Temple Station (指南宮站), de lá levou uns 15 minutos mais ou menos para chegar na estação.

Vista da trilha. Consegue ver aquele templo que fotografei lá no fundo? Pois é.
Não dá para ver pela foto, mas tem uma trilha beeeem longa que vai até onde tem aquela casa vermelha da esquerda

Todo o trajeto que fizemos há pontos de ônibus, então se acabar cansando no meio do caminho, pode esperar por um e chegar na estação mais próxima ou então descer toda Montanha Erge, para pegar metrô.

Raramente passa carros e motos por lá, além de ser uma trilha bem tranquila, sem muito daquele sobe e desce.

Zhinan Temple Station (指南宮站)

Quando chegamos na Zhinan Temple Station (指南宮站), tomamos chá numa pequena cafeteria que tem lá, não tomamos água durante todo o caminho e estávamos muito sedentos haha.

Pavilhão que tem ao lado da Zhinan Temple Station (指南宮站)

Para ir em um dos templos, tínhamos que descer por uma escada. Pelo caminho vímos lanternas chinesas com o nome do templo, 指南宮-凌宵宝殿 (Templo Chih Nan – Salão do Tesouro da Meia Noite), e outras coisas escritas que não cheguei a prestar muito à atenção.

Tinha muitos amuletos pendurados nas árvores, não sei quanto custa cada um, mas nele você marca o que deseja para o ano que vem, tais como,: Saúde para a família, dinheiro, ir bem nos estudos, relacionamento, etc.

指南宮-凌宵宝殿 (Templo Chih Nan – Salão do Tesouro da Meia Noite)

No mesmo local tem binóculos de turismo por 10 nt para ver a cidade de Taipei mais de perto.

This post first appeared on Uma Odisséia, please read the originial post: here