Porto de Galinhas

Tags: praia
Vou postar sobre os mais diversos lugares, mas vocês irão notar a minha predileção pelo nordeste do nosso amado Brasil. Ah este 1° post vai ser grandinho mesmo, tá? Nos outros vamos fazendo de outra forma.. viajando... viajando...

Então vou começar por essas bandas...

Sintam-se a vontade para comentar e deixar também a suas impressões e dicas sobre os destinos. Assim teremos um espaço rico para aqueles que estiverem atrás de informações e tornaremos mais especiais as viagens dos nossos (nossos?! Sim o blog é nosso... eu já chamei de meu agora chega! É nosso!) leitores.

Estive em Porto de Galinhas em 2008 com meu marido, Renan, e genteeee é inexplicável como a Cidade é fofa e linda!! São diversas galinhas esculpidas e pintadas nas raízes de coqueiros! Uma graça!! Ah e os orelhões também são em forma de galinha. Super original, amei!

A vontade quando se está lá é a de pedir pro mundo parar de girar e você ficar ali pra sempre como “se não houvesse amanhã”!!

SOBRE PORTO

Porto de Galinhas está localizado no município de Ipojuca, a 65Km ao sul do Recife e a 217km de Maceió.

Cara eu simplesmente O D E I O água gelada, passou de morna pra mim já não rola, e lá a temperatura da água é em torno de 28°C, ou seja, P E R F E I T A. É pra vc ficar o dia inteiro de molho mesmo!!

Em Porto você pode fazer de tudo um pouco: caminhar descalça na areia, surfar, mergulhar com cilindro, fazer snorkeling, andar de buggy, jet ski, jangada, fazer trilha, andar de bicicleta, andar a cavalo, kite surf ou simplesmente não fazer N A D A.

Uma dica importante é antes de fechar os passeios que dependam da maré, você consultar a tábua de maré. Geralmente os hotéis expõem em um quadro de avisos, senão é só acessar este link da Marinha do Brasil https://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/index.htm, selecionar o Porto de Suape e escolher o mês que você quer consultar. Quanto mais baixa a maré melhor!

A HOSPEDAGEM

Nós ficamos hospedados na Pousada Doce Cabana. Eu particularmente amei tudo! Nós conseguíamos ir andando pro Centro e ela também fica a 40m da Praia. Super bonitinha, funcionários atenciosos e um café da manhã D I V I N O!!! Eles fazem as tapiocas e queijo coalho na hora, quentinhos! Um diferencial que eu achei simplesmente o máximo é que no Box tem 2 chuveiros ao invés de 1, e são super fortes... você toma uma banho daqueles e bem acompanhado!

Todos os quartos têm TV cabo e ar condicionado. Ahhh e o mimo que as camareiras deixam nos quartos... elas arrumam as toalhas de banho em forma de coração, cisnes, tartarugas... Cada dia uma novidade!! Muito legal!! Super romântico...

AS PRAIAS

Vou falar um pouquinho sobre cada uma das praias de Porto, porém algumas delas eu não fui, então estarei colocando informações baseadas em pesquisas. E em seguida falo sobre cada cantinho que eu fui com mais detalhes, ok?

Camboa – é a praia que fica mais perto do Porto Suape, possui piscinas naturais e vegetações de mangue. O acesso à praia é feito de buggy ou a pé através de outra praia, a de Muro Alto. Camboa é uma praia deserta e com uma linda paisagem de coqueiros.

Muro Alto – A praia é muito bonita e excelente para banho, com piscina natural de 3km de extensão. O acesso é feito de buggy ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe.

Cupê – A praia é extensa com arrecifes que formam as piscinas naturais e uma paisagem repleta de coqueiros. Porém em alguns pontos ela tem muitas ondas e a presença dos surfistas é constante. Nesta praia há muitas casas de veraneio e é onde estão a maioria dos hotéis.

Porto de Galinhas – é a praia das piscinas naturais mais famosas da região. Tem ótima localização, fica na frente da vila e dos restaurantes. É perfeita para as crianças!

Maracaípe – Praia movimentada principalmente por surfistas. As ondas chegam a 2m. No pontal, o rio Maracaípe desemboca no oceano. Nas margens, há vegetação de mangue e também uma área repleta de cajueiros. O Pontal do Maracaípe também vale a visita, é onde o rio “encontra” o mar. Da vila saem vans por R$ 3,00.

Enseadinha - Paisagem marcada por mangues, recifes, areia fina e coqueirais. A entrada dos visitantes é controlada por um condomínio.

Serrambi - Praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. O mar de Serrambi agora está sob a mira dos caça - tesouros. Praticantes de mergulho invadem esta praia.

Toquinho – Praia semelhante a Muro alto, porém em alguns pontos o mar é forte.

MEUS PASSEIOS

Ponta a Ponta – Este passeio foi muito legal, você conhece praticamente a maioria das praias num dia só!

Nós fechamos na vila, em uma agência local (não lembro o nome, mas a vila é super pequena e você achará pessoas oferecendo os passeios logo. Na época os preços eram todos muito parecidos, pagamos + ou – R$ 50,00 cada) e ele é feito de buggy.

Uma dica: neste dia o tempo estava mt nublado e nós não levamos fé e por isso não passamos protetor solar... resultado: ficamos completamente R O X O S e I N T O C Á V E I S! A dica é em qualquer canto do nordeste mesmo que esteja chovendo canivetes: passe protetor de preferência acima do fator 30.

Voltando: o passeio começa pela praia do Cupê, e entra no meio de fazendas de coqueiros. Uma visual incrível. Ele segue até chegar na praia de Muro Alto, onde paramos para mergulhar e conhecer melhor a praia. A praia é incrível!!! Super deserta, rasinha e a água quentinha! É tão rasa que você vai andando até o “muro” formado pelos recifes. Mas não se engane se você achar que o nome da praia é por causa desse “muro”, pois não é... O nome se deu na verdade devido ao paredão (lindo!!!) de coqueiros ao fundo da praia. É preciso tomar cuidado com os ouriços na hora de ir caminhando até o muro, pra não arriscar a acabar com a viagem é melhor ir de chinelo.

Renan fazendo gracinha no Muro :)

Depois de curtimos a praia de Muro alto o guia nos leva até a praia de Maracaípe, onde ele vai pela areia até chegar no Pontal de Maracaípe onde nós fizemos um passeios de jangada pelo Rio e mangue, e visitamos o Projeto Hippocampus.

O projeto existe desde 2001 e luta pela preservação dos cavalos-marinhos, ameaçados de extinção. Foi muito legal, diferente, o guia da jangada faz um mergulho no rio e ao emergir volta com alguns cavalos-marinhos na mão. Nós não podemos tocar, por isso ele coloca em uma recipiente de vidro e nos entrega pra que a gente possa ver de perto. Só fiquei um pouco decepcionada, pois imaginei que os bichinhos seriam coloridinhos como nós vemos por ai... Mas não eles são bem pretinhos... sem graça rsrsrs O guia nos mostrou um que estava grávidO, sim nesta espécie é macho que engravida! Gostei!!! Para quem se interessar segue o site do Projeto: www.projetohippocampus.com.

Depois o buggy retorna ao centro e o passeio infelizmente acaba.

Praia de Carneiros – Não tenho nem palavras para definir este lugar!! É simplesmente o paraíso, um sonho real!!!!!!!!!! Praia de cinema mesmo!

A praia fica no Município de Tamandaré, a uns 80km de Porto. A água tem uma cor incrível, super transparente e morna. Nós fomos com a agência que fechamos na vila (uns R$ 100,00 por pessoa). Fomos de van até Tamandaré e de lá pegamos o catamarã pra Carneiros.

Diversas piscinas naturais e bancos de areia se formam na praia... é aquele lugar pra você ficar dentro da água de molho, e admirando essa beleza sem fim. Eu juro que não é exagero, essa praia vale muito a pena! É imperdível!

Nesta praia tem a Igreja de São Benedito, uma graça, as ondas chegam bem pertinho dela com a maré alta, criando um visual incrível. Dizem que de vez em quando a Igreja ainda é utilizada.

Neste passeio também é possível ver o encontro das águas do Rio Formoso, super escuro, com as águas transparentes do mar.

Passamos o dia lá e na hora que bateu a fome comemos no restaurante Bora Bora (http://www.bbcarneiros.com.br/), que foi nosso ponto de apoio durante o dia todo. E se você está achando que um lugar tão “selvagem” como este não serve uma boa comida, está enganado... Pedimos um peixinho que estava D I V I N O!! Eles têm um tempero super especial. Bem servido e saboroso demais. Pedimos também durante o dia gurjão de peixe e vários baldinhos de cerveja!

Além da comida o Bora Bora tem banheiro, chuveiro, mesas, guarda - sol... Toda a infra pra você ficar a vontade o dia inteiro.

Um dia pra não se esquecer nunca mais!

Cabo de Santo Agostinho – tiramos 1 dia para conhecer a cidade do Cabo de Santo Agostinho, que fica a mais ou menos 40km de Porto. Neste passeio nós passamos por algumas praias para conhecer: Pedra de Xaréu, Enseada dos Corais e Gaibú. Nestas praias a gente desce da van dá uma olhadinha e segue o passeio, com exceção da 1ª que a gente parou que foi a Xareú que o Renan conseguiu dar um mergulhinho!

Praia de Xaréu
De lá fomos para a Vila de Nazaré onde conhecemos a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, que foi construída com óleo de baleia nas suas estruturas, as ruínas do Convento Carmelita (você paga cerca de R$ 2,00 para entrar e visitar estes 2 lugares históricos), o Mirante do Cabo de Santo Agostinho (que visú!!!!!!! Um escândalo!), a Casa do Faroleiro, que era a residência dos operadores do Farol Velho, e o Farol. Um passeio histórico e realmente muito interessante e enriquecedor. Vale a pena!

Depois da parte histórica o guia nos leva para a praia de Calhetas, que é uma pequena enseada que na maré baixa fica no formato de um coração e é cheia de lagartos que passam bem pertinho da gente. A praia é boa pra ficar na água enquanto a maré não sobe.

Lá tem o restaurante e bar do Arthur, e ele oferece mesas e cadeiras. Como era nossa última parada e é o lugar que você fica mais tempo, nós almoçamos por lá e eu particularmente não gostei muito. Nós fizemos amizade com um casal e pedimos um peixe cozido com legumes, que eu não gostei... Meu marido ao contrário achou bom. Pode ter sido apenas a minha opinião, mas pra mim deixou muito a desejar. Só que lá, pelo menos quando fomos não tinha outra opção, só tinha este restaurante.

No final do dia o guia nos levou de volta ao hotel.

Recife / Olinda – Esse passeio vale a pena para quem ainda não conhece estas cidades, como eu e me marido. Já que estávamos tão pertinho resolvemos cair dentro deste passeio. Como eu já falei lá no início do post Recife está a 65Km de Porto.

A van nos pegou cedinho e nossa 1ª parada ainda em Porto, em Nossa Senhora do Ó, na praça do Baobá, lá tem o maior de todos os Baobás da região, ele tem mais de 350 anos e 15m de circunferência. Um pouquinho de cultura e lá fomos nós rumo a Recife!

Em poucos minutos chegamos à praia de Boa Viagem! Fiquei impressionada com a beleza desta praia urbana, acho que os recifes dão um toque rústico e você não se sente em uma grande cidade. A van parou e nós ficamos um tempinho passeando no calçadão, tomamos uma água de coco docinha em um quiosque e ficamos admirando a paisagem incrível. Lógico que não nos arriscamos a dar um mergulho, pois as diversas placas de sinalização, informando que a área é sujeira a ataques de tubarão, espalhadas na orla assustam qualquer um. Eu tô fora rsrsrs!

De lá seguimos para o que eles chamam de Recife Antigo, onde tem a parte histórica da Cidade e também pelo fato da Cidade ter crescido ao redor do Porto instalado na região. Fomos direto para a Praça Rio Branco, onde tem o marco zero, que é o ponto 0km de onde se iniciam a contagem das estradas do Estado. O piso da praça é muito legal, tem uma rosa dos ventos impressa, super diferente.

Neste lugar como a visitação é constante, a presença de pedintes e moradores de rua é muito grande, pelo menos quando eu fui. Portanto cuidado com sua máquina digital, cordões e etc, fique junto de outras pessoas e não dê papo pros pedintes. Lá podemos ver uma apresentação de crianças dançando frevo, bem bacana. Dá vontade de você se agarrar numa sombrinha daquelas e sair dançando frevo!

Ao redor da Praça tem vários edifícios antigos, como o da bolsa de valores. Todos muito bonitos. Tiramos muitas fotos.

Após a enxurrada de história e cultura, vamos as compras!!!! O Guia nos levou a Casa da Cultura, um antigo presídio tombado pelo Patrimônio. O lugar é muito interessante, as antigas celas foram transformadas em lojinhas de artesanato, são aproximadamente 150.

Lá tem de tudo: peças em barro, quadros, renda, fuxico, bolo de rolo, castanhas... Gostei de conhecer, comprei algumas lembrancinhas, mas achei os preços salgadinhos. Os orelhões lá também são “personalizados” vejam:

Após o momento gastança seguimos para Olinda! Quanta ladeira!!!!!!! Subimos, subimos, subimos... e chegamos num lugar com uma vista P E R F E I T A!

O lugar era o Mosteiro de São Bento, o local é tombado e incrivelmente bonito. A igreja nos deixou de boca aberta com a riqueza dos detalhes. A vista que se tem de lá é indescritível.

Próximo ao Mosteiros tem várias lojinhas de artesanato também. Muito legais!

Antes de retornar a Porto, paramos para almoçar na Estrela do Mar (http://www.estreladomar-pe.com.br/ ) na Praia de Olinda. Desta vez eu amei o peixe e o Renan não gostou... acho que é questão de gosto mesmo. O restaurante é super bem localizado, com uma bela vista e a variedade do cardápio é bem legal.

Amei este passeio, ele é mais histórico e cultural, mas para quem não conhece Recife e Olinda é obrigatório.

Maragogi – ahhh este lugar! Tenho verdadeira paixão por lá. Foi a 2ª vez que estive lá, a 1ª será em um novo post !!!
A distância de Porto pra lá é de mais ou menos 1h e Maragogi é um município de Alagoas, conhecido como o Caribe brasileiro. A principal atração de lá são as piscinas naturais das Galés, no mar, a mais ou menos 6km da praia. Chegamos na praia e fomos direto fechar o passeio as galés, isso é mole, pois na praia o pessoal dos catamarãs ficam um do lado do outro tentando te oferecendo o passeio a qualquer custo. Escolha o seu após avaliar cada um e vá!! Neste passeio é importante chegar bem cedo e também consultar a tábua das marés, pois só vale a pena com a maré bem baixa, do contrário você sairá de lá frustrado.

Pegamos o catamarã e fomos para as galés, lá alugamos um snorkel e compramos ração para dar pros peixinhos. Chegando lá você vai se deparar com um lugar maravilhoso!! Em pleno alto mar a água, super transparente, bate na sua cintura e imediatamente você é rodeado por uma infinidade de peixinhos coloridos. Apaixonante! É muito importante que você leve uma máquina a prova d’ água ou uma capa protetora para que você possa tirar fotinhos embaixo d’água. Tome cuidado com os corais de fogo que existem nas galés, eles são da cor da areia, e se você se arranhar vai ficar com a região ardendo dias. Mas não se assuste você só se machucará caso pule do barco ou algo parecido, apenas tocando nele não tem problema. Portanto não pule do barco “de cabeça” em hipótese alguma.

Ficamos um bom tempo lá e depois retornamos a praia. Resolvemos não almoçar, pedimos uns belisquetes e cervejitas na barraca que ficamos e no fim do dia retornamos a Porto cheio de belas imagens na cabeça...

Piscinas naturais de Porto de Galinhas – este é o cartão postal de Porto, a marca registrada de lá, não tem como deixar de ir.

Fomos logo no dia em que chegamos e pegamos uma jangada logo ali no centrinho, na Vila e pagamos cerca de R$ 15,00 com a ração pros peixinhos incluída. É incrível!!! Este também é um passeio que só vale na maré baixa, não deixe de consultar a tábua para ver os melhores dias e horários. Você não pode entrar em todas as piscinas para que não haja um desgaste e as mesmas permaneçam preservadas.

Ao caminhar pelos recifes que formam as piscinas tem que tomar muito cuidado com os ouriços.

É perfeito! Você fica ali nas piscinas naturais alimentando os peixinhos dentro da água morninha... a vontade é de não ir embora... mas aí o jangadeiro te acorda e diz que já passaram os 20 minutos e que você tem que voltar. No dia seguinte passando por ali eu falei pro meu marido que queria voltar nas piscinas antes da viagem acabar e ficamos olhando o lugar. Percebemos que a distância da praia até as piscinas é R I D Í C U L A, lógico que pra quem sabe nadar, e que com a maré baixa a água fica na cintura. No dia seguinte então resolvemos arriscar e fomos por nossa conta. Foi a melhor coisa que fizemos e descobrimos que muitas pessoas fazem isso, pois ai podemos ficar o tempo que quisermos lá sem ter que ser acordado em meio do sonho pelo jangadeiro. Ai você não paga nada, se diverte e se quiser compra só a ração para alimentar os peixinhos. Descoberta feita nós voltamos outras vezes, sempre consultando a tábua da maré.

Mais um lugar porá ficar guardado na memória! Lindo!

Onde comer?

Durante o post eu falei de alguns lugares em que nós comemos durante os passeios. Então vou deixar pra falar aqui de alguns outros lugares que experimentamos ali na Vila de Porto.

• O melhor disparado foi o restaurante Barcaxeira (http://www.barcaxeira.com.br/), fomos lá umas 3x rsrsrs. Nós pedíamos o carro chefe da casa que é a macaxeira gratinda, uma espécie de escondidinho. Perfeito!!! Comemos os seguintes sabores: bacalhau, carne de sol e calabresa!! Recomendo todos!!! Rsrs ah o preço também era bom.

• Outro lugar que fomos comer foi no Porto Mix (http://www.portomix.net/) que é uma espécie de praça de alimentação/shopping ali na Vila. Tem um pouquinho de tudo lá. Nós comemos sanduíches deliciosos, crepes e também um Milkshake de açaí maravilhoso também.

• Restaurante do Marcelo. Lá nos pedimos uma carne de sol na chapa com queijo coalho e tomamos algumas cervejinhas. Tava muito saboroso e era um lugar barato. Não tem muita sofisticação, mas valeu muito a pena.

De sobremesa nós sempre comíamos tapioca ou sorvetes na Vila. Vários sabores maravilhosos! É só você dar uma voltinha na Vila que vai encontrar diversas opções de dar água na boca. Tem também algumas mulheres vendendo bolo de rolo na rua. Também valem a pena, são uma delícia!

Bom é isso pessoal!! Já já estarei postando mais um destino!! Podem me enviar perguntas, mais dicas... Usem e abusem do blog!!

Bjks :) !!!!!

This post first appeared on SE LIGA NA VIAGEM! VAMOS JUNTOS NESTAS AVENTURAS!!, please read the originial post: here

Porto de Galinhas

Subscribe to Se Liga Na Viagem! Vamos Juntos Nestas Aventuras!!