Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

8 perguntas - Hong Kong e China!

Tags: hong kong
É, eu sei, esse blog anda meio sem inspiração. Não sei o que acontece, eu leio tanto blogs legais e super bem escritos por aí, mas quando chega a minha vez de colocar a bunda na cadeira e escrever algo decente, as idéias fogem da minha cabeça! Além disso, eu sou meio tímida né, ou seja, não sou a melhor pessoa pra descrever minhas emoções e pensamentos, mesmo no anônimo mundo da internet. E quando tento fazer isso e abrir meu coração, sempre saem algumas coisas meio esquisitas, haha!

Sendo assim, em lugar de fazer um diário de viagem dessa minha última visita ao Brasil (tipo o que você fazia na escola quando voltava de férias), decidi fazer uma coisa mais original e escrever um pouco mais sobre os comentários, perguntas e exclamações que as pessoas fazer quando eu falo que estou morando nesse longínquo lugar chamado Hong Kong. Não só nessa última viagem, mas em todas as vezes que eu voltei para casa em geral.

São 8 perguntas, porque 8 é o número da sorte chinês! :)

1. Nossa, Hong Kong é longe, né? Como você faz pra chegar lá? 

Pra Hong Kong não tem jeito, é longe pra caramba. É literalmente do outro lado do mundo! Ou quase, pelo menos! Isso significa no mínimo umas 25 horas de viagem, isso se você conseguir um tempo de conexão curto, de umas 2 ou 3 horas.

De acordo ao site Antipode Map, o extremo oposto de Hong Kong no globo terrestre fica no Chile, mas se você parar pra pensar, o Chile tá ali do lado, hehe!

Realmente não é fácil! Mas você faz o que tem de ser feito para ir pra casa, hehehe. E pra ir de um lugar pro outro, você pode ir pelos Estados Unidos, Canadá, Europa, Dubai, África do Sul, dá na mesma...

2. Bom, mais pelo menos você já deve estar craque no chinês!

É... uh... não.

Infelizmente o idioma 'chinês' (que pode ser dividido em mandarim, cantonês e outros dialetos) não é algo que você aprende tendo umas duas aulinhas por semana e tal. Como eu já falei antes, é um idioma totalmente diferente das línguas ocidentais, sem mencionar o alfabeto (ou caracteres chineses)! E vocês bem sabem que eu já fiz aulas de chinês no passado, e mesmo assim ainda estou no básico do básico.

E aqui em Hong Kong, o principal idioma é o cantonês (que é ainda mais difícil que o mandarim), e é natural que as pessoas automaticamente falem com você em inglês, quando vêm que você é estrangeiro. Por enquanto estou fazendo uma "troca de idiomas", no qual eu ensino espanhol para um amigo, e em troca ele me ensina mandarim. E pouco a pouco vou aprendendo! :)

3. E a comida, já acostumou? ou então Já comeu escorpião?

Lamento informar que por aqui ninguém como insetos, que eu saiba pelo menos, hehe!

Claro, quem já foi para Pequim ou Xangai, vai ver lá na área turística todos esses espetinhos de insetos e partes exóticas de animais. Mas fora esses lugares, nunca vi ouvi falar sobre insetos que são parte da dieta local. O que eu posso dizer que a comida aqui  é gostosa, embora bem diferente da comida brasileira. E que apesar de não comer insetos e etc, os chineses comem t-u-d-o dos animais "convencionais" (boi, frango, porco, peixe), menos os pelos ou penas, haha.

4. E lá faz frio como aqui?

(Me fizeram essa pergunta quando eu estava em Caixias do Sul, onde tava a maior friaca)!

Felizmente o clima em Hong Kong é tropical. Isso significa que não faz frio a maior parte do ano. Pra mim é ótimo, porque eu não gosto de frio, ficar colocando blusa, casaco, cachecol não é comigo. Em geral faz frio de dezembro a abril, mais ou menos.

Mas, se prepara pro calor! O clima aqui é extremamente úmido, não tem chapinha que aguente, hahaha! Mas falando sério, as vezes é até dificil ficar na rua tanto tempo, o calor e umidade são insuportáveis. É até normal ver o povo na rua, principalmente os homens, encharcados de suor, bleargh!

5. E o que o povo faz para se divertir?

Nesse aspecto eu tenho que ser bem clara: as noções de diversão dos locais daqui é bem diferente da dos estrangeiros (na qual eu incluo os brasileiros). Coisas que para nós são normais, tais como: praticar esportes, ir à praia, ir no barzinho com amigos, sair pra dançar, entre outros, não fazem parte do programa de final de semana de quem é daqui de Hong Kong.

Como eu já falei antes, as opções de diversão (diga-se bares e baladas) são muitas por aqui, mas a grande maioria dos frequentadores desses lugares são estrangeiros, ou chineses mais "ocidentalizados". Quando você mora em outro país, é muito fácil querer se "misturar com os locais", mas aqui em Hong Kong são pouquíssimas pessoas que conseguem se adaptar 100% ao jeito honkonguês de viver: sair para jantar com os amigos, ir no karaokê, e jogar mahjong:

Galera jogando Mahjong - altas aventuras! Só que não.

No fundo, eu acredito que o maior hobby deles é trabalhar, haha!

6. E aqueles prédios super altos, eles existem mesmo?

Existem sim! A principal questão não é a altura dos prédios, é a quantidade deles. São muitos! Acho que pra um lugar com tanta gente, a noção de "espaço pessoal" é deixada de lado.

Em São Paulo - imagina - que já é considerada a selva de pedra do Brasil, pelo menos existe um espaço entre os prédios, um jardinzinho, um playground para crianças, etc. Mas aqui os prédios são literalmente grudados uns nos outros! E muitas vezes você até pode pedir uma xícara de açúcar para o vizinho de janela, já que a distancia entre janelas pode ser bem curta também haha! Privacidade zero!

Prédios prédios prédios prédios prédios prédios prédios prédios prédios prédios

Casas? Nem pensar! Ninguém vai gastar os preciosos e caros metros quadrados de Hong Kong com casas de apenas 1 andar. A não ser que você more em alguma das mega mansões que existem no sul da ilha de Hong Kong (aliás, quer ser meu amigo?), ou em algum bairro beeeem afastado do centro.

7. E os apartamentos minusculos?

Ultimamente vi bastante gente compartilhando um artigo na internet sobre os minúsculos apartamentos de Hong Kong. Para quem não viu, aqui está um link. Como já deve ter ficar bem claro, espaço é um dos grandes problemas em Hong Kong. E a mesma flexibilidade que permite com que o mercado imobiliário daqui seja um dos mais lucrativos do mundo, faz com que muitas pessoas caiam nas mãos de pessoas inescrupulosas que alugam esses micro-apartamentos em condições desumanas.

E que fique claro que esses apartamentos não são na periferia, não. A "periferia" aqui está por todos os lados! O que muita gente faz é basicamente dividir um apartamento nesses pequenos quartinnhos e alugá-los como se fosse um apartamento normal. Ou seja, não é um esquema no qual você tem companheiros de quarto, que dividem a sala, banheiro, cozinha, etc... nesses lugares a sala e cozinha também são transformados para habitação.

É uma situação bem triste, mas acaba sendo a única alternativa para trabalhadores pobres que querem economizar dinheiro para enviar para seus familiares em regiões mais pobres da China ou do sudeste asiático.

8. A pergunta que não quer calar: quando você volta?

Por enquanto eu estou bem por aqui, obrigada! Minha obrigação é de terminar o mestrado, lá pra maio do ano que vem, e depois já não tenho mais desculpas, hehehe.

Como vocês podem ver, eu poderia passar horas e horas falando sobre todas as curiosidades daqui. Sem mencionar a listinha de países asiáticos que eu quero conhecer, que ainda está bem grande. Mas tenho q admitir que já estou de saco cheio do meu trabalho... enfim, essa pergunta fica pra próxima! :P


This post first appeared on Hong Kong - Docking In A New Harbour, please read the originial post: here

Share the post

8 perguntas - Hong Kong e China!

×

Subscribe to Hong Kong - Docking In A New Harbour

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×