Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cidade dos Templários no coração de Portugal – Tomar

Tomar é a Cidade dos Templários em Portugal! É um dos lugares históricos fascinantes do mundo onde a lenda dos Templários é ainda viva. É uma pequena cidade situada na região do Ribatejo nas margens do Rio Nabão, no distrito de Santarém, dominada por um castelo-fortaleza, aquele dos Templários, um local extremamente fascinante caracterizado por muitos estilos arquitetônicos e recantos ainda cheio de mistério.

Se o tema sobre o mistério e os símbolos dos templários te fascinam, então já inclui logo Tomar no seu roteiro. E mesmo que o assunto não te interesse, te garanto que vale a pena uma visita à cidade e, sobretudo, ao Castelo e Convento de Cristo, Patrimônio da Humanidade – UNESCO.

A principal atração da cidade dos templários é o Convento de Cristo, uma das mais importantes obras renascentistas em Portugal.
O que um tempo era o Castelo dos Templários e que após a dissolução da ordem, se tornou o Convento da Ordem de Cristo ou simplesmente Convento de Cristo, vai te encantar com sua beleza.

Um pouco de história sobre os Cavaleiros Templários

A ordem dos Cavaleiros Templários nasceu em 1118 na Terra Santa para proteger os peregrinos que ali afluíam de todo o mundo. Religiosos e militares, com o tempo os Templários ganharam fama, riqueza e poder político, a ponto de assustar o rei francês Filipe, o Belo, que dois séculos depois convenceu o Papa Clemente V a dissolver a ordem.
Em Portugal os Templários eram mais poderosos do que no resto da Europa. O Convento de Cristo em Tomar era a sua fortaleza e alguns reis portugueses eram eles próprios Grão-Mestres Templários. Por esta razão, em Portugal a ordem foi dissolvida apenas formalmente: em 1319 o rei Dionísio I transformou-a na Ordem de Cristo, que herdou as riquezas templárias e o mosteiro de Tomar.
Com o novo nome, a Ordem de Cristo não parou de escrever história. Um dos seus Grão-Mestres foi Henrique, o Navegador, príncipe português que iniciou a era das grandes explorações geográficas. Mais tarde, sob João III, a ordem foi desmilitarizada e a inspiração religiosa tornou-se predominante.

O lugar há um poder centenário com seus vários estilos arquitetônicos como gótico, românico, manuelino e renascentista, além da beleza dos detalhes que se encontram durante o percurso pelos corredores ou pelos claustros.

   

Uma das partes mais marcantes do Convento de Cristo é a Charola, uma igreja templária de 16 lados, construída à imitação da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. O antigo oratório templário, construído no século XII, bem como o castelo que, inspirado nas fortificações da Terra Santa, era na época a mais moderna e avançada estrutura militar do reino, foi transformado em capela-mor quando D. Manuel I ordenou a sua renovação no século XVI, e foi então que o monumento adquiriu o esplendor arquitetônico que ainda hoje conserva e que lhe valeu uma posição na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

   

Entre os oito pátios do Convento de Cristo, o Claustro Principal de estilo renascentista ou de Dom João III nos deixa sem palavras. É um claustro de dois pisos, ligado por escadarias helicoidais nos quatro cantos, tendo ao centro um chafariz em forma de cruz templária. A atmosfera é realmente sugestiva, a gente se sente transportado de volta no tempo.

   

Antes de sair do local, dê um passeio no jardim fora do Convento de Cristo e ao longo das muralhas da antiga fortaleza só para admirar o complexo de longe, em todo o seu esplendor. E também para ver Tomar do alto, branca, pequena e preciosa como só as cidades portuguesas podem ser!

Informações úteis para visitar o Convento de Cristo na Cidade dos Templários

Para visitar o Convento de Cristo demora cerca de 2 horas.

Bilhete completo 6€
Bilhete combinado com Mosteiro de Alcobaça e de Batalha 15€
Horário
De outubro a maio das 9h às 17h30
De junho a setembro das 9h às 18h30
Para mais informações, clique aqui.

Do Convento pode seguir a pé até o centro histórico, atravessando o parque da Mata dos Sete Montes. Pegando a estrada, no entanto, a meio do caminho avista-se a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, uma capela em estilo renascentista, obra do português João de Castilho. Mas se você não quiser descer pelo bosque, pode descer a pé pelo caminho mais prático.
Nem tudo gira em torno dos Templários em Tomar, pois nas ruas do centro também se pode reviver outra história: a dos judeus que, depois de serem expulsos da Espanha, escolheram a cidade dos templários para fundar uma nova colônia e que hoje pode ser admirada. Se trata de uma das mais antigas sinagogas de Portugal.

Uma vez no centro, preste atenção ao traçado urbano da cidade: o núcleo original tem forma de cruz, orientado segundo os pontos cardeais; de cada lado da cruz fica um convento. A praça principal de Tomar é a Praça da República, a partir daí se pode começar a explorar as ruas estreitas do centro para se supreender com seus cantinhos.

Aproveite e pare para tomar um café com doces típicos da zona: doces de amêndoa, doces de abóbora e Fatias de Tomar. No final do passeio, refresque-se no Parque do Mouchão, onde também poderá admirar um moinho de água perfeitamente preservado.

De quatro em quatro anos, a cidade dos templários é enriquecida pela famosa Festa dos Tabuleiros, que celebram o Espírito Santo: são procissões coloridas de meninas que carregam bandejas muito altas na cabeça (são os tabuleiros)  vestidas de branco enquanto o cesto de vime com pão é realizado em bastões especiais encimados por uma coroa e enriquecidos com flores de papel, legumes e espigas de trigo. Durante o desfile, toda Tomar é embelezada com flores e enfeites nas varandas e nas ruas. O próximo encontro será em julho de 2023 na cidade dos Templários.

Onde ficar em Tomar

Nós ficamos (eu e meu marido) no Hotel dos Templários pela posição que é ótima (a poucos metros a pé do centro histórico) e com uma vista espetacular do castelo e do Parque do Mouchão, além do custo benefício. Ah, e da piscina maravilhosa onde a gente se refrescava no final do dia após os passeios.

A Cidade dos Templários fica a cerca de 1h e 30 minutos de carro de Lisboa, de trem  2 horas. É possível fazer um bate e volta, mas nesse caso sugiro que o faça de automóvel. Porém, se você tiver tempo, faça pelo menos uma noite na cidade Tomar, o lugar é muito agradável e vale uma estádia.

O post Cidade dos Templários no coração de Portugal – Tomar apareceu primeiro em Keviagem.



This post first appeared on .: | Keviagem | Viagem Para Europa E Roteiros De Viagem!, please read the originial post: here

Share the post

Cidade dos Templários no coração de Portugal – Tomar

×

Subscribe to .: | Keviagem | viagem Para Europa E Roteiros De Viagem!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×