Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A escalabilidade no conteúdo semântico da web

A web semântica enfrenta um problema severo com relação a sua Escalabilidade, as estatísticas em sua forma teórica são plaúsiveis, porém quando é trazido a tona, os seus limites são extrapolados. A conhecida Deep Web é 500 vezes maior que a WWW, web de superfície, e todo seu conteúdo não é categorizado.

Organizar conteúdos de forma semântica requer uma grande estrutura procedural e um banco de dados de larga escala, atualmente o modo atual de organização WWW é feito através de hiperlinks, a Rede é nada mais que um emaranhado de links entre páginas, e, esses links são feitos muitas vezes de forma erronea (não semântico).

Um modo de implementar a escalabilidade é através de uma rede P2P, sendo que, desta vez os as páginas serão conectadas entre si de forma semântica e categorizada. Pesquisadores da Universidade de Stanford elaboraram uma topologia de rede P2P baseada em um hipercubo.

Para construir e manter o grafo de hipercubo é necessário que a simetria de rede seja mantida e cada nó na rede deve ser aceito para integrar novas dimensões. A inserção no grafo é feita de modo que os nós sejam roteados para o caminho mais curto. A eficiência deste tipo de topologia é vista pela sua complexidade de O(logbN) e o fato de que a ingressão de um novo nó na rede não torna necessário o aviso de inclusão aos demais nós.

As pesquisas sobre as P2P semânticas crescem a cada dia, uma outra sugestão é uma rede de reputação P2P, que pode ser demonstrada como uma topologia de hipercubo com pesos nas arestas de forma que as páginas mais acessadas tenham um acesso facilitado.

O problema da escalabilidade está a um passo de ser resolvido, uma implementação visível da P2P é o SharkSystem, um framework para a construção de redes P2P semânticas.

Referências Bibliográficas

SharkSystem.

Udell, Jon.

W. Nejdl Et al.: A Scalable and Ontology-Based P2P Infrastructure for Semantic Web Services.
, A escalabilidade no conteúdo semântico da web @ Fly Mild - Fly Mild - Find best deals and tips for your trip



This post first appeared on Cheap Travel Tips - Fly Mild | Find Best Deals And Tips For Your Trip, please read the originial post: here

Share the post

A escalabilidade no conteúdo semântico da web

×

Subscribe to Cheap Travel Tips - Fly Mild | Find Best Deals And Tips For Your Trip

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×