Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

8 Tendências de Design para 2021

Para começar o ano com o pé direito, reunimos 8 possíveis tendências de design que estarão em alta no ano de 2021 para inspirar você.

Tendências de Design:

3D Design e Motion Design

Estamos cada vez mais atraídos por designs que tenham algum tipo de movimento e volume. Essa tendência de design não é totalmente inovadora, mas tem ficado melhor a cada ano, ganhando novas funcionalidades.

Ilustração 3D Leo Hatsumi

O futuro das novas tecnologias trouxeram para o 3D a possibilidade de serem aproveitados ao máximo.

Com a ascensão da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual, gamificação, aplicativos, sistemas e diversas identidades visuais têm sido compostas pelo 3D.

Ilustração 3D Leo Hatsumi

Além disso, o hiper-realismo traz essa brincadeira entre o digital e o físico.

Grandes marcas apostam na realidade virtual para criar uma comunicação e linguagem única com a sua comunidade, como a Lu da Magazine Luiza, Miquela e Shudu.

Para valorizar ainda mais os designs tridimensionais, o motion entra com o movimento para dar uma versatilidade e trazer mais expressão para projetos que usam 3D.

Desde os mais complexos, até os trabalhos tridimensionais mais simples, os impactos que o 3D ainda vai causar em 2021 serão gigantescos!

Sombra, gradiente, volume e movimento vieram pra ficar e dar espaço para criações e designs imaginativos.


Ilustrações em branding

Criar composições com ilustrações exclusivas será algo recorrente em 2021.

As ilustrações trazem singularidade e leveza para o design de forma geral, além de trazer personificação para cada projeto.

Lucas Sales

Formas divertidas de apresentar assuntos mais sérios, personalidade em construções de branding e animações são as inúmeras possibilidades que as ilustrações podem oferecer.

Monxuxu – vegrande

Já a técnica de cartoon — uma das tendências de design resgatada nos dias de hoje que foi criada em 1834—, mantém a variedade e traz expressões cômicas, mais alegres, sendo perfeitas para marcas memoráveis, criando uma atmosfera para o produto ou local, sendo multifuncional.

The Dogdrop’s Packaging – vegrande
The Dogdrop’s Packaging – vegrande

Formas Geométricas

Criar algo memorável a partir de formas básicas, tá aí uma tendência para ficar de olho em 2021. Sejam elas planas, simples ou abstratas, as formas geométricas ganham espaços nas identidades visuais, sites e motions.

Apesar de ter aparecido em 2019 como uma das tendências de design com direcionamento para algo mais abstrato e fluido, não era fácil replicar uma linguagem assim para a maioria das empresas.


Hoje, é possível explorar essas formas de uma forma mais versátil, limpa e que traz consistência no conteúdo visual de uma marca.

Dois exemplos de marcas que aplicam muito bem o trabalho com as formas é o Zendesk e o Figma.


Monocromático ou poucas cores

Desert Trip — Mobile App Concept by keomeo
Recycling App Interaction with Video by Taras Migulko

Não estamos falando exatamente da falta de cor, mas de uma única cor predominante capaz de construir uma identidade visual completa e gerar reconhecimento visual para qualquer pessoa que a veja.

Em um universo repleto de cores, trabalhar com uma só pode ser algo extremamente desafiador e ao mesmo tempo muito autêntico. O uso de uma cor só pode trazer personalidade para diversos projetos.

Uma marca que sempre soube fazer isso com maestria é o Nubank, tornando o seu roxinho algo reconhecível em qualquer comunicação da marca.

Além disso, duas ou poucas cores para uma construção visual pode ser um dos caminhos dentro das tendências de design previstas para 2021.

Sobretudo, há algo reconfortante no monocromático.

Torna-se algo quase que nostálgico criar composições em preto e branco. É como se você estivesse voltando no tempo e assistindo um filme antigo, mas com um toque de contemporaneidade que 2021 pode trazer.

Um bom exemplo dessa linguagem é o Notion.

Notion.so

Dark Mode

O uso contínuo de telas fez com que muita gente se cansasse do branco vibrante.

O esquema de cores do dark mode traz o descanso que faltava para os olhos, além da economia de energia do seu aparelho móvel.

Aplicativos, redes sociais e sistemas operacionais estão oferecendo opções de dark mode para sua interface de usuário. Além disso, o dark mode é um recurso acessível porque ajuda a tornar os elementos do design mais claros para decifrar para muitas pessoas.


Logos animados

Movimento é uma das palavras-chaves para 2021, e para a construção de logos também! 

Design People

Estamos apostando em Logos Animados, com mais fluidez nas suas criações além da sua versão estática. Com mais personalidade, os logos animados ganham espaço principalmente no meio digital.

Slack by Aleksey

Formas orgânicas e naturais

Apesar de não ser tão inovadora, a tendência e a busca por formas orgânicas e naturais aumentou como um efeito colateral da pandemia.

Passar a maior parte do tempo em casa fez com que os designers se inspirassem na natureza.

Essa tendência tem um pouco de vários movimentos, como o minimalismo, podendo ser suave e simples em composições gráficas.

LEMOON · Natural Freshness – invade design
LEMOON · Natural Freshness – invade design

Junto com essa movimentação linhas, os tons e cores terrosas também ganham espaço, vistas principalmente como acalento em meio a tantas cores vibrantes expostas em tela.

Root, Online Grocer – Makers Company

As qualidades da natureza proporcionam para os designers criações versáteis, adequadas para todos os projetos, técnicas e diversos campos comerciais. 


Ilusão Óptica no Design

Uma jeito diferente de prender a atenção: a ilusão de óptica aplicada no design.

A sensação de movimento e a atenção plena que se dá para este tipo de design pode ser um caminho para ter bons resultados na memorização da sua marca ou site.

Gdynia Design Days 2020
OPTICO – Online VR gallery of optical illusions

Tem muita inspiração pela frente! Se curtiu, compartilha com outros criativos também.

The post 8 Tendências de Design para 2021 appeared first on Des1gnON.



This post first appeared on Des1gn ON - Blog De Design, Arte E Inspiração, please read the originial post: here

Share the post

8 Tendências de Design para 2021

×

Subscribe to Des1gn On - Blog De Design, Arte E Inspiração

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×