Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Manutenção de lareiras: o que precisa de saber

A manutenção das Lareiras é essencial para manter a Lareira a funcionar bem. Caso contrário, vai acabar por respirar resíduos tóxicos, com a casa a cheirar a fumo e a lareira absolutamente preta. Espreite aqui os 4 cuidados básicos de manutenção de lareiras e o que deve fazer para evitar problemas! 

Limpeza regular da lareira

No dia a dia, a manutenção da lareira não é complicada. O seu cuidado principal deve ser limpar a cinza da parte de baixo da lareira. Use uma vassoura ou um aspirador para tirar os restos da cinza. Já para limpar o vidro da lareira e os acessórios da lareira, como a pá e o fole, é recomendável usar um esfregão próprio.

Limpeza anual da chaminé

O principal cuidado de manutenção das lareiras é a limpeza anual da chaminé. Deve fazer a limpeza da chaminé na Primavera, depois da última vez que usar a chaminé. Em alternativa pode fazer agora no Outono, antes de ligar pela primeira vez a lareira. Para isso, veja aqui o preço da limpeza de chaminés.

Estas são as principais razões para fazer a limpeza anual da chaminé:

  • extrair bem o fumo. Quando a chaminé acumula muitos detritos, deixa de conseguir extrair bem o fumo. Se a sua casa fica a cheirar muito a fumo, ou se a sala se enche de fumo, é um sinal claro de que tem de limpar bem a chaminé. 
  • prevenir incêndios. Se costuma deitar papéis, plástico ou produtos com álcool na lareira, é possível que esteja a acumular resíduos tóxicos na chaminé, o que pode causar incêndios em lareiras e salamandras.
  • melhorar o aspecto da lareira. Se acha romântico ter uma lareira no centro da sala, não se esqueça que as lareiras ficam pretas e com mau aspeto se não fizer uma limpeza anual. Por isso, limpe a chaminé!

Manutenção para lareiras com recuperador de calor

Se tem uma lareira com recuperador de calor, é indispensável fazer uma manutenção anual. Caso contrário, os resíduos podem acumular-se e perde a capacidade de continuar a gerar calor de forma eficiente. Além disso, é recomendável fazer um check-up anual geral para garantir que está tudo bem com o sistema.

Escolha bem o material para combustão 

Já demos aqui várias dicas para escolher a lareira perfeita para sua casa. Mas cada lareira tem o seu combustível! As lareiras tradicionais precisam de lenha, as lareiras a bioetanol só funcionam com etanol, as lareiras a gás precisam de gás e as lareiras eléctricas não devem ter nada dentro. Por isso, não tente usar outros tipos de combustível.

No caso das lareiras tradicionais, recomendamos mesmo que use lenha ou, em alternativa, pellets. Não tente queimar plásticos, já que provocam cheiros fortes e podem nem arder completamente, o que deixa dejetos na chaminé. Também deve evitar madeira molhada, madeira com tinta, paletes de madeira e álcool. Veja aqui o que nunca queimar na lareira.

Se continua a notar excesso de fumo quando acende a lareira, recomendamos que procure um especialista em instalação de lareiras. Talvez o sistema de extracção de fumo não esteja a funcionar bem ou que a boca da lareira esteja muito alta, por exemplo. Em ambos os casos há uma resolução! E pode até nem ser complicado, se calhar só precisa de uma girândola.

Contacte um especialista e com certeza que vai ter a sua lareira a funcionar em pleno este Inverno.



This post first appeared on Casa Decoração, please read the originial post: here

Share the post

Manutenção de lareiras: o que precisa de saber

×

Subscribe to Casa Decoração

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×