Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Piso radiante vs. aquecimento tradicional: qual é melhor?

Embora Portugal não tenha invernos tão rigorosos como outros países europeus, em boa parte do país o aquecimento da casa é uma preocupação. Tradicionalmente, as casas nas aldeias aqueciam-se com lareiras e braseiros. Hoje em dia, temos lareiras com recuperador de calor, aquecimento central a gasóleo, aquecimento central a gás natural e, claro, o o sistemas favorito de muitos portugueses: pequenos aquecedores e radiadores eléctricos. Nos últimos anos, começamos a ouvir falar noutro sistema, muito popular no norte da Europa: o piso radiante. Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens de cada um. 

Aquecimento tradicional

O aquecimento “tradicional” para a maioria dos Portugueses é uma caldeira de aquecimento central ou aquecimento eléctrico. Por isso, as vantagens e desvantagens dependem do tipo específico de aquecimento que está a utilizar. No entanto, em comparação com o piso radiante, destacamos as seguintes vantagens:

  • Variedade: tanto os radiadores para aquecimento central como os radiadores eléctricos se encontram facilmente em lojas de electrodomésticos, pelo que pode comparar diversos preços e modalidades de pagamentos. Além disso, como são sistemas comuns, há muitos instaladores experientes. 
  • Flexibilidade: é conveniente o piso radiante estar sempre ligado, em vez de ligar e desligar. Para quem passa pouco tempo em casa, isto pode levar ao desperdício de energia. Pelo contrário, os radiadores de aquecimento central e os aquecedores eléctricos podem ligar-se e desligar-se facilmente. 
  • Facilidade de instalação: pode usar aquecedores eléctricos em qualquer casa e levá-los consigo quando mudar de casa. Quanto ao aquecimento central, exige um investimento inicial e espaço para a caldeira, mas a instalação não requer obras em casa – em último recurso, os canos ficam à vista.

Desvantagens do aquecimento tradicional

  • Consumo de energia: muitos sistemas de aquecimento tradicionais são conhecidos por consumir grandes quantidades de energia, especialmente no caso dos aquecedores eléctricos. Isto faz com que a factura da luz suba muito nos meses de Inverno, especialmente em casas com fraco isolamento térmico. Veja aqui os benefícios de instalar placas térmicas em casa.
  • Manutenção: no caso do aquecimento central, convém fazer uma manutenção anual à caldeira, assim como sangrar os radiadores. No caso das lareiras com recuperador de calor, a cahminé deve ser limpa no fim de cada inverno. Claro que o piso radiante também exige manutenção, mas apenas de 3 em 3 anos. 

Piso Radiante

O piso radiante é uma alternativa moderna e eficiente ao aquecimento tradicional.  Basicamente consiste em utilizar cabos (piso radiante eléctrico) ou tubos instalados (piso radiante hidráulico) sob o piso para irradiar calor para cima. Como o calor sobe, aquece o ambiente de maneira uniforme. Mas o piso radiante tem mais vantagens:

  • Eficiência energética: o piso radiante é altamente eficiente, uma vez que aquece o ambiente de baixo para cima, distribuindo o calor de maneira uniforme. Isso permite um aquecimento mais eficaz com menor consumo de energia do que o aquecimento eléctrico ou a gás/gasóleo.
  • Sustentabilidade: o piso radiante usa electricidade, que pode ser gerada por fontes  de energia renovável (energia eólica, energia solar, etc), tem um impacto ambiental mais reduzido em comparação com sistemas de aquecimento central a gás e gasóleo. E, como usa menos energia, também é preferível a radiadores eléctricos.
  • Economia de espaço: o piso radiante fica escondido no chão. Portanto, não ocupa nenhum espaço adicional: todo o compartimento fica disponível para os móveis e ganha uma estética mais limpa. Pelo contrário, o aquecimetno central precisa de ficar colocado perto das janelas e, em casas pequenas, usa demasiado espaço.

Desvantagens do piso radiante

  • Custo inicial: o investimento inicial no piso radiante é mais alto do que a instalaçãp de aquecimento central, devido tanto ao custo dos materiais, como da mão-de-obra. Em alguns casos, o preço é mesmo proibitivo. O piso radiante pode custar até 80€/m2. 
  • Instalação complexa: se quiser instalar piso radiante numa casa antiga, precisa de remodelar a casa inteira. O piso tem de subir aproximadamente 10 cm, por isso também tem de ajustar as portas, rodapés, tomadas e tudo o resto. Precisa de estar incluído numa remodelação completa! 

Então, o que é melhor: aquecimento central ou piso radiante?

Ao comparar o piso radiante e o aquecimento central, fica claro que ambos têm vantagens e desvantagens. Embora o piso radiante seja a escolha mais eficiente para o nosso cliente, precisa de ser instalado de origem. Caso contrário, a instalação à posteriori é muito complicada e encarece ainda mais o trabalho.

De qualquer forma, o importante é saber que não vale a pena instalar um sistema de aquecimento sem melhorar primeiro o isolamento da sua casa. Em primeiro lugar, melhore as janelas. Em segundo, instale isolamentos térmicos nas paredes em contacto com o exterior. E sim, antes que pergunte: os preços dos isolamentos térmicos são mais baratos do que remodelar a casa toda.



This post first appeared on O Open Space, please read the originial post: here

Share the post

Piso radiante vs. aquecimento tradicional: qual é melhor?

×

Subscribe to O Open Space

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×