Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Árvores do "Bem"

Amigos, às vezes uso este espaço que dedico mais à culinária, também para falar de jardinagem e cuidados com plantas.
Há tempos atrás postei uma matéria sobre Jardins em Casa e recebi vários pedidos para postar mais alguma matéria sobre o assunto.
Pesquisei por aí e encontrei um artigo muito interessante sobre quais árvores podemos plantar nas ruas, que não danificam calçadas e/ou redes elétricas.
Algumas estão até ameaçadas de extinção. Que tal consultar a prefeitura e tentar evitar que elas desapareçam?



Existem excelentes dicas. Incluem mais de vinte tipos de árvores que você pode plantar em calçadas (com alguns cuidados), que não vão "incomodar", pois o plantio da árvore errada pode provocar muita dor de cabeça no futuro, como tubulações de água e esgoto estourados, calçadas levantadas, problemas na rede elétrica, galhos que ameaçam cair a qualquer momento, frutos pesados que caem sobre carros, ramos espinhentos que atrapalham os pedestres, sujeira e mal cheiro advindo de frutos, folhas ou flores caídos, entre muitas outras situações desagradáveis a perigosas.



01 - Noivinha: Euphorbia leucocephala.

Embora, ela tenha outros nomes populares, além de Noivinha. Ela é conhecida também com os seguintes nomes: mês de maio, neve da montanha, cabeça branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança, chuva-de-prata.Durante o mês de maio, suas folhas verdes, ficam brancas, tornando-a linda e encantadora. Em junho suas folhas já voltam a colocaração verde normal. É uma árvore de porte pequeno, que não atinge 3 metros. Não agride a calçada e nem prejudica a fiação elétrica.


02 - Ipê. Tabebuia sp:



Ipê-amarelo demora um pouco para crescer, mas transforma a paisagem (Foto: Wikimedia Commons)
Os ipês são de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exige poucos cuidados. É vastamente usado como árvore decorativa devido à sua florescência colorida e anual.Gênero de árvores, em sua maioria nativas, decíduas, de tronco e ramagem elegantes, madeira resistente e florescimento exuberante nas cores amarelo, branco, rosa e roxo. Atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie. São adequados para calçadas sem fiação elétrica.


03 - Jacarandá Mimoso - Jacarandá mimosaefolia

Um verdadeiro clássico. Árvore decídua, de floração exuberante. Ideal para arborização de ruas, praças e avenidas. Sua Altura é de 8 a 15 Metros. Suas raízes são profundas, não danificam calçadas e nem redes subterrâneas. Por atingir 15 metros, melhor ser plantada contra a rede elétrica. (Fotografia de Tim Blimbim)


04 - Extremosa ou Resedá - Lagerstroemia indica.

Arvoreta largamente utilizada na arborização urbana. Tem florescimento esplendoroso, é decídua e tolerante a podas drásticas. Atinge 8 metros de altura.

05 - Manacá da Serra - Tibouchina mutabilis

Belíssima arvore, em que é possível admirar flores em três cores diferentes simultaneamente, branca, rosa e roxa, de acordo com a idade da flor. Atinge 6 metros de altura.


06 . Alfeneiro – Ligustrum lucidum

Uma das espécies mais cultivadas na arborização urbana do sul do Brasil. Oferece boa sombra, mas a floração de muitos exemplares ao mesmo tempo pode intensificar os casos de alergia à pólen.


07 - Magnolia - Magnólia spp

Essa espécie de magnólia, além de bela e perfumada faz lembrar os ipês rosas, são muito interessantes para arborização urbana por seu porte pequeno. Decíduas e próprias para o clima subtropical e temperado. Alcançam de 5 a 10 metros de altura. 

08 - Pata-de-vaca - Bauhinia foficata


Árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, de porte médio com uma das mais belas flores e folhagens. Possuem raízes profundas que não estouram as calçadas. Uma ótima opção para ser usada como decoração e em regeneração de matas degradadas.


09 - Quaresmeira Tibouchina granulosa

É uma árvore nativa de pequeno porte, raízes profundas, ela é elegante e bela e apresenta uma linda floração roxa que ocorre duas vezes por ano, possui um fruto pequeno. É uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.


10 - Murta-de-cheiro, Dama-da-noite, Jasmim-laranja, Murta, Murta-da-índia, Murta-dos-jardins – Murraya paniculata

A murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes,Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca.

11 - Ipê-Mirim (Stenolobium stans)
Pode chegar a sete metros de altura, tem floração entre os meses de janeiro e maio.(Fotografia de Nicodemos Rosa)

12 - Candelabro (Erytrina speciosa)

Sua altura varia de quatro a seis metros. A floração vermelha acontece entre junho e setembro. Fotografia de Luciana Yoshime (Flickr)

13 - Flanboyant Mirim (Caesalpinia pulcherrima)

Tem altura média de três a cinco metros. Sua floração é bastante diversificada, aparecendo nas cores: rosa, vermelha, amarela e branca, entre os meses de setembro e maio.

14 - Cambuci (Campomanesia phaea)

Com altura entre três e cinco metros, esta árvore tem flores grandes e brancas. Mas, seu principal destaque são os frutos, que costumam aparecer entre os meses de fevereiro e março. Ela dá o nome ao bairro paulistano e está em extinção.

15 - Pitangueira (Eugenia uniflora)

Sua altura varia de dois a quatro metros. A árvore produz pequenos frutos e flores brancas, ideais para alimentar abelhas.

16 - Jabuticabeira (Eugenia cauliflora)



Esta espécie pode chegar a dez metros de altura. Ela costuma florescer entre a primavera e o verão, produzindo grandes quantidades de frutos.


17 - Escova-de-garrafa - Callistemon ssp

Espécies de árvores de pequeno porte, nativas da Austrália, e muito resistentes à seca. Floração exuberante.A bela floração da Chuva-de-ouro.

18 - Cinamomo - Melia azedarach

Árvore bastante utilizada na arborização urbana. Indicada para clima subtropical. Floração ornamental e frutos atrativos para avifauna. Alcança até 20 metros de altura.Também conhecido como santa-bárbara e lilás-de-soldado, o cinamomo, além de produzir lenha, é ornamental; os frutos são redondos e carnosos.


19 - Amoreira-preta - Morus nigra

Árvore frutífera, muita atrativa para os passarinhos. Atinge 10 metros de altura.


20 Jasmim-manga - Plumeria rubra


Árvore de flores muito perfumadas e aspecto escultural. Ideal para calçadas, praças e parques. Atinge 6 metros de altura.


21 - Cerejeira-do-japão - Prunus serrulata

Árvore decídua, de grande valor ornamental, por ser florescimento espetacular. Própria para clima subtropical e temperado. Alcança 6 metros de altura. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta de clima temperado, necessita de estações bem marcadas para florescer de forma satisfatória. Por este motivo não é indicada para regiões equatoriais e tropicais, salvo em regiões de altitude elevada. Seu crescimento é moderado e a floração é precoce. Não tolera encharcamento e podas drásticas. Resiste ao frio, geadas e curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por enxertia, estaquia e mais facilmente por sementes. (Cerejeiras em avenida de Maria da Fé MG. Fotografia de Leonardo Bueno)


22. Aroeira – Schinus molle e Schinus terebinthifolius

Árvores belas e atrativas para avifauna. São de pequeno porte, atingindo de 8 a 10 metros de altura.


23. Pau-fava – Senna macranthera

Árvore nativa e de pequeno porte, com floração ornamental e aspecto elegante. Atinge até 8 metros de altura. (Foto: Mauro Guanandi)


24. Canafístula-de-besouro – Senna spectabilis

Árvore decídua, nativa do nordeste, de florescimento ornamental e pequeno porte. Alcança 9 metros de altura.

A lista não para por aí. Você também pode usar uma variedade de coníferas, que apesar de seu formato geralmente cônico a colunar, desde à base, são escolhas interessantes para calçadas largas.

As palmeiras, em sua maioria (com exceção das entouceiradas, espinhentas e as de porte gigante), são muito indicadas para ornamentar ruas, avenidas e calçadas. A diversidade de árvores é enorme e você pode gostar justamente de uma que viu em algum lugar. Veja as características que uma árvore para arborização de calçadas deve ter:

– Não possuir raízes superficiais ou agressivas
– Não ter frutos ou flores grandes
– Não possuir espinhos
– Não ser tóxica
– Não ser de grande porte (mais de 20 metros de altura)
– Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins (evite árvores de crescimento muito rápido)
– Não ser invasora


Fonte parcial das informações: site www.jardineiro.net e ecovidabomdespacho.com





This post first appeared on Salsa Com Pimenta, please read the originial post: here

Share the post

Árvores do "Bem"

×

Subscribe to Salsa Com Pimenta

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×