Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Curiosidades sobre a Pizza



Gosta de pizza? Sabia que: 

 A Pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, no início do primeiro milênio. 
O termo "picea" surgiu na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. 
Ela era servida com ingredientes baratos e era vendida por ambulantes. 
A receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. 
Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo. A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras. 
CONTA-SE que o Rei Ferdinando I (1751–1825), disfarçado de plebeu, visitou um bairro pobre de Nápoles às escondidas. Por que tanto segredo? Segundo uma versão dessa história, ele não via a hora de saborear uma comida que a rainha havia proibido na corte — PIZZA. 
Se Ferdinando estivesse vivo hoje, não teria nenhuma dificuldade de matar sua vontade de pizza. Atualmente, existem cerca de 30 mil pizzarias na Itália, que produzem por ano o equivalente a 45 pizzas por pessoa! E pensar que esta delicia surgiu desta forma humilde. 
Origem humilde Por fim, o Rei Ferdinando I não escondeu mais da corte sua paixão por pizza. 
Não demorou muito e essa iguaria das ruas conquistou a elite rica, e a nobreza passou a lotar as pizzarias. 
Em 1832, o Rei Ferdinando II, neto de Ferdinando I, chegou a ponto de construir um forno a lenha nos jardins do Palácio Capodimonte, alegrando assim seus convidados aristocratas. 
Mas será que devemos consumir pizzas? 
É nutritiva? 
Hoje, a pizza é um dos pratos favoritos dos jovens, e dos adultos também. 
Mas é preciso ter cuidado. 
Para ser considerada nutritiva, uma pizza Deve Ser feita com ingredientes saudáveis, que contenham uma quantidade balanceada de carboidratos, proteínas, gorduras e que sejam ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos. 
O azeite de oliva é um outro ingrediente saudável. Ele favorece a formação do HDL, descrito como “o bom colesterol, que ajuda a desobstruir as artérias”. 
Além disso, deve ser bem assada, porque quando bem assada, a pizza dificilmente causa problemas digestivos. Isso se dá porque os processos de sova e fermentação fazem com que os carboidratos da farinha absorvam bem a água adicionada a ela. 
Outra vantagem é a presença de carboidratos complexos, que favorecem a sensação de saciedade, geralmente fazendo com que o mais apaixonado comedor de pizza não passe do limite.
Então da próxima vez que você estiver saboreando uma pizza, lembre-se de que ela teve uma origem humilde e agradeça ao Rei Ferdinando I por não ter escondido essa paixão. 

 Algumas curiosidades sobre a pizza. . 
A pizza fica melhor quando assada no forno a lenha. A fumaça dá a ela um aroma sutil, e a fina camada de cinzas no chão do forno proporciona um sabor delicioso. 
▪ A maior pizza redonda do mundo foi feita em 1990. Tinha um diâmetro de mais de 37 metros e pesava mais de 12 toneladas! 
▪ O antigo costume de jogar a massa para o alto e girá-la não é apenas para dar um show. A força centrífuga criada nivela a massa, formando um disco com a borda levemente mais grossa — um começo perfeito para uma boa pizza! .
A Pizza Napolitana está, desde Dezembro de 2009, protegida pela Comissão Européia, junto com mais 44 produtos que têm o selo de “Especialidade Tradicional Garantida” ‘’(Specialità Tradizionale Garantita – STG)’’
Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou levedura de cerveja, água e sal. 
A Pizza Deve Ser ainda trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores devidamente aprovados por um comitê da organização. 
Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico.
Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha (somente), a 485°C, sendo que sobre a superfície do forno não deve ser colocado nenhum outro utensílio. 
A variedade de coberturas é reconhecida pela organização, porém devem ter a sua aprovação, estando em conformidade com as tradições napolitanas e não contrastando com nenhuma regra gastronômica. Algumas coberturas são tidas como tradicionais, sendo elas (respeitando seus nomes italianos): . 

Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho. . 
Margherita: tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão. 
Ripieno (Calzone), uma pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame. Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado. 
Quando degustada, a pizza deve apresentar-se macia, bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade. 
As bordas elevadas devem ser douradas". O gosto da massa deve ser de pão bem fermentado, misturado ao sabor ácido do tomate, aroma de alho, orégano, manjericão.
A pizza deve ser obrigatoriamente redonda, não podendo o seu diâmetro ser maior do que trinta e cinco centímetros. 
Outra medida, a espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros. 
Dizem que a pizza margherita foi criada no ano de 1889 pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito, para homenagear a rainha Margherita di Savoia durante sua visita à cidade de Nápoles. 
Os ingredientes usados foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência a bandeira da Itália: branco representado pela mozarela, verde pelo manjericão e vermelho pelo tomate. 
A maior rede de pizzarias do mundo é a norte-americana Pizza Hut. 
Ela está presente em 100 países e possui 13.000 filiais. 
Só no Brasil são (por enquanto) 71 pizzarias. . 
Por medo da concorrência, a Pizza Hut nunca abriu filial na Itália. . 
A cidade onde mais se consome pizza no mundo é Nova York. 
O segundo lugar pertence a São Paulo. Agora, em se tratando de país, o maior consumidor mundial é o Brasil. .
Os paulistanos devoram, em média, um milhão de pizzas por dia. Isso dá mais ou menos 40.000 pizzas por hora. . 
Você sabia que 10 de julho é o Dia da Pizza?
Nesse dia, o consumo de pizza na cidade de São Paulo aumenta 20%. 
Quantas pizzarias existem na cidade de São Paulo? Anote aí: mais de cinco mil. 
No Estado, esse número chega a 12 mil. 
Como fazer uma pizza em casa? 
Massa
INGREDIENTES: 
* 1 kg de farinha de trigo 
* 30 g de fermento biológico
* 2 colher de sopa de açúcar 
* 1 colher de sopa de sal 
* 100 ml de azeite 
* Agua o quanto baste para formar uma massa bem homogênea + ou - 600ml 
*Molho de tomate 
* 400 gramas de Muzzarella 
* Orégano 
* Fatias de tomate 
* Azeitonas. 
 MODO DE PREPARO
 Primeiramente prepare o fermento: 
Em uma vasilha plástica funda, desmanche o fermento em um pouco de água morna com as mãos, acrescente o açúcar um pouco de farinha de trigo. Acrescente O azeite, o sal e aos poucos a farinha, sovando bastante. 
Sove bem até a massa desgrudar das mãos e ficar bem lisinha. 
Quando a massa estiver lisinha, divida a massa em bolas de 350 gramas. 
Cubra com um pano e deixe descansar 20 min. 
Após descansar, estique a massa com um rolo(o ideal é abrir com as mãos sem ajuda de rolo mas é mais difícil para quem não tem pratica) disponha a massa nas assadeiras. 
Adicione o recheio de sua preferencia. 
Eu uso colocar o molho de tomate e cobrir com muzzarela, salpicar orégano e alho desidratado, rodelas de tomate, azeitonas e um fio de azeite. 
Asse em forno pre aquecido, o mais quente possível.


This post first appeared on Como Se Faz, please read the originial post: here

Share the post

Curiosidades sobre a Pizza

×

Subscribe to Como Se Faz

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×