Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Coraline - Neil Gailman

Coraline é um livro certamente incomum: voltado, inicialmente, para o público infanto-juvenil, compreende uma história obscura e cheia de reviravoltas que, por muitas vezes, dão certa "aflição" no leitor. Apesar disso, é uma leitura rápida, tanto pelo tamanho quanto pelo envolvimento que a história proporciona.


Coraline é uma garota incompreendida pelos pais e acaba de se mudar para um apartamento velho onde não há nenhuma forma de diversão. Seus pais são incompreensíveis e não se importam muito com seus interesses e opiniões, deixando de dar a devida atenção a garota. Seu vizinho de cima, Sr. Bobo, treina ratos circenses para uma grande apresentação e as vizinhas de baixo, Senhoras Forcible e Spink são ex-atrizes e todos eles, na visão de Coraline, não são tão interessantes já no primeiro contato. E pior: a chamam de Caroline.
Em meio a todo esse tédio, Coraline decide explorar os arredores, mas é quando descobre uma porta misteriosa na parede da sala de visitas que sua curiosidade cresce.

Ao atravessar a porta, numa noite, Coraline encontra-se num lugar inesperado: sua própria casa. A menina se depara com um lugar semelhante ao que vive, porém mais obscuro, onde as coisas parecem ser sem vida. Ao encontrar com sua mãe, ou melhor, sua Outra Mãe, ela enfrenta alguém artificial, que parece, primeiramente, querer apenas seu bem, mas se mostra algo pior do que ela imaginava. Pior: sua Outra Mãe e seu Outro Pai tem botões no lugar dos olhos! A Outra Mãe tenta de diversas maneiras seduzi-la a ficar nesse mundo "perfeito" e Coraline, mesmo desconfiada, irá tentar desvenda-lo.  O caminho de volta para casa se torna quase impossível, já que a Outra Mãe está com a chave e a menina se vê sem saída.
Será que ela vai ficar para sempre no mundo paralelo ou conseguirá voltar para casa?

Esta obra é muito comparada com outro livro infanto-juvenil, Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, já que ambas envolvem uma garota se encontrando em outro mundo, ao mesmo tempo explorando e procurando o caminho de volta para casa. Deve-se destacar uma outra figura em comum as duas obras: o Gato. Tanto o Cheshire Cat (Gato Rinsonho) de Carroll, quanto o Gato preto que faz um laço de amizade com Coraline ganham um papel subjetivo de "consciência" das protagonistas e são importantes, de sua maneira, para o percurso de ambas.

Coraline contém 160 páginas, com diversas ilustrações que são tão obscuras quanto o livro. Se você gosta do estilo Tim Burton de histórias, você, com certeza, gostará da atmosfera da obra.


This post first appeared on Hall Dos Livros • Resenhas De Livros, please read the originial post: here

Share the post

Coraline - Neil Gailman

×

Subscribe to Hall Dos Livros • Resenhas De Livros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×