Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

SOLSTÍCIO DE INVERNO

Hoje, exatamente às 11h58min, ocorreu o solstício de inverno no Hemisfério Sul. Então quer dizer que hoje, para quem está abaixo da linha do equador, foi o dia mais curto do ano. Amanhã o dia será um pouquinho mais longo que hoje, e o próximo mais um pouquinho, e assim por diante, até chegar ao dia 22 de dezembro, às 00h27min, quando ocorrerá o solstício de verão, com o dia mais longo do ano. Sempre me ligo nessas coisas. Gosto desta metade do ano, quando o Sol vai aparecendo cada vez mais, fazendo-se cada vez mais presente, esticando os dias!

Resolvi regar o quintal do fundo de casa agora de noite. Já comecei a tarefa informando às plantas sobre esse tal solstício, dizendo que hoje foi o dia mais curto do ano e que, já amanhã, o dia será um pouquinho mais longo que hoje, e o seguinte um pouquinho mais, e tudo isso que já foi aqui falado. Quis regar hoje para já dar essa boa notícia a elas. Sim, para pegá-las justamente após o pior dia e consolá-las. Digo “pior” porque creio que, para elas, que dependem do Sol, deve ser difícil ver os dias encurtando, um após o outro... Mas agora elas já sabem que, de agora em diante, até perto do Natal, é só melhorar, é só esticar cada vez mais o dia, trazendo mais luz e energia!

Em setembro recomeçarei com a horta. Até lá, recolherei todas as folhas das árvores que caem na parte cimentada e as espalharei pela terra, assim o solo vai ganhar mais fertilidade. A tentativa que fiz de cultivar a horta nesta primeira metade do ano não foi nada bem-sucedida. Além de ter descuidado das regas, acredito que ainda pesou negativamente a sombra de todas as árvores, e também da alta parede do vizinho do lado esquerdo, justamente o lado onde o Sol corre mais baixo no outono e no inverno.

Mas agora o Sol vai jogar a nosso favor!

É gratificante saber que hoje todas as plantas do quintal do fundo de casa estão devidamente hidratadas, bem molhadinhas, já com a boa notícia de que os dias começarão a esticar, pouco a pouco...

Todas as árvores já sabem!

O velho pé de acerola, um dos mais antigos, junto com o de romã. O grandioso pé de goiaba, que quer tomar conta de todo o quintal. Mas o de amora não se dá por vencido, pois na altura compete com a goiabeira, porém perde na extensão da copa. No entanto, o quintal tem um jovem integrante, o abacateiro, que está prometendo que vai crescer muito ainda, a julgar pelo viço dos seus galhos e folhas, bem se vê que nasceu para aparecer com grandiosidade! E não podemos esquecer daquele pé que está sendo a principal atração do momento, ofertando-nos suas deliciosas atemoias! Porém ainda há outros, os menores, mas que não devem ser menosprezados: pitanga, limão e mamão. Finalizando o time das frutas, vem a lichia. Ainda é uma pequena mudinha, nascida da semente que plantei.

Todas as plantas já sabem!

As roseiras, folhagens, erva-cidreira, espada-de-são-jorge, azaleia, arbustos... E as couves-brócolis, azedinhas, pimentões e cebolinhas, que lutam bravamente tentando levantar a bola do sofrido time da horta!

Agora é certeza! A cada dia, um pouquinho mais de dia! É o movimento de translação da Terra que garante, como um relógio, preciso, na dança dos astros...

E, por falar em astros, assim que acabei a “regada do solstício”, olhei para o alto e notei que, surpreendentemente para um morador da Grande São Paulo, muitas estrelas estavam visíveis! Fiquei observando, observando... E a mente divagando... Até que pensei: será que tem alguma horta ou quintal assim em algum planeta por aí?



This post first appeared on CONTO-GOTAS, please read the originial post: here

Share the post

SOLSTÍCIO DE INVERNO

×

Subscribe to Conto-gotas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×