Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável 2015

Importante evento reunindo cerca de 150 líderes mundiais começa amanhã, dia 25/09/15 e vai até o dia 27/09/15, visando formar novas agendas para o Desenvolvimento sustentável mundial.

O encontro será na sede da ONU em Nova York, as diretrizes que saírem de lá servirão como base de ação da comunidade internacional e dos governos nacionais na promoção da prosperidade comum e do bem-estar para todos ao longo dos próximos 15 anos.

Em uma declaração emitida após o consenso alcançado Pelos Estados-membros sobre o documento final da Cúpula, em 2 de agosto, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse: “[O acordo] abrange uma agenda universal, transformadora e integrada que anuncia um momento decisivo histórico para nosso mundo”.
“Esta é a Agenda do Povo, um Plano de ação para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões, de forma irreversível, em todos os lugares, não deixando ninguém para trás”, disse.
Acordada pelos 193 Estados-membros da ONU, a agenda proposta, intitulada-se “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
Concluídas em agosto de 2015, as negociações da agenda culminaram em documento ambicioso que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes, fruto do consenso obtido pelos delegados dos Estados-membros da ONU e sua implementação ocorrerá no período 2016-2030.
A agenda é única em seu apelo por ação a todos os países – pobres, ricos e de renda média. Ela reconhece que acabar com a pobreza deve caminhar lado a lado com um plano que promova o crescimento econômico e responda a uma gama de necessidades sociais, incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo em que aborda as mudanças climáticas e proteção ambiental. Ela também cobre questões como desigualdade, infraestrutura, energia, consumo, biodiversidade, oceanos e industrialização.
No site do Itamaraty vemos essa declaração sobre a atuação do Brasil:
No plano nacional, contamos com esforço amplo e participativo de coordenação para a formação da posição brasileira. Em seus dois anos de funcionamento, o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) envolveu amplamente o Executivo federal e recebeu decisivas contribuições dos Estados e Municípios, da sociedade civil, de movimentos sociais, do setor privado e da academia. Essa ativa participação da sociedade singularizou a atuação e a contribuição brasileira nos debates nas Nações Unidas Sobre desenvolvimento sustentável.
Vamos acompanhar de perto se realmente as soluções serão implantas.


This post first appeared on Ecovida, please read the originial post: here

Share the post

Cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável 2015

×

Subscribe to Ecovida

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×