Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Referências pela ABNT para Word

O Word faz para você o controle e a formatação das citações, por qualquer norma, inclusive as da ABNT. Aprenda a usar a ferramenta e simplifique sua vida na hora de fazer sua tese ou mesmo para um artigo a ser publicado.

As pessoas que redigem teses e dissertações ainda não sabem usar o Word. Pouco fazem com o programa, além do que fariam com uma máquina de escrever; assim, uma das tarefas mais penosas da redação acadêmica, o controle das citações e das referências, é feito - insistentemente - sem o uso das ferramentas do Office que facilitam esses serviços.
Uma importante Ferramenta do Microsoft Word é o seu Gerenciador de Fontes Bibliográficas. Para quem está escrevendo um trabalho acadêmico - uma tese, dissertação, artigo científico - ou qualquer outro texto que requeira citações normatizadas, é importante cadastrar as referências do trabalho para depois gerar a listagem dos documentos consultados na pesquisa.
Sim, vou ser bem claro: o Word faz as referenciações das citações (direta ou indiretas) durante o texto e faz a listagem das referências ao fim do trabalho. Você pode escolher a norma a seguir: o programa já vem com as principais normas internacionais: Chicago, Vancouver, APA e outras, mas basta você obter um arquivo com as normas da ABNT e inserir no seu Word (qualquer versão!) e pronto, é só usar! Eu vou fornecer o arquivo necessário e ensinar a colocar no Word; calma!
Olhe no seu Word: lá no alto há uma aba denominada REFERÊNCIAS em que você nunca deve ter clicado. Ali é que se resolvem todos os assuntos de citações e referências normatizada.
O primeiro passo é ser metódico. Ainda não inventaram um programa que nos livre da necessidade de sermos metódicos para elabora textos acadêmicos, mas esse recuso facilita bastante o trabalho.
Será necessário inserir um por um todos os livros, sites e fontes consultadas (Referências > Gerenciar Fontes Bibliográficas > Nova ). Faça isso sempre, a cada texto em que puser as mãos, lance os dados. Você nunca mais vai perder uma informação, se fizer isso sempre.
Depois, acada vez que se remeter a determinada obra, ela estará no arquivo. Bastará recorrer ao programa (REFERÊNCIAS > Inserir Citação) e lá vem o dado certinho! E ao fim, na hora de listar as obras, também vem tudo certinho (REFERÊNCIAS > Bibliografia > Bibliografia / Obras Citadas / Referências), como você desejar e da forma que deve ser.
Está tudo no seu Word, use!
O único complicador é que o Word não vem com ABNT, mas é só colocar os programinhas dentro do editor de textos.
Três versões estão disponíveis. A versão autor-data regular e duas versões numéricas em que as referências são ordenados com base em sua ocorrência no texto (mais usadas na área médica). A diferença entre as versões numéricos é principalmente quanto à forma como os números são mostrados, tanto no texto e na bibliografia; experimente.
Primeiramente, escolha o programa que preferir, ou pegue todos, eles estão numa pasta do Dropbox e eu coloco os respectivos links:
ABNT NBR 6023:2002 - (ABNT_Author.XSL)*
ABNT NBR 6023:2002 - Numerical (ABNT_Num.XSL)
ABNT NBR 6023:2002 - Numerical Alternative (ABNT_Num_Alt.XSL)
*Este é o que você precisa, os outros são alternativas, ordem numérica, etc. Eu aconselho pegar todos e os experimentar.
Também é possível pegar uma pasta zipada que contém uma série de outros normas (por exemplo, as de Harvard) que podem ser necessárias e não vêm com o Word; estão aqui: stiles.zip.
Baixado o arquivo, é hora de inserir no Word, aqui estão os caminhos:

Instalação no Windows (Word 2003/2007/2010/2013)

Para usar, basta copiar o arquivo para o respectivo diretório de estilo, segundo caminho indicado, de acordo com sua versão de Word:
Word 2003/2007
<winword.exe directory>\Bibliography\Style
Em caso de computadores de 32-bits com Microsoft Word 2007 pode ser:
  %programfiles%\Microsoft Office\Office12\Bibliography\Style
Word 2010
 <winword.exe directory>\Bibliography\Style
Em caso de computadores de 32-bits com Microsoft Word 2010 pode ser:
 %programfiles%\Microsoft Office\Office14\Bibliography\Style
Word 2013
 <user directory>\AppData\Roaming\Microsoft\Bibliography\Style
Ou:
  %userprofile%\AppData\Roaming\Microsoft\Bibliography\Style

Atenção! no 2013 vai na respectiva pasta do usuário. Não adianta colocar na pasta do programa.

Copiados os arquivos e colocados em suas respectivas pastas, eles funcionam direitinho, sempre que o Word for aberto!
Aqui uma apresentação ilustra a instalação e o uso.



This post first appeared on Revisão E Formatação De Teses E Dissertações, please read the originial post: here

Share the post

Referências pela ABNT para Word

×

Subscribe to Revisão E Formatação De Teses E Dissertações

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×