Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CDHU destaca compromisso com o desenvolvimento habitacional em pequenos municípios de São Paulo

Foto: Newton Menezes

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino, participou na manhã desta quarta-feira (27), do evento AMPPESP FOMENTA 2023, promovido pela Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo, em Águas de São Pedro.

Durante o encontro que reuniu prefeitos, vereadores e equipes de gestão municipal, Iapequino falou sobre o “Desenvolvimento da Habitação no Estado de São Paulo” e as particularidades das demandas dos pequenos municípios.

“A CDHU tem ampla atuação e alcance nos municípios com até 50 mil habitantes. No último PPA – Plano Plurianual de Investimento 2020-2023, a Companhia entregou mais de 30 mil unidades habitacionais”, destacou. “Outras 24 mil estão em andamento, e mais 16 mil em processo de licitação, orçamento e projetos, totalizando 70 mil unidades no Estado, nos 4 últimos anos, considerando aquelas entregues, em construção e em projetos. Dessas, 40 mil são destinadas aos municípios de pequeno porte”, completou o presidente.

Para o novo PPA, que abrange o período de 2024-2027, a meta é ir além: está prevista a combinação de recursos entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), a CDHU, o Governo Federal e a iniciativa privada com instrumento de combate ao déficit habitacional. “Apenas com os recursos da Companhia, queremos derrubar o déficit habitacional em torno de 7,4%. Ao somarmos o apoio que a CDHU concede para os financiamentos da Caixa Econômica Federal, devemos conseguir, até o final do governo, ofertar aproximadamente 200 mil moradias em todo o Estado”, enfatizou.

Iapequino ainda ressaltou que a flexibilidade da CDHU é um ponto positivo em comparação aos financiamentos tradicionais. “Conseguimos atender à população mais carente, aquela pessoa que tem dificuldade de cumprir os requisitos para adquirir o imóvel”, esclareceu.

“O financiamento pela CDHU prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Além disso, o valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, até 20% dos rendimentos mensais com as prestações”, acentuou.

Maria Cláudia Souza, diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da CDHU, também participou do painel e salientou que os próximos investimentos da Companhia terão como prioridade o atendimento das demandas em áreas de vulnerabilidade e risco. “Contamos com a participação dos municípios para o envio de dados que devem compor os indicadores e também para viabilizar o mapeamento dos casos de maior relevância para o Estado.”

AMPPESP

A Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo foi instituída em 18 de março de 1989, a partir da união de 120 cidades que tinham como principais objetivos fortalecer a atuação e promover o desenvolvimento dos municípios de pequeno porte (até 50 mil habitantes). Em todo o estado tem mais de 500 municípios com estas características e a atuação conjunta permite melhorias e desenvolvimento das regiões.

O post Cdhu Destaca Compromisso com o desenvolvimento habitacional em pequenos municípios de São Paulo apareceu primeiro em Portal de Pinhal | Notícias de Espírito Santo do Pinhal, de São Paulo e do Brasil.



This post first appeared on O Portal De Espirito Santo Do Pinhal - Noticias E Turismo, please read the originial post: here

Share the post

CDHU destaca compromisso com o desenvolvimento habitacional em pequenos municípios de São Paulo

×

Subscribe to O Portal De Espirito Santo Do Pinhal - Noticias E Turismo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×