Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sesap lança Centro de Inteligência Estratégica do SUS no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública lançou nesta terça-feira (2) o Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS do Rio Grande do Norte (Cieges). O estado é pioneiro no Brasil na formatação do projeto, que conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e já está sendo instalado em 26 das 27 unidades federativas.

Desde fevereiro de 2023 que o Cieges vem sendo desenvolvido, de forma conjunta, por diversos setores da Sesap e agora pode ser acessado no link https://cieges.saude.rn.gov.br/. A nova ferramenta passa a disponibilizar, entre outros pontos, um potencial de análise e monitoramento de diversos indicadores, por meio de painéis inteligentes, além de proporcionar uma maior transparência das informações e divulgação do trabalho realizado pela Sesap e de seus resultados junto à população e demais entidades públicas.

“Nós produzimos muitos dados, mas não compartilhamos e não conseguimos observar uns aos outros. O Cieges vem justamente para solucionar isso. É a ferramenta que vai nos dar, em diversos níveis mais eficiência e agilidade”, destacou a secretária de Saúde Pública do RN, Lyane Ramalho.

O Centro potiguar puxa uma tendência, que hoje tornou-se nacional, no uso de inteligência estratégica na gestão com busca da otimização de recursos na área da saúde. “Esse trabalho todo de centros de inteligência, que já está em 26 estados, surgiu de uma conversa no RN sobre integração de sistemas. Por isso é motivo de orgulho estar aqui hoje”, disse Jurandi Frutuoso, secretário-executivo do Conass.

O Cieges vai funcionar em três níveis, começando pelo estágio aberto à população, passando pelo acesso restrito à coordenadores e técnicos e o nível final, que é destinado apenas ao núcleo dirigente da secretaria. A camada pública terá dados de gestão da saúde (administração, orçamentário e financeiro, gestão do trabalho e educação em saúde, planejamento do SUS e consórcios interfederativos de saúde); atenção à saúde (atenção primária, atenção especializada, redes de atenção, assistência farmacêutica, regulação)/ e vigilância (epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador).

Qualquer pessoa poderá acessar, baixar os dados e fazer o acompanhamento em um só espaço, dando mais transparência a todas as ações da Sesap. A medida também vai facilitar a tomada de decisões em outros níveis de gestão do SUS. “Sabemos que temos muito ainda a alcançar e que isso só é possível com inteligência. E por isso essa ferramenta mostra que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito de Lagoa Nova e presidente da Federação dos Municípios do RN, Luciano Santos. “Esse sistema passa a nos dar condições de montar um planejamento prático da saúde pública consultando um só espaço. Teremos diversas ferramentas para uma ação precisa e ágil, melhorando o atendimento ao povo”, ressaltou a secretária de saúde de Dr. Severiano e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN.

A solenidade de lançamento, realizada na Escola de Saúde Pública do RN, contou ainda com a presença do vereador por Natal Daniel Valença, presidente do Conselho Estadual de Saúde, Canindé Santos, a promotora de justiça da área de saúde pública, Iara Pinheiro, o superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões, além de técnicos do Conass e da Sesap.


This post first appeared on Blog Do Heriberto RochaBlog Do Heriberto Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Sesap lança Centro de Inteligência Estratégica do SUS no RN

×

Subscribe to Blog Do Heriberto Rochablog Do Heriberto Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×