Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sun Tzu a Arte da Guerra, na visão do Professor Almir.







Sun Tzu  a Arte da Guerra, na visão do Professor Almir.

Ressuscitando o General... Meditação/Oração Analizando a psicologia do gênio militar, suas emoções e raciocínios Texto analizado e adaptado, dois milhões se levantaram e já passaram pelo portal... para melhor entendimento dar Arte Viva. (Obra fictícia para entretenimento.)

Sun  Tzu  foi  um  general  chinês  que  viveu  no  século  IV  AC  e  que  no  comando   do   exército   real   de   Wu   acumulou   inúmeras   vitórias,   derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Foi  um  profundo  conhecedor  das  manobras  militares  e  escreveu  A  ARTE  DA  GUERRA,  ensinando  estratégias  de  combate  e  táticas  de  guerra.

Atualmente... Seus princípios podem ser aplicados, não só nas táticas militares, como também,  em quase todos os ramos da atividade humana.Seusensinamentosalcançam todos os indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suas concorrentes.

A guerra é um dos assuntos mais importantes do Estado. É o campo onde a vida e a morte são determinadas. É o caminho da sobrevivência ou da desgraça de um
Estado. Assim, o Estado deve examinar com muita atenção este
assunto antes de buscar a guerra. Resultado de uma guerra Para prever-
se o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições e as de nosso inimigo, baseados em cinco fatores. Os cinco fatores são os seguintes: caminho, clima, terreno, comando e doutrina.Um chefe: 
se for capaz deve fingir ser incapaz;  se estiver pronto, deve fingir-se despreparado;  se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe. 
Um bom chefe deve:
oferecer uma isca para fascinaro inimigo que procura alguma vantagem; capturar oinimigo quando ele está em desordem;  preparar-se contra um inimigo, se este for poderoso.

Se o inimigo: for orgulhoso, provoque-o;  for humilde, encoraje sua arrogância; estiver descansado, desgaste-o; estiver unido, estimule a cizânia entre suas tropas. Umcomandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados Para  os  estrategistas,  estas afirmações  são  a  chave  para  a  vitória.

O   general   deve   ser   capaz de ponderar todos estes cálculos previamente  no  templo.O  lado  que contar  mais  pontos, vencerá; o  que  contar  menos,  não  vencerá; pior  ainda o que não contar ponto nenhum.

O princípio geral da  guerra é : "manter o estado do inimigo intacto, dominar seu o exército  e forçá-lo à rendição é melhor do que esmagá-lo". 

Dominar um batalhão, uma companhia ou uma esquadra de cinco homens é melhor do que destruí-los. Então, obtendo cem vitórias em cem batalhas não significa o máximo
da excelência. Excelência mais alta está em obter-se uma vitória e subjugar o inimigo sem, no entanto, lutar. Assim, a melhor política para as operações militares é obter a
vitória, atacando a estratégia do  inimigo... Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as  batalhas.

Ser  invencível   depende  da  própria   pessoa,   derrotar   o   inimigo  depende dos erros do inimigo. Então,  o  perito  pode  tornar-se  invencível,  mas  não  pode  garantir 
como certa a vulnerabilidade do inimigo. É por isto que se diz: "a pessoa pode predizer uma vitória, mas esta não pode ser forçada".

Quando não há nenhuma chance de vitória, assuma uma posição defensiva;
quando há uma chance de vitória, lance um ataque. Se as ordens foram consta
ntemente reforçadas os soldados serão obedientes, caso contrário,  serão
desobedientes. Se as ordens forem constantemente reforçadas, haverá uma relação complementar de confiança entre o comandante e seus homens.
Manter  os  soldados  empenhados na batalha e dispostos a lutar 
corajosamente, depende de uma boa administração e de bom  comando militar.A exploração  correta das situações trará  coragem aos soldados e permitirá aexploração das possibilidades das suas tropas. Um general habilidoso deve comandar milhares e milhares de cavalos e  homens, como se ele estivesse  conduzindo um único homem, que não hesitará em seguí-lo...

Um  soberano  não  deve  empreender  uma  guerra  num  ataque  de  ira; 
nem  deve  enviar  suas  tropas  num  momento  de  indignação.  Quando  a 
situação  lhe  for  favorável,  entre  em ação; quando for desfavorável,
não  aja.  Deve  ser  entendido  que, um  homem  que  está  enfurecido 
voltará a ser feliz, e aquele que está indignado voltará a ser honrado, mas um  Estado  que  pereceu nunca poderá  ser  reavivado, nem  um  homem que morreu poderá ser ressuscitado. Então um soberano iluminado deve dirigir os assuntos de guerra com
prudência e uma guerra com precaução. Este é o caminho que mantém o Estado em paz.


This post first appeared on Banco Dos BitCoins, please read the originial post: here

Share the post

Sun Tzu a Arte da Guerra, na visão do Professor Almir.

×

Subscribe to Banco Dos Bitcoins

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×