Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Indústria automobilística nacional: saiba o que o nosso país produz

Indústria Automobilística Nacional: Saiba O Que O Nosso País Produz

Apesar do que muitos acreditam, o Brasil é, desde 1990, considerado um dos melhores países para instalar uma indústria e crescer um negócio. Ele é um dos países mais altamente industrializados do mundo, mesmo com sua história tardia com a industrialização.

De 1930 a 1955, foram observados maciços investimentos no setor industrial, oriundos tanto de iniciativas privadas quanto do governo brasileiro, na tentativa de alavancar o setor. E, em menos de 70 anos, foi possível observar um crescimento intenso da participação do país com outros territórios transportando produtos feitos em seu próprio solo.

A indústria automobilística nacional é um dos grandes exemplos do sucesso dessa industrialização. Essa indústria se iniciou em XX e era muito simples na época, porém ela se tornou um dos maiores setores da indústria no Brasil.

Ela se trata do setor responsável por produzir automóveis como carros, caminhões e outros, além de poder produzir suas peças, sendo esses automóveis que rodam pelo mundo todo atualmente. Nos dias atuais, a indústria automobilística do Brasil é reconhecida internacionalmente por ser uma das maiores causas do giro de economia.

Para quem se vê interessado em saber quais os tipos de automóveis que o Brasil produz, é bom compreender de onde veio a industrialização e quais as tendências dentro desse setor que nunca para de crescer, gerando milhares de empregos todos os anos e lucro para o país.

Como e quando ocorreu a industrialização no Brasil?

O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. A industrialização teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.

A partir das indústrias, muitas categorias foram criadas, desde a usinagem até a indústria automobilística, se tornando uma das maiores do país e da América Latina. Porém, vale notar que apenas em sua terceira fase foi quando ela realmente tomou um rumo firme, pois a burguesia e o Governo apostaram em fortes investimentos nessa industrialização tardia do país.

Apesar de ter se industrializado de forma tardia, o Brasil já se encontra, atualmente, totalmente industrializado, mesmo que não no mesmo nível da Europa ou Estados Unidos, porém muitos produtos e peças são feitos em território nacional para serem vendidos ou transportados para fora do país. A razão por trás desse início tardio se dá por conta da parceria que ocorreu entre Portugal e Inglaterra durante a época de colônia do Brasil.

Nesse período, os países eram parceiros comerciais e, por ser o primeiro país a ter se industrializado, a Inglaterra não permitiu que o país investisse nas indústrias. Em 1785, colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária até poder se livrar do contrato com o país inglês.

Atualmente, o país é visto como um dos locais mais considerados por empreendedores para montar indústrias, pois é extremamente industrializado e tem uma participação forte de forma capitalista global.

O que é indústria automobilística?

A indústria automobilística também é chamada de indústria automotiva e é aquela que é responsável por produzir automóveis, como seu nome já implica. A primeira indústria desse setor foi a de Henry Ford em 1903, quando ele fundou a Ford Motor Company e fez assim o setor automobilístico ser real no mundo. Desde então várias outras foram fundadas e mudaram o mundo como um todo, apresentando novos tipos de automóveis cada vez mais modernos a cada ano.

Antigamente, a indústria precisava de muitas pessoas fazendo um trabalho árduo que leva muito esforço, porém a automação é um dos fatores que na última década mudou grandemente essa indústria e trouxe várias máquinas importantes para agilizar seus processos, sendo assim o processo de montagem de um automóvel mudou muito desde XX.

Como funciona a indústria automobilística?

A indústria automobilística produz dois tipos diferentes de automóveis: leves e pesados. Os leves são carros, SUVs, motos, utilitários e pick-ups com no máximo 3.500 kg. No caso dos mais pesados, é possível citar caminhões, ônibus e outros veículos muito necessários para o dia-a-dia do ser humano.

Existe uma linha de montagem completa desde o planejamento de um automóvel até sua montagem e testagem, porém atualmente grande parte desse processo é feito com a ajuda de máquinas e por meio de automação.

Quais são os veículos que essa indústria produz?

A indústria automobilística desempenha um papel muito importante na economia brasileira, tanto pela questão socioeconômica, pois é responsável por 5% do PIB do país.

A indústria automobilística nacional foca bastante nas autopeças e também em vários carros de diferentes tipos, além de focar bastante nos veículos leves. Em geral, a maior marca atualmente e desde sua fundação é a Ford, por ter permanecido no país por muitos anos e consolidado a marca entre a população.

O post Indústria automobilística nacional: saiba o que o nosso país produz apareceu primeiro em Indústria Hoje.



This post first appeared on Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind, please read the originial post: here

Share the post

Indústria automobilística nacional: saiba o que o nosso país produz

×

Subscribe to Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×