Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

KPI: saiba tudo sobre este conceito

KPI: Saiba Tudo Sobre Este Conceito

Vindo da sigla em inglês para Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance, o KPI é uma ferramenta que ajuda uma organização a medir os progressos que estão sendo obtidos.

E não somente dos lucros do negócios, como também do funcionamento da empresa em si por seus funcionários e os departamentos que são existentes nelas, oportunizando saber se está sendo alcançados os objetivos propostos.

O cálculo desta ferramenta de marketing digital pode ser feito no modo de números ou então através de porcentagens.

Tal como uma letra caixa com LED tem o objetivo de atrair a atenção para determinado estabelecimento, o KPI tem a função de trazer explicitamente as melhorias que devem ser feitas.

Por isso, se torna uma ferramenta importante não só para a área do marketing da empresa que planejam uma forma de se pensar melhor em futuras estratégias como também, para a área financeira redefinir e solidificar suas intenções.

Como funciona a ferramenta KPI

Por ser uma ferramenta de gestão que mostra os números e porcentagens de modo fiel, pode parecer um pouco complexo inicialmente, mas estes dados são a melhor maneira de saber se as estratégias que foram feitas estão obtendo sucesso e se o ROI é o desejado.

O ROI (Return Over Investment em tradução Retorno sobre Investimento) é o cálculo feito para saber se os investimentos realizados estão se tornando válidos de forma lucrativa ou se haverá prejuízos. 

Tendo como exemplo, uma empresa de placa de vidro personalizada, ao fazer os cálculos do ROI ela incluirá tudo o que for feito que vise o lucro, como as campanhas publicitárias, novos métodos de captação de clientes, treinamentos para vendas e entre outros.

Assim, uma companhia se tem uma ideia do que não deve continuar sendo feito e o que pode ser melhorado com o que já se tem êxito no mercado.

Esses dados que foram gerados são o KPI, que pode mostrar que dentre um número médio de clientes satisfeitos dos quais se dão valor, outros tantos porcentos dos que não estão e como reverter esse quadro.

A ligação entre o KPI e a métrica

Embora em teoria se pareça se tratarem dos mesmos assuntos, existe uma pequena diferença que separa as definições de uma ferramenta KPI com o que uma métrica faz.

O primeiro é um indicador importante que mostra aos seus negócios quais são os resultados dos seus objetivos, sejam eles bons ou ruins. 

Já uma métrica, ela é apenas um indicador que irá medir o que precisa de forma bruta, sem muitas objetividades.

Exemplificando, se uma métrica for posta na empresa para indicar o quanto tem de funcionários, o KPI será o responsável por mostrar como está sendo a qualidade de trabalho.

Porém, se uma métrica acabar se tornando uma parte relevante na formulação da estratégia de gestão durante algum levantamento de dados ou informações, pode se tornar uma base de indicadores-chave.

Por exemplo, se uma empresa que fabrica fachada de vidro residencial instala uma métrica que se torna um poderoso indicativo, essa programação se torna a base de um KPI, que por sua vez, irá proceder análises mais completas do que fora avaliado antes.

Uma métrica pode ser classificada nos mais diversos modos como qualitativa, quantitativa, exploratória, de vaidade, diretiva, acionável e histórica.

A escolha de um bom KPI

Para uma empresa ter bons indicadores sobre o que está dando certo ou errado em sua gestão, é necessário ter uma boa ferramenta para que não possa haver erros em suas constatações, pois pode-se pensar que está indo bem e não está.

Por isso, uma boa ferramenta de gestão como o KPI deve ter em suas configurações:

  • Relevância;
  • Disponibilidade de ser mensurado;
  • Periodicidade de atualização;
  • Auxiliar em escolhas inteligentes.

Portanto, uma empresa de fachada de loja moderna ao escolher esse modelo de ferramenta, deve levar em conta tudo o que for levantado por ela como uma forma de aprimoração dos negócios.  

Os tipos de KPI e como eles funcionam

Assim como toda a estratégia que existe no ramo do marketing digital, há mais de um tipo de KPI para uma empresa obter os resultados de como estão indo os negócios: primário, secundário e prático.

O KPI primário é o indicador-chave que os donos de empresas mais desejam ver, pois ele é o mais objetivo e o que mais indica o que pode ser feito para que o empreendimento gere ainda mais lucro, ou se algo não deva mais receber investimentos.

Por ser o primário, pode ser o responsável por análises de leads, receita total e por compra, tráfego e outros departamentos que um empreendimento de cortina de vidro varanda possui, citando como exemplo.

O secundário é o mais visto pelos supervisores ou pela gerência do negócio, pois é o que mostra se o gerenciamento da estratégia está dando certo. 

Esse KPI indica os assinantes de newsletter, visitas e interações no blog e onde a publicidade tem mais alcance. 

Ele é uma forma mais explicativa e detalhada de justificar os dados que foram detectados pela análise do KPI primário.

O prático já é um pouco mais detalhado que os outros dois anteriores, e o mais visto por uma equipe de marketing de um empreendimento de adesivo vinil personalizado, por exemplo.

Pois é ele que mostra as páginas mais vistas, palavras-chaves digitadas, interações, ranking de conteúdos mais vistos e assim por diante.

Aplicações de KPI na prática para as empresas

Antes de se obter essa ferramenta é preciso planejar o que vai querer saber com ela, que tipo de dados devem ser captados para melhorar os negócios? Qual o objetivo dentro de determinado período de tempo? O quanto se deseja aumentar as vendas?

Principalmente, em segmentos onde se há alguma concorrência, por exemplo, o de adesivo para vidro personalizado que pode ser feito de uma maneira enquanto outro empreendimento pode fazer o mesmo produto com outros tipos de materiais e serviços.

Depois disso, identifique o que irá ajudar a atingir os seus objetivos por meio de alguns dados que já possui, pois é um modo de saber se está longe ou perto do que almeja.

Mas, atenção com alguns métodos que podem engrandecer algo como likes e comentários em redes sociais. 

Esses números não devem ser levados em conta quando se trata de vendas, porque não significa que aquela foi a quantidade vendida.

Da mesma maneira que uma estratégia de divulgação, como a entrega de folheto publicitário de um restaurante que possibilita delivery de refeições, não é um sólido indicativo de que todos irão consumir no local ou realizar uma encomenda.

Assim que os dados do KPI forem gerados, é possível começar as análises do negócio e botar em prática as estratégias que serão benéficas ou que devam ser cortadas.

O KPI também é categorizado a partir de ferramentas como BSC (Balanced Scorecard Basics ou Indicadores Balanceados de Desempenho), que do mesmo modo ajuda no planejamento e gerenciamento de empresas.

A programação do BSC apresenta quatro perspectivas que um KPI pode gerar em suas verificações, sendo elas: financeira, clientes/stakeholders, processos internos e capacidade organizacional.

Por meio do financeiro, a ferramenta mostra os desempenhos e o modo como estão sendo usados os recursos financeiros para realizar as atividades corporativas. 

Os processos internos monitoram como está o desempenho, qualidade e eficiência dos produtos assim como o nível de status dos serviços, entrando em conjunção com a capacidade organizacional.

Que por sua vez inspecionam infraestrutura, tecnologia pelo olhar humano junto a outras capacidades fundamentais para que haja inovação no setor, e assim consigam mais stakeholders, clientes que também dão o ponto de vista no que lhe interessam.

O KPI também deve haver responsáveis por sua monitoração de evolução e por manter a coleta de dados atualizada, da mesma maneira em que devem informar os funcionários que possuem ligações diretas com as alterações causadas na ferramenta.

Considerações finais

Resumindo, as ferramentas de estratégias de marketing ou de gestões empresariais estão se tornando mais fortes e essenciais a cada dia para se montar uma base sólida para os empreendimentos.

Investimentos em ferramentas que ajudam nesses setores são importantes para o futuro de um empreendimento, pois é com eles que se tem uma margem do que está sendo sucesso e do que precisa melhorar.

O KPI pode ser considerado algo que auxilie, permitindo ter uma visão sobre o que planejar ou o que remodelar com o que já está sendo feito, criando um modo de transformar e interceptar erros que poderão chegar a ser cometidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post KPI: saiba tudo sobre este conceito apareceu primeiro em Indústria Hoje.



This post first appeared on Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind, please read the originial post: here

Share the post

KPI: saiba tudo sobre este conceito

×

Subscribe to Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×