Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Treinamentos e cursos que a indústria disponibiliza a seus colaboradores

Treinamentos E Cursos Que A Indústria Disponibiliza A Seus Colaboradores

Não é de hoje a ideia de que a capacitação se tornou algo fundamental para a vida dos funcionários de uma empresa. Pensar em Treinamentos e Cursos muitas vezes nos remetem aos primeiros dias de trabalho quando um colaborador novo começa a seguir um mais experiente.

Entretanto, há diferenças reais deste tipo de atuação inicial quanto às principais capacitações oferecidas pelas empresas de maior porte.

Pense comigo, uma empresa de pequeno porte, algo até mesmo comparado ao MEI, com certeza irá enfrentar vários desafios no aspecto de profissionais. Alguns destes desafios simplesmente estão ligados à dificuldade em si de se fazer negócios de uma maneira mais rápida e eficaz.

Entretanto, empresas maiores vão ter situações e complicações que realmente não são comparáveis com nenhum outro caso. Veja, por exemplo, as regras de segurança que são constantemente atualizadas no mercado de trabalho.

Sempre que aparece alguma tecnologia nova, ou mesmo melhoramento de uma antiga, junto dela vem também uma nova norma regulamentadora para orientar o trabalho de forma mais eficaz e robusta.

Empresas que trabalham com riscos mais altos, como é o caso da indústria, vão exigir treinamentos ainda mais complexos. Como é o caso de cursos como NR10 e NR12, onde um trata de trabalhos com cargas altas de eletricidade e o outro com potenciais de queda de grandes alturas.

Hoje gostaria de listar os principais treinamentos e cursos que a indústria disponibiliza a seus colaboradores. Assim você pode ter uma ideia mais geral do que te aguarda no mercado de trabalho.

Treinamentos e cursos que a indústria disponibiliza a seus colaboradores

Primeiramente é importante dizer que estes treinamentos são obrigatoriamente oferecidos e custeados pela empresa. Existe uma certa força de lei que obriga o contratante a capacitar corretamente seus funcionários.

Mas isto não significa que necessariamente você precisa esperar ser contratado para se capacitar. Muitas empresas dão preferência para entrevistados que já comprovaram sua capacitação através de algum certificado válido.

Como é o caso de um curso de primeiros socorros, que além de prático e auxiliar na recolocação no mercado de trabalho, também ajuda você em situações corriqueiras. Mas vamos falar mais para a frente dele.

Coloquei aqui também alguns cursos que não são exatamente exigidos por lei, mas qualquer empresa que queira ter um bom resultado normalmente vai atrás deles.

Sendo assim recomendo plenamente que você siga o mesmo raciocínio do anterior. Se pode fazer por conta própria sempre será um ótimo benefício.

1 – Curso de primeiros socorros

Disse que ia tratar deste assunto mais para a frente, e aqui estamos. Um curso de primeiros socorros bem ensinado pode fazer a diferença entre a vida e a morte de vários colaboradores. 

Acredite você ou não, mas muitos acidentes irão acontecer em locais de trabalhos de risco. Ainda que se sigam todos os procedimentos é normal que algum imprevisto leve a uma situação irreparável.

O que um curso de primeiros socorros busca ajudar é ensinando como fazer a exata reparação do problema. Pois esta é uma região de muitas fábulas e ideias próprias.

Saber como intervir e fazer um curativo, aplicar o produto certo para queimaduras e etc… é exatamente aquilo que fará a diferença entre em um pequeno acidente e uma grande tragédia futura.

2 – Cursos de Normas Regulamentadoras

Como eu também disse ali atrás, uma das séries de treinamentos e cursos mais requisitadas em grandes empresas são os cursos de normas regulamentadoras.

Existe um grande debate sobre se a legislação deveria ou não obrigar o trabalhador a fazer este curso. Entretanto é uma das melhores formas de não só prevenir acidentes, como também evitar que terceiros sofram a consequência de algum deslize.

O fato é que quem atua em uma determinada área específica, como por exemplo um eletricista, também será responsável por vários tipos de treinamento especializados.

O mais comum é o NR10 que trata do trabalho com riscos de interação com a eletricidade. Se os sistemas forem de altíssima potência é até necessária uma versão especial o SEP.

Se o funcionário já está indo por esse caminho é interessante ele se adiantar e capacitar por conta própria. Isso poupa tempo e custo à empresa na hora da contratação.

Mas o mais importante mesmo está na realização de ações inteligentes para evitar que você seja um risco no seu campo de trabalho.

3 – Treinamentos e Cursos de soft skills

Não é de hoje que o mercado de trabalho sofre com profissionais deficientes em áreas não necessariamente técnicas. Você pode encontrar o profissional mais capacitado do mundo na sua área, e ainda assim ele não ter disciplina para nada.

Soft Skills são habilidades que normalmente não estão diretamente ligadas à profissão em si, mas em questões gerais da vida.

Citei agora mesmo a disciplina, mas a facilidade de relacionamentos, o foco no que está fazendo e mesmo o comprometimento são habilidades cruciais para quem deseja ver resultados.

Então minha recomendação é que quem deseja ser realmente capacitado precisa aprender a mostrar seu verdadeiro lado de mindset de crescimento.

4 – Treinamento de liderança

Praticamente qualquer emprego que você for trabalhar vai ter um tipo de chefe sobre você, te orientando e também cobrando.

Nem sempre isso é uma coisa positiva, porém a maioria das pessoas precisa de pressão para conseguir produzir.

Seja como for a presença de um líder estará diretamente ligada aos resultados de seus subordinados. Aqueles que conseguem realmente entregar uma estrutura de apoio, orientação e confiança que fazem os outros crescerem, ou então uma estrutura deficitária que irá tolher suas habilidades.

Treinamentos em liderança costumam ser aqueles que mais trazem retorno para o campo de trabalho. Sendo realmente positivos para a empresa no longo prazo.

Conclusão

Estar completamente capacitado para tudo é impossível. Entretanto existem questões básicas que fazem a diferença para quem realmente deseja alcançar o sucesso.

Agora que você já viu os principais treinamentos e cursos disponibilizados em algumas empresas, que tal fazer sua parte e correr atrás de uma capacitação mais forte?

No mais é isso, vamos ficando por aqui, mas qualquer dúvida é só perguntar nos comentários, ok?

Até a próxima!

O post Treinamentos e cursos que a indústria disponibiliza a seus colaboradores apareceu primeiro em Indústria Hoje.



This post first appeared on Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind, please read the originial post: here

Share the post

Treinamentos e cursos que a indústria disponibiliza a seus colaboradores

×

Subscribe to Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×