Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Indústria e e-commerce: perspectivas para o futuro

Dentre as diversas mudanças que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxeram para a economia brasileira, uma delas relaciona-se diretamente com a forma como compramos nossos Produtos.

Comumente, a indústria está acostumada com o modelo vigente, onde ela fabricava e o comércio vendia o produto ao consumidor. Contudo, antes mesmo da pandemia, essa relação já estava em fase de mudança, o avanço da Covid-19 apenas acelerou o processo de ascensão da modalidade de venda conhecida como D2C (sigla inglesa para se referir ao termo de venda direta ao consumidor), como também, do e-commerce.

Dessa forma, pouco a pouco, os fabricantes dos produtos estão passando a investir em canais digitais de venda direta ao consumidor através do e-commerce. Porém, apesar de ser uma tendência, ainda existe muita resistência da parte da indústria em se adequar completamente a essa nova realidade.

Pois no contexto da pandemia, antes o que era um diferencial, agora tornou-se fundamental para as empresas e para os seus clientes. Então, é chegada a hora da indústria deixar de lado os seus receios e explorar de forma plena as vantagens da transformação digital.

Logo nos primeiros meses da pandemia, por exemplo, as Vendas pela internet de produtos farmacêuticos e medicamentos subiram exponencialmente, talvez pelo medo das pessoas devido à doença. Mas isso não importa, porque os números de vendas desse setor duplicaram, mostraram as vantagens do e-commerce para a área da saúde. Isso fez com que diversos outros setores voltassem os olhos para o e-commerce e passassem a utilizar dessa modalidade de venda.

Entretanto, a procura pela adoção do e-commerce aumentou consideravelmente em diversos setores, indo muito além dos produtos farmacêuticos. Muitos outros setores, tais, como, moda, beleza e cuidados pessoais, aparelhos eletrônicos e aparelhos domésticos, também aderiram ao e-commerce de forma significativa.

Para se ter uma ideia, um dos setores que mais se destacou além dos produtos farmacológicos foi o setor da moda, com um grande crescimento nas vendas. Além disso, aumentou-se o número total de e-commerce de sapato e tênis, devido ao aquecimento das vendas nesse ramo.

A indústria e o e-commerce

Como dissemos, não foi a pandemia que fez com que as vendas por e-commerce aumentassem, ela apenas acelerou esse processo. Então, é preciso que a indústria também acelere seu processo de adoção da transformação digital.

Quando falamos de indústria, não estamos falando das grandes corporações, que já sabem da importância das vendas pela internet e possuem meios e recursos de implementar essas mudanças de forma rápida e fácil. Estamos falando das empresas de médio e pequeno porte, que lutam para sobreviver em meio a grande concorrência presente nos mercados.

O cenário das vendas on-line sempre foi cheio de incertezas para a indústria. Parte desse receio, é porque para se atuar no e-commerce é preciso aprender sobre marketing e administração, porém, esses quesitos sempre foram necessários para se ter uma empresa ativa. Além disso, atualmente, tornou-se fundamental compreender a importância das estratégias online para sobreviver a competitividade dos setores.

Dessa maneira, as fabricantes estão correndo altos riscos se não adotarem a transformação digital, pois o e-commerce se tornou um fator de sobrevivência para as empresas. Portanto, não se deve mais restar dúvidas acerca do investimento em canais digitais, porque as vendas online é a única alternativa dessas empresas para que elas possam manter uma operação ativa e capaz de atender às demandas do consumidor.

Vantagens do E-commerce para a Indústria

Dentre as principais vantagens do e-commerce para a indústria, podemos destacar os seguintes fatores:

  • Possibilidade de vender sobras de estoques: assim é possível criar promoções e liquidações de produtos fora de linha que ficaram nos estoques, sem ter prejuízos e agradando o cliente ao mesmo tempo.
  • Independência do canal de vendas de varejistas: tendo o próprio canal, o fabricante não dependerá mais de outros sites de vendas.
  • Coleta de dados de informações vitais dos seus consumidores: as informações dos seus clientes são vitais para o direcionamento das vendas e criação de novos produtos e campanhas, ou seja, ajuda no marketing digital.
  • Possibilidade de testar novos produtos: tendo uma relação direta com o cliente, existe uma maior possibilidade de criar e testar novos produtos antes de produzi-los em larga escala e distribuí-los pelos canais de vendas varejistas.
  • Aumentar a margem de lucros por cortar intermediários: apesar do investimento inicial a curto prazo, a longo prazo, a economia atingida por não gastar mais com parceria com canais de vendas e com porcentagens nas vendas é bem maior, sem falar que os produtos poderão ficar mais baratos para os seus clientes.
  • Ofertas de calda longa: possibilidade de poder oferecer toda uma linha de produtos da sua marca.
  • Alcançar novas fontes de lucro: com os dados dos clientes, é possível encontrar novas fontes de receitas, seja atacando novos mercados ou criando novos produtos direcionados a certo tipo de público.
  • Interação direta com o cliente ou consumidor final: os consumidores gostam de empresas que lidam com eles da melhor forma possível, sendo assim, se você é o responsável por lidar com o seu cliente, você pode tratá-lo da melhor forma possível para fidelizar os clientes.
  • Possibilidade de fornecer boas e novas experiências aos clientes: tratar bem os clientes e oferecer produtos e serviços incríveis, bem como, promoções e descontos, também são importantes para fidelizar os consumidores, sendo assim, se você lida com ele diretamente, é bem mais fácil fazer isso também.
  • Construção de marca de forma personalizada: com o próprio e-commerce, o fabricante pode construir a identidade da sua marca da melhor forma possível, da maneira que quiser, e não precisará se preocupar com parcerias erradas, que podem prejudicar a visibilidade da marca.

O potencial do E-commerce em alavancar as vendas da Indústria

O grande aprendizado trazido pelo contexto da pandemia para a indústria e a economia brasileira é que, mesmo em meio às dificuldades e tempos de crise, com ajuda dos recursos tecnológicos, no caso, a internet, é possível que as empresas sobrevivam e se mantenham competitivas no mercado.

O e-commerce, que já vinha se destacando como uma modalidade de venda nos últimos tempos, ganhou ainda mais propulsão e números de adeptos durante o período de quarentena e isolamento social. O número de pessoas comprando pela internet aumentou, mesmo aquelas que possuíam suas ressalvas em comprar online, não tiveram opções e tiverem que fazer isso durante a pandemia.

Isso fez com que muitas barreiras e mitos fossem derrubados, mostrando ao consumidor que é seguro, prático e simples comprar pela internet. Sendo assim, as pessoas que aderiram às compras online, em sua maioria, provavelmente continuarão comprando dessa forma. E a tendência ainda é desse número de compradores online aumentar, tendo em vista que ainda não nos livramos completamente da Covid-19. Portanto, se os fabricantes quiserem atender a esse pública, devem começar agora mesmo a apostar nas vendas pela internet, pois elas podem salvar as empresas e alavancar consideravelmente as vendas.

Vale ressaltar que, no primeiros meses de 2020, as vendas online subiram 47% de acordo com a pesquisa feita pela Ebit/Nielsen em parceria com a ELO, mostrando uma grande ascensão na compra de produtos online.

Além desses dados, também é possível encontrar outros acerca dos produtos mais vendidos e mais buscados, como por exemplo, no  e-commerce de tênis e outros calçados empório do tênis. A questão é que os fabricantes da indústria devem sempre ficar atentos a esses dados para direcionar os seus produtos aos consumidores corretos e da maneira correta, fazendo com que as suas vendas alavanquem certeiramente. Esse é mais um dos benefícios que adequação à transformação digital pode proporcionar à indústria.

O post Indústria e e-commerce: perspectivas para o futuro apareceu primeiro em Indústria Hoje.



This post first appeared on Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind, please read the originial post: here

Share the post

Indústria e e-commerce: perspectivas para o futuro

×

Subscribe to Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×