Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Principais Ligas Metálicas Utilizadas na Indústria


Neste artigo iremos explicar o que são Ligas metálicas e onde são aproveitadas as principais ligas metálicas utilizadas na indústria.

O que são Ligas Metálicas?

As ligas metálicas são consideradas materiais que possuem propriedades metálicas, sejam elas sólidas ou líquidas, geralmente misturadas por dois ou mais elementos químicos, apresentam em sua composição um índice maior de metal.

A fundição dos elementos químicos acontece no estado líquido, assim todos os componentes da liga poderão ser misturados homogeneamente, essa massa vai para recipientes em formato de pote, que resistem a altas temperaturas, ou como chamados na indústria de cadinhos de ferro, aço ou de grafite.

Depois do processo de fundição as ligas metálicas podem ser classificadas da seguinte maneira; classificação pelo número de componentes, pelo material predominante e pelo cheiro, cada uma possui características e elementos diversificados, denominando ligas ferrosas e liga não ferrosa.

Ligas Ferrosas

Essas ligas possuem o ferro em sua composição como componente principal, também são apresentadas pelo aço e aço inoxidável, são utilizadas nas indústrias, engenharias e em nosso dia a dia, por ser um elemento de ampla quantidade na natureza sua utilização é abundante e seu custo não é tão elevado, a desvantagem em questão é o alto teor de corrosão.

Utilizando as ligas metálicas ferrosas podemos construir pontes, construções, peças de carros, utensílios domésticos, molas, arames de alta resistência, rodas de trem, engrenagens, entre outros.

Leia também
– Como calcular o peso teórico de uma Chapa de Aço

Liga Não Ferrosa

a liga metálica não ferrosa, como o nome mesmo diz, não possui o elemento ferro em sua composição, é apresentada com outros minerais como o cobre, zinco, bronze, alumínio, magnésio e demais elementos, não é corrosiva mesmo exposta à água do mar.

Sua utilização está presente em navios, armas, estátuas, moedas, peças de avião, fabricação de instrumentos musicais, fechaduras, torneiras, brinquedos, etc. Essas ligas não ferrosas são mais resistentes e possuem uma densidade relativamente baixa.

Principais Ligas Metálicas Utilizadas na Indústria

  • Aço– utilizado para produzir outras ligas metálicas.
  • Aço inoxidável– utilizado para fabricação de peças de carro e brocas.
  • Ouro– utilizado para a fabricação de joias.
  • Amálgama– utilizada em obturações dentárias.
  • Bronze– utilizado em moedas, sinos, medalhas e estátuas.
  • Latão– utilizado em armas, torneiras, instrumentos musicais e produção de tubos.
  • Solda– utilizada em solda de contatos elétricos.
  • Magnálio– utilizado em peças de aviões e automóveis.
  • Liga Wood– utilizada em resistências de chuveiros, ferros elétricos e fusíveis.

As ligas metálicas são utilizadas em todos os setores e em grande escala nas indústrias navais, automobilísticas, aeronáuticas, bélicas e construção civil, além de apresentar significativamente os setores de comunicação e eletrônica, seu uso é extremamente fundamental em nosso cotidiano, seja para a utilização de utensílios domésticos à fabricação de peças de aviões, todos os setores se beneficiam com as ligas metálicas.

Pronto, agora você já sabe o que são as ligas metálicas e as Principais Ligas Metálicas Utilizadas na Indústria, compartilhe esta notícia e acompanhe nossos artigos.

Escrito por: Tamires Almeidda

O post Principais Ligas Metálicas Utilizadas na Indústria apareceu primeiro em Industria Hoje.



This post first appeared on Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind, please read the originial post: here

Share the post

Principais Ligas Metálicas Utilizadas na Indústria

×

Subscribe to Indústria Hoje - Notícias E Informações Da Ind

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×