Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tribunal de Contas do RS visualiza processos com tecnologia MavenFlip

TCE/RS - Visualizador de processos Mavenflip

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS, inova e aumenta o nível de automatização dos Processos já existentes, e visando garantir maior agilidade, segurança e transparência à sua ação institucional, decidiu pela implantação do Processo eletrônico. 

Um dos objetivos desse projeto de virtualização é reduzir o tempo gasto para o trâmite processual. O processo eletrônico do TCE-RS compreende o conjunto de entradas, saídas e movimentações de documentos, em formato eletrônico, arquivados em banco de dados corporativo com identificação única e validados por meio de certificação digital (padrão ICP-Brasil), imprescindível para assegurar os necessários efeitos jurídicos. O acesso ao processo eletrônico será feito tanto de forma interna quanto externa, de acordo com as permissões de quem acessá-lo.

Exemplo de visualizador de processos aplicado no TCE/RS

O uso da tecnologia minimiza os impactos ambientais, reduz custos, garante agilidade e qualidade nos processos. E para tanto o Tribunal de Contas do Estado utilizou a solução  MavenFlip,  um sistema de visualização capaz de converter, indexar, tornar acessível com alto desempenho e manter a cultura de visualização de um processo físico na tela do computador ou tablet como se o leitor estivesse com ele em mãos, com recursos de índice, pesquisa, anotações(post-it), leitura offline, entre outros, mais agradável se comparado com o trabalho em um documento PDF estanque.

Sendo uma solução customizável, a Maven adaptou o sistema para atender as necessidades de negócio do projeto de virtualização, criando novas funcionalidades e alterações visuais. 

Até a data de publicação dessa matéria o Mavenflip está sendo responsável por indexar e visualizar um total de 15.588 documentos distribuídos em 1.460 processos. 

A versão para iPad, por exemplo, permite que o usuário consiga folhear as páginas de um processo como se fosse um ebook, bastando "passar o dedo" na tela do dispositivo da Apple. O mesmo recurso foi implantado para exibição de processos em iPhone, Android e demais dispositivos móveis.

Vantagens para o setor de TI e infraestrutura

Com o novo visualizador o TCE/RS passa a reduzir o tráfego de arquivos PDF na sua rede e não estimula a impressão de páginas, contribuindo para o programa de gestão ambiental do próprio tribunal. O tempo de carregamento de um processo de 5 ou 5 mil páginas é o mesmo, tendo suas páginas lidas do servidor em tempo real sem a necessidade de trafegar na rede o processo completo. 

Veja as etapas de implantação do Processo Eletrônico no âmbito do TCE/RS:
  • Etapa 1 (2013) - Inativação Municipal
Em 12 de agosto de 2013 foi implantado o processo eletrônico com os  expedientes relativos ao exame de atos de inativação da esfera municipal. A remessa de dados e documentos relacionados aos processos de inativação municipal passou a ser realizada pela internet, com assinatura na origem, com certificado digital (padrão ICP-Brasil), pelas autoridades competentes.
  • Etapa 2 (2014) - Processo de Contas de Governo e Gestão - 33 municípios escolhidos
Em 01/03/2014 foi implantado o processo de contas de Governo e de Gestão em 33 municípios do Estado, três municípios de cada um dos 10 Serviços Regionais de Auditoria do TCE-RS, localizados na Capital e no interior do Estado.

O MavenFlip é um produto da Maven Inventing Solutions com soluções diferenciadas para atendimento ao segmento comercial e governo. O Mavenflip para processos eletrônicos possui integração direta com os sistemas de gestão processual dos tribunais de forma transparente e segura e hoje está presente em diversos tribunais e órgãos de todo o país.

Fontes:
http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/jurisdicionados/processo_eletronico
http://www.mavenflip.com.br


This post first appeared on Blog Da Maven, please read the originial post: here

Share the post

Tribunal de Contas do RS visualiza processos com tecnologia MavenFlip

×

Subscribe to Blog Da Maven

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×