Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A estabilidade econômica das criptomoedas

As Criptomoedas apresentaram, recentemente, uma estabilidade econômica significativa, onde as Moedas Digitais demonstraram certa estabilidade diante das incertezas econômicas dos Estados Unidos.

Esse ativo tem apresentado muito debate diante da sua volatilidade no mercado, onde a sua nova forma de atuação, sendo ele descentralizado, trouxe uma grande mudança na economia como um todo.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é um criptomoeda, como ela funciona e entre muitos outros fatores.

O que é criptomoeda?

A criptomoeda é nada menos do que uma moeda digital que usa a criptografia para garantir a segurança das transações e controlar assim a criação de novas unidades.

Diferente das moedas tradicionais, como o dólar ou o euro, as criptomoedas são descentralizadas, como já mencionado, fazendo com que elas não possam ser controladas por uma autoridade central, como um banco ou governo.

Por exemplo, você pode comprar um relógio de ponto digital sem precisar obter a autorização do banco para transferir uma grande quantidade de dinheiro.

Dessa forma, as criptomoedas funcionam de maneira que os usuários podem enviar e receber pagamentos diretamente uns dos outros sem a necessidade de intermediários, como bancos ou empresas de cartão de crédito.

As transações são registradas no blockchain, sendo esse um registro público descentralizado, permitindo assim que as transações aconteçam.

Com isso, se você adquirir um transporte e movimentação de cargas, por exemplo, ela será registrada no blockchain, obtendo assim um registro de transações.

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser lançada ainda no ano de 2009, e desde então, milhares de outras criptomoedas foram criadas, como: Ethereum, Litecoin, Ripple, DogeCoin e Tether.

Essas são as principais moedas digitais a serem criadas ao longo dos anos, onde cada um possui as suas singularidades.

Quais são as suas vantagens?

As criptomoedas possuem diversos benefícios ao serem comparadas com as moedas tradicionais, onde dentre elas podem-se citar:

  • Segurança;
  • Privacidade;
  • Taxas mais baixas;
  • Velocidade de transação;
  • Acesso global;
  • Escassez.

Essas são as principais vantagens que as criptomoedas podem proporcionar a quem as possui, proporcionando características muito divergentes de uma moeda tradicional.

Quais são as suas desvantagens?

Embora as criptomoedas possam ter algumas vantagens, elas também têm algumas desvantagens, sendo essas:

Volatilidade

As criptomoedas podem ser altamente voláteis, com flutuações de preços que podem ser significativas em curtos períodos de tempo. Dessa forma, esse fator pode tornar as moedas digitais um investimento arriscado e incerto para algumas pessoas.

Falta de regulamentação

As criptomoedas ainda não são amplamente regulamentadas em muitos países, o que pode levar a diversos problemas como fraudes, roubos e lavagem de dinheiro.

Além disso, a falta de regulamentação pode tornar difícil para os investidores confiar em empresas e exchanges, ou transações de criptomoedas.

Aceitação limitada

Embora algumas empresas e indivíduos tenham começado a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, ainda há uma aceitação limitada no mundo dos negócios.

Isso pode acabar limitando a utilidade Das Criptomoedas para as pessoas que desejam as usar em suas transações cotidianas.

Por exemplo, se você pesquisar por “drone para compra”, atrás de opções de pagamento que incluem as moedas digitais, pode encontrar uma certa dificuldade para encontrar uma alternativa.

Complexidade técnica

Para investir em criptomoedas é necessário ter algum conhecimento técnico e habilidades para lidar com a segurança de suas carteiras desses ativos. Esse ponto pode ser um obstáculo para algumas pessoas que desejam investir em moedas digitais.

Perda de carteira

A perda de uma carteira de criptomoedas pode levar à perda permanente das moedas armazenadas nela, uma vez que não há uma autoridade central que possa recuperar ou substituir a carteira perdida.

Esse fator pode ser um risco para aqueles que não têm backups adequados de suas carteiras ou não tomam medidas adequadas de segurança para proteger as suas criptomoedas.

Dessa forma, as criptomoedas têm suas vantagens e desvantagens, e os investidores devem considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento e tolerância ao risco antes de investir em criptomoedas.

Características essenciais da criptomoeda

As criptomoedas, como o Bitcoin, Ethereum, e entre muitas outras, causam tanto sucesso por várias razões, onde as suas características principais as tornam únicas.

Descentralização

Como já mencionado, as criptomoedas são descentralizadas, o que significa que não há uma autoridade central que controle sua emissão e operação.

Ao invés disso, elas são criadas e mantidas por uma rede de usuários através de algoritmos criptográficos, o que torna as criptomoedas mais resistentes à manipulação e à censura do que as moedas fiduciárias tradicionais.

Privacidade

Algumas criptomoedas, como o Monero e Zcash, oferecem privacidade a seus usuários, permitindo assim que as transações sejam realizadas sem que sejam facilmente rastreadas por terceiros.

Esse fator pode ser extremamente atraente para aqueles que desejam manter as suas atividades financeiras privadas.

Por exemplo, se você possui uma rede de empresas de factoring, pode efetuar as suas operações através das moedas digitais de maneira bem mais privada, garantindo assim a segurança das suas informações.

Potencial de valorização

Muitas pessoas investem em criptomoedas porque acreditam que elas possam se valorizar significativamente ao longo do tempo.

Embora o valor das criptomoedas seja altamente volátil e possa flutuar amplamente em curtos períodos de tempo, muitos investidores acreditam que elas podem se tornar uma forma de investimento viável a longo prazo.

Tecnologia

A tecnologia blockchain pode ter aplicações em várias áreas, como a autenticação de identidade, o gerenciamento de cadeias de suprimentos e muito mais.

Assim, muitos investidores acreditam que o sucesso das criptomoedas pode ser um indicativo do potencial da tecnologia blockchain como um todo.

Por exemplo, ao utilizar um crachá empresarial você efetua a sua autenticação na empresa todos os dias, entretanto, esse processo também pode ser realizado através do blockchain.

Acesso global

As criptomoedas podem ser compradas e vendidas em qualquer lugar do mundo, desde que se tenha acesso à internet.

Esse fator permite que pessoas de todos os países participem da economia global de criptomoedas, o que pode ser especialmente atraente para aqueles que vivem em países com economias instáveis ou com restrições à movimentação de dinheiro.

Por exemplo, você pode pesquisar “curso nr10 preço” e adquiri-lo do outro lado do mundo e sem a necessidade de conversão de moeda.

A escassez da moeda digital e sua volatilidade

A escassez das criptomoedas é uma das características que as torna atraentes para muitos investidores. O Bitcoin, por exemplo, tem um limite máximo de 21 milhões de unidades que podem ser criadas, o que significa que a oferta é limitada e controlada.

Esse ponto é diferente das moedas fiduciárias tradicionais, que podem ser impressas ou emitidas a qualquer momento pelos governos e bancos centrais.

Essa limitação de oferta pode levar a um aumento de preço quando a demanda por Bitcoin e outras criptomoedas aumenta, já que há um número limitado de moedas disponíveis para compra.

Entretanto, essa limitação de oferta também pode levar a uma volatilidade significativa no preço das criptomoedas.

As flutuações de preços são comuns no mercado de criptomoedas e podem ser influenciadas por vários fatores, como mudanças na demanda, notícias e eventos no mercado e mudanças na regulamentação.

Por exemplo, da mesma maneira que ao pesquisar “serviços de contabilidade preços”, os valores podem variar de acordo com o período devido a questão de oferta e demanda, as criptomoedas atuam de uma maneira similar.

A volatilidade pode tornar as criptomoedas um investimento arriscado e incerto para algumas pessoas.

Por outro lado, para outras pessoas, a volatilidade também pode ser vista como uma oportunidade de investimento de curto prazo para lucrar com as flutuações de preços.

Dessa forma, é muito importante lembrar que a volatilidade é uma característica comum de mercados emergentes e que a estabilidade pode ser alcançada com o tempo e a maturação do mercado de criptomoedas.

A estabilidade econômica das criptomoedas

Como você pode perceber, em um curto período de tempo as criptomoedas podem apresentar uma grande volatilidade, entretanto as moedas digitais apresentaram certa estabilidade durante a incerteza econômica dos Estados Unidos.

No meio de outubro de 2022 foi observado que as principais criptomoedas do mercado mantiveram uma estabilidade, enquanto que o banco norte-americano continuou em uma ação agressiva combatendo a inflação do país.

Segundo dados apresentados pela CoinMarketCap, o mercado de criptomoedas iniciou o dia 17 de novembro com uma movimentação de US$ 44,1 bilhões, além de ter mantido a sua estabilidade durante o fim de semana.

Os especialistas acreditam que, apesar do contexto de incerteza sobre a possibilidade de uma recessão econômica nos Estados Unidos impedir um bull market, ou seja, uma pressão compradora mais forte para o Bitcoin, existem medidas sendo tomadas.

Essas medidas são novos aumentos na taxa de juros do país que já estariam precificados no mercado, evitando também novas quedas significativas.

O Fundo Monetário Internacional, FMI, alertou para os riscos que o uso intenso de criptomoedas pode desencadear para a estabilidade financeira global.

De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira Global, divulgado em outubro de 2021, o ecossistema de cripto ativos continua a crescer rapidamente, apresentando oportunidades e desafios ao setor.

Como você pode perceber, as criptomoedas prometem uma volatilidade a curto prazo, sendo uma ótima oportunidade para day traders e uma estabilidade a longo prazo.

A moeda digital existe para que, no futuro, se possa adquirir os serviços de um promotor compartilhado, por exemplo, do outro lado do mundo, sem a necessidade de conversão, além de muitas outras finalidades.

As criptomoedas possuem um papel importante para o avanço da humanidade, sendo esse mais um fator tecnológico para se ficar de olho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post A estabilidade econômica das criptomoedas apareceu primeiro em AulaPlus - Criptoativos, Blockchain e Negócios Digitais.



This post first appeared on AulaPlus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais, please read the originial post: here

Share the post

A estabilidade econômica das criptomoedas

×

Subscribe to Aulaplus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×