Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é Blockchain?

Pode-se afirmar que a tecnologia Blockchain adentrou o mercado como uma ferramenta revolucionária no armazenamento e compartilhamento de informações. 

Então, trata-se de um Sistema cujo sua tradução literal é “corrente de blocos”, que é formada através do registro de informações sobre cada transação que é realizada entre os

participantes, com informações básicas como: 

  •  Data; 
  •  Hora; 
  •  Origem; 
  •  Destino do valor.  

Aplicada no meio financeiro, esse sistema funciona como um enorme extrato ou um livro-caixa em que pessoas do mundo todo têm acesso ao conteúdo. 

Diferente de outros produtos financeiros digitais, o blockchain trabalha com um sistema em que todos os participantes podem controlar e auditar todas as transações realizadas por meio desta tecnologia. 

Isso sem interferências governamentais, empresariais, bancos, entre outros, impedindo que qualquer ação seja realizada sem o conhecimento e consentimento da maioria da corrente.

Através desse sistema, é possível identificar cada responsável por toda transação, permitindo que seja feita uma linha do tempo que mostre onde todo o processo foi iniciado.  

Simplificando ainda mais essa tecnologia, pode-se dizer que é um grande projeto elétrico onde fios e cabos elétricos, por exemplo, são mapeados, direcionados e fixados.

Aplicação a outros setores

É possível inserir a blockchain em diversos setores comerciais, possibilitando ações seguras e monitoradas, como por exemplo: 

  • Energia;
  • Financeiro;  
  • Entretenimento;
  • Gestão de Pessoas;
  • Varejo.

O uso mais comum do sistema está no mercado financeiro por bancos ou bolsa de valores com o intuito de gerenciar os pagamentos e contas do mercado comercial online. 

No mercado de energia, transformou-se em uma peça fundamental na revenda de energia sustentável, permitindo que os usuários revendessem energia solar quando os painéis residenciais estão com sobra. 

Isso tudo através de plataformas que usam a blockchain, que possibilitam também a expansão do acesso de residências à energia renovável através de financiamentos coletivos realizados pelos usuários e empresas dentro do sistema.

Seu uso diverso inclui as indústrias de entretenimento e mídia em que realizam o monitoramento dos dados de direitos autorais para que os valores cheguem corretamente para cada artista responsável pelo trabalho. 

Também é possível gerenciar os direitos digitais impedindo ações ilegais como a distribuição incorreta de conteúdo. 

É possível aplicar a tecnologia para registros cotidianos, laborais, impossibilitando a

alteração dos dados em um controle de ponto eletrônico biométrico, por exemplo. 

Essa é uma ferramenta bastante utilizada para marcação de entrada e saída de funcionários realizando o monitoramento e o controle de cargas horárias de maneira fácil, segura e rápida para a empresa. 

Desta forma, permite que o funcionário não exceda as horas trabalhadas por dia, faça suas pausas corretamente e tenha um bom aproveitamento durante o turno de trabalho.

Como mencionado, a versatilidade do sistema permite que seja aplicado a outros diversos projetos, com o objetivo de identificar erros, realizar testes eficazes, já que todas as transições dentro desta plataforma, são imutáveis. 

Ou seja, não podem ser modificadas e os seus erros só podem ser corrigidos com novas transações. Isso traz possibilidade para que empresas utilizem essa ferramenta para controle de estoques, reduzindo perdas, defeitos e auxiliando na auditoria.

É importante mencionar outros conceitos desta tecnologia que a torna tão eficiente. Além de ser uma plataforma imutável, a blockchain possui em suas diretrizes a descentralização, que consiste na transferência do controle e de decisões para os participantes dela. 

Isso tudo com o intuito de promover a transparência e impedir que um indivíduo exerça autoridade de forma prejudicial para a rede e seus participantes. 

Isso nos permite entrar em outro conceito estabelecido na rede, trata-se do consentimento, ou consenso. Nenhuma transação é realizada sem que a maioria da plataforma aprove tal ação. 

Considerando a venda de infláveis personalizados, por exemplo, e compreendendo todo o contexto de tratar de um produto único e que impede a revenda do mesmo. 

Então, após a efetivação da venda, com todos os detalhes acordados, ocorrerá o pagamento, tanto com a empresa responsável pela venda, quanto o comprador, poderão alegar que realizaram o que era pertinente a cada um, pagamento e entrega dos itens. 

Porém, como cada registro é realizado de forma particular, há espaços para questionamentos sobre a realização ou não dos procedimentos. Dentro do sistema, não haveria essa dúvida, pois, cada transação é supervisionada, validada e registrada.

Principais componentes da tecnologia blockchain

Um banco de dados compartilhado na rede, responsável por armazenar todas as transações efetuadas como um grande livro caixa que permite que todos os membros da equipe possam editar. 

Possuindo o grande diferencial de gerenciar permissões para edições, ou seja, determina limites sobre o que cada usuário pode editar e gera o impedimento de excluir informações que já foram registradas.

O gerenciamento de contratos inteligentes que cuidam dos contratos comerciais de empresas tiram a inclusão de uma terceira parte nesse procedimento. 

Ou seja, são programas autônomos armazenados no sistema que funcionam automaticamente, possibilitando que ações sejam tomadas diante de uma programação pré-estabelecida. 

Então, pode-se aplicar esse componente no gerenciamento de projetos, com o intuito de escolher ferramentas e técnicas a fim de agilizar as etapas do processo permitindo alcançar maneiras que garantam a melhor forma do gerenciamento. 

Dentro da plataforma, é possível agilizar os processos determinando que ao atingir determinada etapa, com este contrato inteligente e essa programação, o sistema libera parte do pagamento do prestador de serviço.

A verificação de segurança através de criptografia torna possível as transações somente com chaves criptografadas em que identificam o usuário daquela transferência. 

São atribuídas duas chaves para cada membro da rede, sendo uma pública e uma privada que trabalham em conjunto com o objetivo de gerar maior segurança para o sistema e acessar o livro caixa ou de registros. 

Sem a chave pública, não há acesso à plataforma e sem a privada, não há desbloqueio de informações ou realização de transações.

Simplificando a informação, dois membros da rede podem ter acesso a uma transação, através do uso das chaves. 

Quando um dos membros registra uma transação com a chave privada, um outro pode ter acesso a essa transação utilizando a chave pública. Essa ação não seria possível se, durante o registro da transação, a privada estivesse violada.

Funcionamento da blockchain

O sistema permite automatizar parte do fluxo de transações efetuadas. Suas principais funcionalidades são

  •   Registro de transações;
  •   Obtenção de consenso;
  •   Vinculação dos blocos;
  •   Compartilhamento do livro caixa, registro ou ledger.

As informações básicas para o registro das transações que irão formar um bloco, consistem em identificar os envolvidos, que seriam: o ocorrido, quando, onde, porquê, qual o tamanho da transação e quais condições foram estabelecidas para a execução da transação. 

Assim como em um projetos luminotécnicos que procura integrar de forma funcional a iluminação do ambiente artificial de forma automatizada e combinada para proporcionar um ambiente que atenda a necessidade do consumidor e ao mesmo tempo economize energia.

Pontuado anteriormente, cada transação necessita da aprovação da maioria dos participantes da rede, sem este consenso, as transações não são permitidas. 

As condições para as transições podem variar, mas costumam ser pré-estabelecidas no início da ação da mesma maneira para executar um projeto grande. 

Então, a maioria precisa estar de acordo com o projeto. Sem isso, não há possibilidade de efetivação, algo comum na área de automação industrial que lida com a modernização dos processos utilizados na indústria, projetando equipamentos, componentes, sistemas que gerem integração nos setor industrial.  

Com o consenso ou autorização, como no exemplo anterior, as transações são efetivadas, sendo gravadas em blocos. 

Estes blocos são semelhantes ao livros caixa e identificadas também é anexado o “nó” nele que funciona como elo e interliga todos os outros da corrente permitindo que seja detectada qualquer alteração ou violação de dados. 

O compartilhamento do livro caixa, registros ou ledger é realizado dentro da plataforma, disponibilizando a cópia mais recente com todas as transações efetuadas e efetivadas.

Em síntese, a blockchain é a automatização de processos, gerenciamento de banco de dados possibilitando transações em que são identificados, imutáveis e aprovados de forma democrática dentro do sistema. 

Além disso, ela descentraliza o controle de uma forma que não comprometa a confiabilidade dos dados existentes, característica que destaca esse sistema dos outros bancos de dados comum. 

Ele também disponibiliza todas as informações como um portal de transparência, promovendo o acesso para todas as partes interessadas, assim como os projetos com alexa

Isso permite a participação de todos os indivíduos que residem em determinado lugar, gerando a possibilidade do controle residencial. 

Porém, dentro do sistema, isso impede a alteração e a exclusão de dados, obrigando o usuário a realizar novos registros em caso de erros, proporcionando maior segurança para os demais participantes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post O que é Blockchain? apareceu primeiro em AulaPlus - Criptoativos, Blockchain e Negócios Digitais.



This post first appeared on AulaPlus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais, please read the originial post: here

Share the post

O que é Blockchain?

×

Subscribe to Aulaplus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×