Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que são Fintechs? Como atuam no mercado?

As fintechs estão tomando conta do mercado financeiro. Por sua facilidade e pouca burocracia, são como uma catraca de acesso de novos clientes para o mundo das finanças, que era dominado exclusivamente por grandes bancos.

Com as inovações tecnológicas e o crescimento da população com acesso à internet, todos os segmentos precisaram se adaptar para suprir essa nova demanda que envolve praticidade e elimina processos ultrapassados e desnecessários.

Essa é uma realidade para todos. Por exemplo, uma empresa de engenharia pode, hoje, fazer reuniões, visitas e até aprovar projetos através do computador, com pouca necessidade de encontros presenciais.

A busca por autonomia e desprendimento de grandes instituições, além do incentivo aos pequenos negócios, são características do período que vivemos atualmente.

Cada vez mais, Empresas que trabalham para corrigir problemas enfrentados pelos consumidores ganharão espaço e poderão desbancar concorrentes de peso.

O meio digital já está enraizado nos nossos hábitos de consumo, tarefas, interações e inúmeras outras coisas, muitas delas criadas pensando nesse universo. Esse é o caso das Fintechs.

O que são fintechs?

Fintech é a mistura dos termos “financial”, financeiro, e “technology”, tecnologia. São empresas do ramo financeiro que usam a tecnologia para desenvolver produtos e serviços criativos e inovadores.

As fintechs têm forte apelo à tecnologia e investem em recursos inovadores para desenvolver seus produtos e garantir a segurança dos clientes. Com foco na experiência do usuário, essas empresas apostam no digital como principal forma de contato com o público.

Uma pequena empresa de avental personalizado pode abrir sua conta jurídica em um banco digital e poupar tempo e deslocamento de funcionários até a agência, enviar todos os documentos pelo aplicativo e receber a confirmação da abertura da conta direto no celular.

A maioria não possui pontos de atendimento presencial e todos os procedimentos, desde a abertura da conta até solução de problemas, são feitos via site ou aplicativo, com suporte de mensageiros instantâneos e emails.

Entenda a atuação das fintechs no mercado

Apesar de parecer um conceito atual, a ideia de levar as finanças para o digital já está presente desde o começo dos anos 2000, com o surgimento do internet banking

Muitos usuários precisaram superar medos e preconceitos para aproveitar da ferramenta inovadora que permite realizar procedimentos bancários e gerenciar sua conta pelo computador.

Essa foi a brecha que o mercado precisava para apostar em um nicho com muito potencial. Em 2003, a estadunidense Enova trazia ao público a integração total da tecnologia com o meio financeiro. A empresa dava os primeiros passos das fintechs. 

O propósito das fintechs é oferecer melhorias aos serviços disponíveis ao consumidor. Por isso, é comum que se especializem em um tipo de produto. Ainda assim, muitas fintechs oferecem serviços encontrados em grandes bancos, como: 

  • Pagamento de contas;
  • Transferências de dinheiro por TED, DOC e PIX;
  • Emissão de cartão de crédito;
  • Possibilidade de fazer compras online.

O sucesso desse modelo empresarial se dá pela busca constante em atender demandas ignoradas pelas outras instituições do setor. Por não oferecer atendimento presencial, as fintechs conseguem expandir seu alcance e baratear seu serviço.

Inovações assim têm grande impacto no mercado como um todo, pois mexem em estruturas enraizadas, como uma calibração de equipamentos. Hoje, mesmo bancos grandes adotam técnicas e serviços utilizados pelas fintechs visando não perder clientes.

Essas empresas, que surgem no formato de startups, ou seja, empresas focadas na tecnologia e com propostas escaláveis, provaram que o modelo usado até então era defasado e pouco prático.

Características de uma fintech de sucesso

As fintechs são empresas distintas no setor financeiro. Nem todas funcionam como bancos digitais e é importante que o cliente consiga fazer essa diferenciação entre os produtos oferecidos por cada uma.

Um profissional que trabalha com transformador de solda e quer fazer investimentos vai procurar uma empresa, enquanto um empreendedor que busca crédito para abrir seu negócio utiliza os serviços de outra fintech.

Cada empresa precisa ter características próprias que a destaquem da concorrência, tanto na qualidade dos produtos e serviços como no posicionamento, público-alvo e contato com o cliente.

Ainda assim, para se enquadrar na classificação de fintech, é preciso seguir alguns padrões encontrados em empreendimentos desse tipo. Entenda quais são os seis traços comuns dessas empresas inovadoras que vêm ganhando espaço no mercado.

Tecnologia

A tecnologia é um ponto central das fintechs. Não à toa, faz parte até no nome desse modelo empresarial.

A ampliação do alcance dessas empresas só é possível graças à tecnologia aplicada para transformar processos massantes e burocráticos em alguns cliques na tela do celular.

Gerenciar as informações confidenciais de milhares de usuários sem a estrutura que os grandes bancos têm também demanda investimentos em ferramentas avançadas e profissionais capacitados para operá-las.

Além do desenvolvimento de novos produtos, os softwares utilizados ainda são encarregados de fazer o atendimento inicial ao cliente, cruzar informações de gastos e hábitos de compra e sugerir serviços com base na atividade do usuário.

Um funcionário de uma empresa de usinagem em geral pode se beneficiar dessa inteligência artificial para escolher com efetividades planos de investimentos, por exemplo, mesmo que não tenha conhecimento técnico sobre o assunto.

O uso da tecnologia traz facilidades para o dia a dia do usuário, ao mesmo tempo que possibilita à empresa criar soluções criativas e úteis para o mercado.

Escalabilidade

O alcance das fintechs é uma característica básica das startups. Negócios escaláveis são a aposta desse novo momento econômico estruturado em cima do crescimento irreversível da internet.

Cursos online, produtos digitais, atendimento médico, entre outras coisas, são exemplos de como os negócios estão se adaptando para atingir um volume muito maior de clientes através da rede empregando, muitas vezes, menos esforço do que no modelo tradicional. 

A ideia é otimizar o serviço, como ao utilizar um aplicador de tag, e extrapolar as barreiras de distância entre a empresa e o cliente. Com o uso da automação possibilitada pela tecnologia, escalar os negócios na internet se tornou uma realidade buscada por muitas empresas.

Produtos diferenciados

Como já foi mencionado, as fintechs, muitas vezes, se especializam em determinados serviços para preencher lacunas no mercado financeiro.

Há empresas focadas em gestão financeira tanto pessoal quanto empresarial, investimentos, crédito, conta bancária, crowdfunding (financiamento coletivo), etc. 

Os esforços empregados em oferecer serviços de qualidade especializados resultam em empresas que dominam suas áreas e são atrativas para o público, que busca a melhor solução para resolver dores e desejos.

Assim como uma fábrica de fios e cabos elétricos pode produzir o melhor produto possível por direcionar seus recursos, as fintechs trazem respostas efetivas e úteis para os clientes.

Um produto muito usado, que foi popularizado pelas novas instituições, é o cartão virtual, que cumpre a mesma função do cartão de crédito, mas garante muito mais segurança nas compras online.

Praticidade

Ir ao banco resolver uma pendência era uma saga homérica no dia a dia das pessoas. Diversos papéis e documentos eram necessários, o horário de atendimento era restrito e as longas filas são motivo de piada em shows de comédia até hoje.

Com mais de 97% da população brasileira utilizando aparelhos celulares diariamente, a opção de gerir a vida financeira por um aplicativo instalado no dispositivo é revolucionária.

Apesar de ser uma curva de aprendizado um pouco acentuada para clientes de idade mais avançada, as novas gerações já estão completamente adaptadas a essas ferramentas, e existe a preocupação das empresas em tornar suas aplicações cada vez mais simples.

Autonomia para o cliente

Emergências financeiras durante a noite ou aos finais de semana sempre foram um medo entre os clientes das instituições financeiras tradicionais. Algumas operações eram bloqueadas até mesmo nas máquinas de autoatendimento fora do horário de expediente.

Várias dessas medidas visavam a segurança dos usuários, mas também prejudicavam os clientes.

Além disso, questões um pouco mais complexas, como contestar uma compra ou solicitar o cancelamento de um cartão, exigiam que o cliente fosse até a agência, esperasse, conversasse com um atendente, esperasse mais, e só então tivesse retorno da empresa.

Ao concentrar as operações no digital, as fintechs devolvem a autonomia do cliente para fazer operações, consultar extrato, investir ou resgatar dinheiro, bloquear e desbloquear o cartão de crédito, etc.

Humanização

As fintechs são empresas modernas, criadas para funcionar nesse cenário criativo, inovador e despojado.

A atenção às tendências do mercado, ao comportamento do consumidor e aos movimentos culturais e sociais que direcionam a economia faz parte da mentalidade dessas empresas, que entendem as redes sociais e sabem manter um bom relacionamento com o cliente.

A comunicação mais leve e sem muitas formalidades ajuda a traçar a linha que separa as fintechs das instituições tradicionais e ainda permite trazer clareza ao possibilitar nuances no tom de voz da empresa.

As fintechs são um modelo empresarial que resume bem o que o mercado está se tornando: a união entre tecnologia de ponta, criatividade, humanidade e o resgate do cliente como foco das empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post O que são Fintechs? Como atuam no mercado? apareceu primeiro em AulaPlus - Criptoativos, Blockchain e Negócios Digitais.



This post first appeared on AulaPlus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais, please read the originial post: here

Share the post

O que são Fintechs? Como atuam no mercado?

×

Subscribe to Aulaplus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×