Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A importância do Marketing Personalizado

Você já ouviu falar sobre marketing personalizado e quais benefícios ele pode agregar a sua marca? O Marketing vem se transformando ano após anos, se antes os anúncios eram feitos apenas nos meios de comunicação convencional como:

  • Rádio;
  • Tv;
  • Revista;
  • Jornal;
  • Outdoor. 

Hoje graças a internet é possível falar e anunciar seus produtos e serviços, além de falar diretamente com o seu consumidor de uma maneira bem mais simples e eficaz, com isso abrindo espaço para o Marketing Personalizado.

Quando uma empresa de embalagens cosméticos, por exemplo, investe no marketing de personalização, seu objetivo principal é encantar os consumidores e com isso aumentar as conversões, mas com uma abordagem que foca diretamente no interesse desse cliente.

Existem inúmeras estratégias de marketing que podem ser personalizadas, para entender melhor como ela funciona e saber como aplicar em seu negócio, continue lendo esse artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é marketing de personalização

O marketing personalizado consiste em estratégias de marcas que são baseadas nas preferências, no histórico e perfil dos consumidores, onde seu principal objetivo é se comunicar com cada pessoa, também é conhecido como marketing one to one.

Sendo assim, o marketing de personalização trabalha com ofertas, serviços, produtos, experiências e é claro conteúdos personalizados.

Por exemplo, quando você está no site de uma loja de fábrica de sacolas plásticas e vê vitrines de produtos recomendados conforme suas últimas compras, isso é um marketing personalizado.

Ou quando você recebe um e-mail de uma loja que costuma consumir, falando que aquele produto que você tinha deixado na lista de desejos baixou o preço, também diz respeito ao marketing personalizado.

O objetivo principal dessa estratégia é criar uma relação mais próxima com o cliente utilizando uma abordagem única feita especialmente para aquela pessoa, é quase como se a empresa soubesse exatamente o que o consumidor está pensando e deseja.

Você deve estar se perguntando, como as empresas sabem exatamente os interesses do consumidor e o que ele está procurado, simples a base do marketing personalizado, são os dados, é por meio deles que é possível saber:

  • Gostos;
  • Interesses;
  • Hábitos;
  • Comportamentos.

Funciona assim, uma empresa de aluguel de galpão de lona, por exemplo, consegue extrair esses dados da navegação dos usuários, através dos cookies, seja enquanto ele acessa o site, compra na sua loja virtual, clicar em links ou interage na rede social.

Além disso, esses dados podem ser fornecidos pela própria pessoa, enquanto fornece formulários na web e informa dados pessoais e interesses, isso mostra como o marketing de personalização é fruto da internet e da tecnologia por trás dela.

Importância de investir na personalização

Agora que você já sabe como o marketing de personalização funciona, vamos entender melhor qual a importância dessa estratégia para o seu negócio.

Em primeiro lugar é preciso entender que o perfil do consumidor mudou muito conforme os anos, se antes as pessoas saiam de casa para comprar cone de sinalização, por exemplo, hoje é possível que toda a jornada de compra seja feita pelo celular.

Sendo assim as pessoas passaram de consumidores passivos que apenas recebiam as informações sobre determinada marca ou produto, para usuários mais ativos que vão atrás do que desejam.

Por isso, é importante que a sua empresa se destaque no meio de tantas possibilidades existentes na internet, o quanto antes você perceber isso e atualizar seus meios de negócios, melhor serão seus resultados positivos.

O marketing nos dias atuais entende que cada pessoa é única, que os consumidores não são apenas um segmento ou uma massa qualquer, partindo desse pensamento, as pessoas gostam de ser tratadas como seres únicos que são.

Sendo assim, se você tem uma empresa de fachada ACM, por exemplo, não trate seus clientes como mais um número na lista de contato, mostre o quanto ele é importante para a sua marca.

Com isso, o marketing personalizado atende o mercado de consumidores que estão cada vez mais exigentes por relações e os valores que as marcas passam, as vantagens consistem em:

  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Facilitar a tomada de decisão;
  • Aumentar a fidelidade;
  • Aumentar as conversões.

É bem simples de entender, ao melhorar toda experiência do seu cliente, mostrando o quanto ele é importante e entendendo que esse consumidor é único, você facilita a tomada de decisão dele, afinal a sua empresa valoriza ele.

Tudo isso cria um bom relacionamento entre empresa e consumidor, aumentando a fidelidade e fazendo com que você aumente as conversões desses leads em clientes fiéis da sua marca.

Como aplicar o marketing de personalização 

Saiba como aplicar essa estratégia de marketing no seu negócio, saiba que a personalização pode ser usada por empresas de diversos segmentos, seja uma loja de sacolas plásticas atacado, de jóias, velas, enfim, basta apenas adaptar ao seu negócio.

Comece aos poucos

É importante que você comece aos poucos, pense nas estratégias que funcionam melhor para sua empresa e vai fazendo a implantação entendendo seus limites, pense que a personalização em larga escala irá exigir muitos recursos.

Com o passar do tempo e a medida que os resultados forem se tornando mais positivos, amplie o marketing personalizado para todos os seus clientes e através de diversas estratégias.

Entenda que esse tipo de estratégia permite com que a sua empresa tenha uma vantagem competitiva, afinal o seu negócio tem aquilo que os outros não têm, ela entende os clientes como seres únicos. 

Use o e-mail marketing

Uma boa forma de utilizar o marketing de personalização é criar conteúdos personalizados e enviar para os seus clientes através do e-mail, assim você direciona os assuntos mais relevantes com base nas preferências de cada consumidor.

Por exemplo, uma empresa de aplicador de tag, pode fazer com que os assinantes da sua lista se inscreverem em um newsletter particular que apresente um conteúdo determinado, pode ser um tema específico, uma categoria do blog, etc.

Isso irá segmentar o conteúdo, tornando cada vez mais personalizado, assim o cliente não irá receber vários e-mails de temas que ele não se interessa.

Monitore o que é tendência

Entenda que as redes sociais são instrumentos muito poderosos na busca por elementos que permitam a segmentação, com isso comece a observar o que o seu grupo de consumidores considera popular e use isso ao seu favor.

Busque analisar o que eles costumam compartilhar e curtir, tente identificar coisas em comum com o seu negócio, sendo assim tente descobrir quais são as páginas que eles visitam, e envie e-mails personalizados com base nisso.

Uma dica é enviar trechos de conteúdos com link, e observar qual é a reação desses usuários, assim você linka os conteúdos do seu blog e vê se aquilo é uma extensão da preferência desses usuários.

Se você tem uma loja de sacola alça fita, por exemplo, pode colocar formulários no fim dos seus posts, com questões que induzam o leitor a compartilhar suas preferências.

Busque a segmentação

A dica de ouro é segmente as informações, para que isso seja possível você usar a automação de leads, com ferramentas que permitem a análise de dados fornecidos pelos usuários da sua base.

É importante que você entenda que o marketing de personalização considera as informações sobre cada indivíduo e não sobre grupos, afinal é uma pessoa que consome suas publicações.

Por mais que essa pessoa esteja inserida em um grupo específico, ela não pensa igual a todos e suas preferências não são as mesmas, pensar que o marketing que funciona para um funciona para todos é muito ultrapassado.

Portanto é fundamental que você conheça a sua persona e faça um levantamento dela, com isso você saberá exatamente qual o perfil do seu consumidor, isso irá te ajudar a criar estratégias eficazes de personalização.

Usando essas estratégias você começará a perceber como os clientes irão enxergar a sua marca com outros olhos, afinal a sua empresa fará com que eles se sintam especiais de alguma forma.

Quem não adora uma exclusividade não é mesmo, ainda mais nos dias atuais, onde cada vez mais pessoas trabalham com internet e mostram para os seus seguidores como as marcas os tratam, os clientes comuns também querem sentir esse gostinho.

Sendo assim, ao implantar o marketing de personalização na sua empresa, você terá clientes mais fiéis e satisfeitos, fazendo com que sua marca se destaque em meio a concorrência.

Pode ser um trabalho duro e demorado, mas saiba que irá render ótimos frutos para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post A importância do Marketing Personalizado apareceu primeiro em AulaPlus - Empreendedorismo e Negócios Digitais.



This post first appeared on AulaPlus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais, please read the originial post: here

Share the post

A importância do Marketing Personalizado

×

Subscribe to Aulaplus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×