Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dicas de como utilizar o Buzz Marketing

O termo Buzz Marketing pode ser até desconhecido por você, mas saiba que esse é conceito usado há anos quando o assunto é vendas, pois se trata do famoso “tá na boca do povo”.

Afinal, qual negócio não deseja que comentem sobre ela, Isso é a alma do negócio, pois dessa forma mais pessoas irão conhecer a sua marca, pois isso as empresas que estão atentas a essa importância estão investindo em campanhas que geram muitos comentários.

Por exemplo, uma empresa de solda mig com gás, cria uma ação sobre seus produtos, obviamente deseja que essa campanha seja assunto em todos os lugares possíveis, certo?

O Buzz Marketing é um conceito muito importante que pode gerar grandes resultados, se for executado da melhor forma.

Essa estratégia de Marketing é bem diferente de um conteúdo viral, afinal o buzz garante que as marcas ganhem popularidade através de ações planejadas, não é nada por acaso.

Afinal, mais que assuntos, as empresas desejam fortalecer o relacionamento com os clientes abrindo oportunidades de diálogos para diversos assuntos, por isso, para saber mais sobre o buzz marketing continue lendo esse artigo.

Entenda o que é o Buzz Marketing

Essa é uma estratégia focada em gerar assuntos sobre marcas ou produtos, por exemplo, uma empresa de limpeza SP, ao usar o Buzz marketing, deseja que os seus consumidores conversem entre si sobre algo que a marca fez recentemente.

Com isso essa empresa consegue colocar seu nome em destaque o que faz com que mais pessoas se interessem por seus serviços, é importante que você entenda que tudo é completamente planejado, levando em conta a projeção e como o público será impactado.

Dessa forma o Buzz é todo:

  • Comentário;
  • Animação em torno do assunto;
  • Agitação sobre um tema;
  • Discussões.

Quando você abre um espaço para que falem da sua marca, pode ser que surjam comentários negativos no meio do caminho, mas não veja isso como um mau sinal, afinal os consumidores estão debatendo sobre o assunto é normal que tenha opiniões diversas.

Por exemplo, uma empresa de iluminação para galpão industrial, para conseguir gerar um tema interessante de forma natural, é preciso que seja algo que realmente faça as pessoas pararem suas vidas corridas e valha a pena discutir.

Por isso que antes de tudo o Buzz marketing precisa ser criativo e exige conhecimento profundo da persona da marca, pois quanto mais se souber sobre o seu consumidor, melhores são as chances que se dê certo.

Alcance estratégico

Essa talvez seja uma das questões mais importantes do Buzz Marketing, pois não é apenas o número de pessoas alcançadas que importa, o foco estratégico é bem mais importante, pois ele foca no público-alvo da sua empresa.

Por exemplo, uma empresa de terraplanagem não quer alcançar um adolescente, ele quer fisgar a pessoa que está procurando por serviços de terraplanagem preço, pois é nesse público que se encontra o seu cliente.

Evite efeitos colaterais

Como já dito, o Buzz Marketing não é uma notícia ou um conteúdo viral, tudo que é feito nessa estratégia precisa ser planejado, pois existem altas taxas que ocorra alguns efeitos colaterais.

Por isso, estude todos os aspectos, conheça sua persona a fundo e principalmente qual impacto essas campanhas podem ter na sua marca, sendo assim, tenha em mente que antes da campanha ser impactante ela precisa ser responsável, com isso:

  • Entenda o contexto social;
  • Considere seu público-alvo;
  • Entenda o mercado pelo qual sua empresa está inserida.

É importante que você tenha em mente que a marca da sua empresa está em jogo, por isso é importante que você zele por ela.

Conheça os gatilhos do Buzz Marketing

O Buzz Marketing é feito através de muito estudo e planejamento, por isso para que uma campanha de uma marca de luva de vaqueta vire assunto é preciso que seja feita uma análise completa do comportamento e efeitos que ela terá no mercado e para a empresa.

Um nome muito importante quando o assunto é Buzz Marketing é o publicitário Mark Hughes, ele é responsável por detalhar a maneira como essa estratégia é feita, com isso a partir desses estudos ele criou o conceito de que existem seus gatilhos nesse universo.

Esses gatilhos, como o próprio Mark define, são botões fundamentais para o Buzz Marketing.

Por isso, para que a campanha de uma marca de hipoclorito de cálcio funcione e gere os comentários esperados, é fundamental que pelo menos um desses pilares sejam devidamente abordados.

Sendo assim, através de um desses gatilhos é possível colocar um assunto em destaque no cotidiano das pessoas, entender melhor sobre esses pilares e o que eles significam.

O tabu

O polêmico botão do tabu é ativado quando a campanha fala de um assunto considerado proibido, entenda que não estamos falando de temas relacionados a algo que seja proibido por lei, são só assuntos controversos.

São temas que fazem com que as pessoas escolham um lado para debater, mas é importante ressaltar que não pode ser nada que ofenda minoria, religiões, algum povo, ou outras classes.

É importante que se entenda que quebrar tabus, não é o mesmo que criar polêmicas sem uma estratégia que faça sentido ou justifique as ações.

O incomum

Quando falamos do botão incomum estamos falando sobre assuntos que fujam dos padrões que são estabelecidos pela sociedade, podendo ser assuntos novos ou algo que seja revolucionário e façam as pessoas pensarem fora da caixa.

Para que esse gatilho funcione é importante que junto com debates revolucionários, se tenha uma qualidade e acima de tudo um compromisso com o comprimento da proposta abordada.

Isso significa que de nada adianta levantar um tema incomum se depois sua empresa não conseguir sustentar aquele discurso.

O extraordinário

O extraordinário é um gatilho que passa uma mensagem positiva, por exemplo, uma empresa de limpeza de dutos, cria uma campanha positivamente incrível e com isso faz com que seus consumidores fiquem satisfeitos de uma forma instantânea.

Com isso, o botão extraordinário faz com que as pessoas comentem sobre seu serviço ou produto pela única razão de que é o grande diferencial oferecido por sua marca ou a campanha em si.

O chocante

Talvez esse seja o gatilho mais comum e usado pelas empresas mundo afora, afinal tudo aquilo que nos choca, seja sobre qualquer assunto, gera comentários e discussões calorosas sobre o tema, não é mesmo? Sendo assim, quanto mais chocante mais buzz é.

Como já dito em outros botões, é preciso que se tenha cuidado, todo planejamento deve ser feito para que a campanha choque os consumidores de forma positiva, por isso evite temas que possam fazer o inverso e chocar de uma forma ruim.

O hilário

Esse é um gatilho que apela pela nossa atenção, afinal quem não adora assuntos ou coisas no geral que nos façam rir.

Por exemplo, você está navegando na internet procurando por extintor co2 preço e no meio das suas pesquisas encontra um vídeo de uma campanha engraçada sobre o extintor que está procurando, com certeza irá para a pesquisa e dar atenção para isso, certo?

Por isso use a criatividade e faça campanhas que sejam engraçadas, com isso a sua marca tem muito mais chances de cair no gosto popular e ser comentada por todos.

O segredo

Por último mas não menos importante temos o botão do segredo, como o próprio nome diz, esse é o gatilho do suspense, afinal nós somos naturalmente curiosos e adoramos procurar por dicas e pistas, isso instiga o ser humano.

Além disso, o botão do segredo explora a questão da necessidade de participação, além do gatilho da escassez, pois o medo de perder alguma novidade gera um engajamento e tanto, com isso ele capta a atenção dos consumidores até a hora da revelação final.

Estratégia é diferente de marketing viral

Entenda um pouco melhor a diferença do marketing viral e do marketing buzz, começa que o viral tem a proposta de chegar ao maior número de pessoas possíveis, com isso não existe muito planejamento e muito menos uma estratégia.

Sendo assim, o marketing viral não consegue ter resultados muito concretos e efetivos quando o assunto é uma boa estratégia de marketing.

Já o Marketing Buzz é um trabalho estratégico, as empresas planejam as ações, além de projetar as reações em relação aos produtos, serviços e as campanhas apresentadas, levando em consideração todas as possibilidades.

Além disso, as campanhas são projetadas para um público específico, tendo um objetivo bem claro, sem contar que o Buzz Marketing não só cria polêmica e abre espaço para que debates aconteçam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Dicas de como utilizar o Buzz Marketing apareceu primeiro em AulaPlus - Empreendedorismo e Negócios Digitais.



This post first appeared on AulaPlus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais, please read the originial post: here

Share the post

Dicas de como utilizar o Buzz Marketing

×

Subscribe to Aulaplus - Criptoativos, Blockchain E Negócios Digitais

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×