Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Marketing Digital é Furada? Evite Quebrar Seu Negócio na Internet

Entre mitos, polêmicas e falsos gurus, a ideia de que Marketing Digital é furada se fortalece de tempos em tempos nos debates pelas mídias sociais.

Afinal, realmente é arriscado investir em Marketing digital? Existe o risco de quebrar tentando alcançar o sucesso nesse mercado maravilhoso, mas também extremamente disputado?

Nesse artigo veremos mais a fundo algumas verdades doloridas sobre o universo do marketing digital e você estará preparado para evitar cair em golpes online, principalmente por parte de falsos gurus vendedores de curso.

Vamos lá!?

A promessa do trabalho fácil e de qualquer lugar do mundo

Em basicamente toda propaganda sobre as maravilhas do marketing digital, é vendida a ideia de uma vida fácil, com notebook na praia e ganhos exorbitantes trabalhando poucas horas por dia.

O ser humano é ganancioso por natureza, e esse estilo de vida vendido por gurus do marketing digital atrai milhares de pessoas ingênuas, prontas para gastar milhares de reais em cursos que supostamente ensinarão como viver esse sonho.

Na prática o que vemos são lançamentos de produtos digitais que passam de 10 milhões de reais em vendas durante 7 dias de carrinho aberto.

Enquanto o guru fatura alto, vendendo cursos caros para milhares de pessoas esperançosas naquilo, no final das contas menos de 1% delas chegam a faturar mais de R$ 10.000 por mês com consistência (na verdade esse número não chega a 0,1%).

Por outro lado a maioria acaba com o cartão de crédito estourado pelos próximos 12 meses, sem conseguir lucrar um único real ao colocar em prática todo o conteúdo que aprendem nesses cursos.

Perder dinheiro na internet é normal

Eu sei que isso é algo triste a se admitir, mas é a mais pura verdade.

Com tantos vendedores de ilusão que temos por aí, a maioria absoluta das pessoas que tentam criar um negócio online de sucesso acabarão perdendo dinheiro.

“Mas Eduardo, eu vejo vários depoimentos de clientes satisfeitos…”

Claro, meu bom gafanhoto.

Se eu vendo um curso para 10 mil pessoas, é quase certo que pelo menos algumas dezenas delas terão sucesso. Na verdade boa parte dessas pessoas teriam sucesso comprando ou não o curso com promessas mirabolantes.

Acontece que na empolgação por ganhar dinheiro online rápido, esquecemos do bom senso. Não devemos ir pela exceção, mas sim pela regra.

Dentro de 10 mil pessoas que compram um curso, muitas já compraram outros cursos. Algumas delas já têm conhecimentos prévios, outras já estão com um negócio consistente no ar, buscando apenas por melhorias…

Nesse universo, certamente algumas das 10 mil pessoas terão resultados bacanas e ficarão muito felizes, mandando depoimentos para o guru usar e convencer mais outras 10 mil pessoas a comprar o mesmo curso.

O lado B dos depoimentos de cursos online

Além disso, ainda existe um lado pouco comentado sobre as pessoas que obtém resultados com o que aprendem em cursos online e depois ficam milionárias com isso: a maior parte delas não existe.

Isso inclusive já foi alvo de matéria em grandes portais, como você pode conferir nesse artigo disponível no UOL, sobre a venda de depoimentos que acontece na internet (spoiler: com 20 reais você já consegue comprar depoimentos em vídeo de “alunos bem sucedidos após aplicar as técnicas secretas de seu curso meia boca):

Matéria: Depoimentos falsos são vendidos na internet para enganar consumidores

Então, marketing digital é furada…

Imagino que lendo tudo isso e abrindo os olhos para falcatruas que acontecem no mercado do marketing digital, você possa ter perdido boa parte do ânimo em empreender online.

Vamos com calma e não se deixe abalar pelas emoções tão facilmente.

É preciso ser racional, manter os pés no chão e agir com coerência para embasar suas decisões e atitudes, ok?

Sendo assim, daqui pra frente vou te ensinar como não perder dinheiro na internet, e ao invés disso, ir na contramão de toda a manada.

Vamos lá, porém se prepare, pois não teremos meias palavras daqui pra frente. Certamente agora que você está vacinado contra o mito de ganhar dinheiro fácil na internet, está preparado de verdade para criar um negócio online de sucesso da maneira certa.

Aceite esse fato e ficará muito mais fácil trabalhar profissionalmente no mercado digital, sem ir para o extremo dos que acreditam que marketing digital é furada, baseados em achismos.

Apenas tendo total consciência de onde está se metendo você passará a ter uma chance real de sair vencedor nesse duelo de Davi contra Golias que acontece diariamente na rede.

Agora você pode ser um peixe pequeno, iniciando e concorrendo com empresas que investem milhões de reais em campanhas de tráfego pago, análise de dados, inteligência artificial e outras ferramentas, além de equipe, para marcar presença digitalmente.

Porém é plenamente possível sair vitorioso dessa batalha, e nem é tão difícil assim como foi para Davi derrubar o gigante.

Como ter um negócio online de sucesso

1. Pare de seguir gurus

A princípio, a maior parte das pessoas que sonham em ganhar dinheiro na internet tomaram conhecimento desse mercado ao serem impactadas por algum anúncio online.

Dali por diante é normal passar a seguir gurus nas redes sociais, conhecer cada vez mais “estrelas” desse mercado e passar horas do seu dia consumindo o conteúdo e comprando cursos desses caras.

Isso não vai te levar a lugar algum.

Ao invés de seguir cegamente o que esses gurus postam a todo momento, dê uma pausa e separe um tempo para você e seu negócio digital.

Conheço pessoas que estudam há anos e acompanham cada um dos 87 stories diários de cada um de seus gurus favoritos. O que sobra é um total de poucos minutos para realmente colocar algo em prática.

Dessa maneira, você jamais terá resultados. Marketing digital é uma furada, assim como qualquer outro tipo de negócio é uma furada, caso você dedique quase que 100% de seu tempo a consumir conteúdos, sem sobrar nada para dedicar à criação de seu próprio negócio.

2. Pare de comprar cursos (desatualizados, prefira mentoria)

A partir do momento em que um curso termina de ser gravado, ele já está desatualizado.

Isso acontece por 2 principais motivos:

  1. Em cursos os professores ensinam estratégias que utilizaram por anos até esgotar as possibilidades, então passam a vendê-las para gerar um caixa adicional;
  2. A todo momento surgem novas redes sociais, novas tecnologias, novas estratégias.

A internet é quase que um ser vivo, em constante mutação. Se você aprende uma estratégia em um curso, saiba que mais centenas (ou milhares) de pessoas compraram aquele curso e irão aprender e aplicar exatamente o mesmo que você.

A concorrência será desleal, a estratégia perderá seu efeito em pouco tempo e a maioria colherá resultados muito baixos.

Além disso, surgirão outras estratégias que funcionarão melhor, por serem menos exploradas, então você estará tentando pescar em um lago cheio de pescadores concorrentes. Ao invés disso, poderia ir para um lago vizinho onde ninguém está concorrendo contigo.

Dica sobre cursos

Minha dica é: compre um único curso para aprender o básico para criar seu negócio online e entender as principais estratégias de venda online, copywriting, funis de relacionamento…

Caso não queira comprar nada, recomendo que assista às playlists gratuitas disponíveis em nosso canal, na seguinte ordem:

Como criar um site profissional

Curso gratuito de email marketing

Ao final disso, você terá um site pronto e um funil de vendas configurado. Precisará apenas de uma fonte de tráfego, que pode conseguir de forma orgânica ou paga.

A seguir, algumas alternativas para trabalhar com cada um desses tipos de tráfego:

Como gerar tráfego orgânico

Como gerar tráfego pago

3. Foque na única coisa (recomendar o livro e tbm única estratégia principal de tráfego e de conversão)

Com uma estrutura pronta e uma fonte de tráfego, foque nisso.

Focar significa dizer não para todo o resto. Então pare de comprar cursos e não dê atenção para nenhum guru que aparecer com uma nova estratégia mirabolante ou uma nova fonte de tráfego milagrosa.

Esqueça tudo e foque em uma única coisa. Lembre-se que marketing digital é furada quando você tenta remar em todas as direções.

Sendo assim, você conseguirá resultados muito melhores se, por exemplo, criar vídeos para o Youtube todo dia ao longo de 3 anos, do que se a cada mês investir em uma estratégia diferente.

Em outras palavras, reflita sobre o seguinte cenário para daqui a 3 anos (36 meses) e onde você prefere estar:

A) Ter um canal no Youtube com 1.095 vídeos gerando visualizações todos os dias, com milhares de inscritos, uma marca consolidada, audiência fiel e vendas recorrentes sendo realizadas diariamente;

B) Ter aplicado 36 estratégias diferentes (uma por mês) e ter perfis em todas as redes sociais, sites dos mais variados tipos, dezenas de contas em plataformas diferentes, tudo gerando poucas visitas a cada dia. Sem marca consolidada, nem audiência fiel, nem resultados consistentes…).

Qual sua escolha?

4. Repita, repita, repita.

Após ter definido um nicho específico de atuação e uma boa estratégia de geração de tráfego e conversão, repita.

Continue repetindo suas ações dia após dia durante o máximo de tempo possível.

Pouco a pouco, tijolo a tijolo, você estará construindo seu castelo.

Tenha paciência e disciplina para respeitar o processo e persistir mesmo quando os resultados ainda não estiverem na medida de suas maiores pretensões.

No entanto, não se trata apenas de repetir algo indefinidamente. Há ainda uma última etapa para ter sucesso com um negócio online, que veremos a seguir.

Sem dúvida esse é um ponto crítico que merece atenção constante, por isso não se trata de um quinto passo nesse guia.

Feedback constante: marketing digital é furada sem isso

Anteriormente você viu os passos necessários para colocar em prática um negócio online de sucesso trabalhando com marketing digital.

Porém é importante dar uma atenção especial a um ponto que a maioria ignora em seus projetos: feedback.

Trata-se de monitorar seus resultados com uma determinada frequência e tirar conclusões a respeito do andamento de tudo o que está sendo feito.

Como resultado dessa análise detalhada, você notará pontos fortes em seu trabalho, assim como possíveis pontos de melhoria para serem trabalhados de uma forma melhor.

Por exemplo, se você está conseguindo gerar um bom número de visitantes na página de vendas de um produto, mas as vendas estão abaixo do esperado, é preciso que um trabalho seja feito para melhorar a conversão dessa página de vendas, ou a qualidade desse público.

Por outro lado, se a conversão em vendas está ótima, mas o tráfego gerado é muito baixo, será preciso pensar em estratégias para melhorar a geração de tráfego qualificado, seja de maneira orgânica ou paga.

Do negócio falido ao sucesso trabalhando na internet

Dessa maneira explícita nesse artigo, você tem em suas mãos o conhecimento necessário para construir um negócio digital de sucesso na internet.

Porém não se contente apenas com o básico. Faça o básico muito bem feito e depois invista em melhorar ao máximo, de forma contínua, seu projeto online.

Para ir além desse recomendado, confira estratégias avançadas de marketing digital, como essa daqui onde você pode fazer o disparo de email em massa para vender mais.

Por fim, lembre-se de gerenciar seu negócio de forma responsável e profissional, para nunca mais cair no mito de que marketing digital é furada. Também é sábio em hipótese alguma comprometer o que vem dando certo apenas para seguir a manada com uma nova estratégia milagrosa de algum guru.

Até a próxima!

O post Marketing Digital é Furada? Evite Quebrar Seu Negócio na Internet apareceu primeiro em Negócio Esperto.



This post first appeared on Negócio Esperto, please read the originial post: here

Share the post

Marketing Digital é Furada? Evite Quebrar Seu Negócio na Internet

×

Subscribe to Negócio Esperto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×