Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Melhor Bio Para Vender no Instagram

O que colocar na bio para vender no Instagram como se estivesse vendendo água no deserto?

Foi essa pergunta que me fiz uns meses atrás e me levou a fazer inúmeras pesquisas e testes na prática, melhorando drasticamente as vendas em meus perfis comerciais no Instagram.

Neste artigo compartilharei com você dicas 100% testadas e validadas na prática para te ajudar a construir uma bio implacável em vendas, para converter o máximo possível de visitantes de Seu Perfil no Instagram em clientes assíduos de suas ofertas.

Porém preciso te alertar que para extrair o máximo dessa estratégia, recomendo fortemente que você a utilize aliada a uma ferramenta de envio de emails em massa. Dessa forma seus resultados serão multiplicados ao longo do tempo, transformando uma simples venda em múltiplas vendas para os mesmos clientes.

Por exemplo, ao invés de fazer uma venda e encerrar seu ciclo de relacionamento com o cliente, você poderá fazer novas ofertas e vender outros produtos e serviços para essa mesma pessoa. Com isso aumentará o valor gerado por cada comprador para a sua empresa, conhecido técnicamente como LTV (Lifetime Value)

Leia este artigo complementar para aprender como enviar emails em massa.

Dito isto, vamos dar seguimento para você saber tudo o que precisa para configurar uma bio para vender no Instagram

O Instagram como ferramenta de vendas

Entre todas as redes sociais mais populares dos últimos anos, certamente o Instagram é a segunda com maior estabilidade e ótimo ambiente para fechar negócios.

Inegavelmente o Youtube segue consistentemente na primeira posição, por manter seu algoritmo estável, entregando bom alcance a todos os criadores que criam canais em sua plataforma.

Por outro lado, o Instagram segue os passos de sua criadora, que assim como já cortou o alcance de páginas no Facebook, também diminuiu drasticamente o alcance de publicações nessa rede social.

Porém parece que a Meta aprendeu que não é possível zerar o alcance de todo mundo e obrigar as pessoas a pagarem por anúncio. Nem os usuários querem isso, como vimos com a debandada geral que ocorreu no Facebooks nos últimos anos.

Devido a isso, o Instagram tem se mantido uma rede estável, com alcance razoável para as publicações feitas na plataforma, além de entrega de conteúdo para novos usuários com frequência.

Somando todos esses fatores, é possível criar um Perfil no Instagram e vender cada vez mais nessa rede social seguindo a cartilha básica do bom profissional de marketing.

Nesse artigo vamos focar na principal porta de entrada dos usuários para se tornarem clientes de sua empresa: você aprenderá como fazer uma bio para vender no Instagram em larga escala. Vamos lá!?

Antes da bio para vender no Instagram: um perfil de sucesso nessa rede social

O primeiro ponto a se trabalhar é o crescimento de seu perfil no Instagram.

Para isso é preciso você ter uma estratégia bem definida, além de seguir algumas dicas pontuais para manter seu perfil movimentado e atraindo cada vez um público maior.

Claro que desde o começo você já pode (e deve) começar com uma boa bio para vender no Instagram, porém convenhamos que é muito melhor ter centenas ou milhares de visitas diárias em seu perfil do que apenas um ou outro gato pingado, certo?

Então a seguir você encontrará um pequeno passo a passo para construir um perfil de sucesso no Instagram.

Defina bem seu público alvo

Jamais caia na besteira de tentar postar um pouco de tudo.

Primeiramente foque em um único nicho e defina bem o público alvo que deseja atingir. Sendo assim, nada de um perfil generalista, combinado?

Certamente um perfil de nicho possui chances muito maiores de crescer do que um perfil que fala sobre tudo, exceto se você for uma celebridade ou algo do tipo.

Identifique e segmente corretamente seu público. Esse nosso artigo sobre nichos de mercado irá te ajudar nessa tarefa.

Produção de conteúdo e aumento de engajamento no Instagram

Em seguida, vamos trabalhar para que seu perfil tenha conteúdo de qualidade e gere alto engajamento, o que viabilizará seu crescimento no curto, médio e longo prazo.

Para criar suas publicações recomendamos que utilize a ferramenta Canva, e para publicar você pode utilizar seu celular, ou a ferramenta Meta Bussiness Suite, disponibilizada pela própria Meta, que permite fazer o agendamento de posts para sua rede social para as semanas seguintes.

Para isso, reserve um tempo e trabalhe de modo a ter conteúdo programado ao menos para os próximos 30 dias. Essa “gordura” ajudará a manter sua rede social sempre atualizada, economizando tempo de atenção diária.

Além disso, vale a pena observar perfis que trabalham com o mesmo nicho que o seu, para ter conteúdos para se inspirar e entender melhor qual tipo de publicação gera maior engajamento em sua área.

Por fim, vamos agora para o centro de nosso objetivo neste artigo.

Como fazer a melhor bio para vender no Instagram

Sem dúvida uma das ferramentas mais potentes para vender no Instagram é a bio de seu perfil.

Quando você possui um perfil bem trabalhado, invariavelmente alguns de seus conteúdos irão viralizar, atraindo pessoas que ainda não conheciam sua página.

Desse modo, boa parte desses usuários clicarão no nome de seu perfil, ao assistirem algum vídeo recomendado de seus Reels ou ser impactado por uma publicação sua na timeline ou aba “Explorar” da rede social.

Logo após abrirem seu perfil, a maior parte dessas pessoas dará uma olhada rápida em seu número de seguidores, Stories ativos e em sua valiosa bio.

Se você trabalhou corretamente e elaborou uma bio para vender no Instagram, uma porcentagem altíssima dessas pessoas clicará no link e estará mais suscetível a comprar de seu negócio.

Por outro lado, sem esse trabalho estratégico, seu perfil deixará de aproveitar valiosas oportunidades de vendas.

Elementos de uma bio impecável no Instagram

Ao passo que os anos passam, vivemos cada vez em um ambiente mais competitivo por atenção. Por isso não desperdice oportunidades de impactar positivamente sua audiência.

Quando um usuário abre seu perfil no Instagram, você tem em seu poder a atenção dessa pessoa. Porém isso dura poucos segundos.

Caso seu perfil seja aquele padrão sem graça, com informações de signo e diversos emojis aleatórios, logo o usuário perderá o foco e irá procurar outros elementos mais interessantes em seu perfil, ou em outro.

Visto que você quer aproveitar ao máximo a atenção de seus visitantes, é preciso trabalhar esses 3 elementos de sua bio:

  • Descrição;
  • Call To Action (CTA);
  • Link.

Com o intuito de tornar sua bio memorável e interessante, vamos ver cada um desses elementos com maior profundidade.

Descrição da bio

Esse é o elemento principal de seu perfil no Instagram.

É aqui que o olho dos visitantes buscará maiores informações sobre seu perfil.

Porém se encontrarem um texto gigantesco, logo perderão o interesse e deixarão a leitura de lado.

Do mesmo modo, caso haja um mar de emoticons tentando transmitir uma mensagem criptografada, tudo será sumariamente ignorado, a menos que seu público seja bem específico e goste desse tipo de coisa.

Portanto, vemos que é necessário um equilíbrio, aproveitando bem esse espaço para transmitir sua mensagem, porém sem ser muito prolixo, nem tornar-se desinteressante rapidamente.

Sendo assim, uma recomendação inicial é definir qual será sua intenção principal ao escrever sua bio.

Será uma bio para vender no Instagram? Ou algo que fale mais sobre você e cative a simpatia de seu público?

Saiba exatamente o que quer, assim ficará mais fácil escolher qual caminho seguir.

Dicas para sua bio no Instagram

A seguir alguns pontos a se considerar nessa análise:

  • Como seus concorrentes estão usando a bio do perfil no Instagram;
  • Qual a ideia principal você quer transmitir para visitantes de seu perfil
  • Será feita uma venda, uma captura de email ou o quê no link que você indicará
  • Qual seu público em termos de gênero, idade e interesses

Respondendo a essas perguntas você saberá, por exemplo, se deve utilizar emojis mais “fofinhos” em sua bio, visto que eles retém maior atenção do público feminino.

Ou então poderá optar por utilizar alguma referência pop, caso seu público seja nichado em um segmento específico da cultura geek.

Ainda será possível entender qual tipo de sentimento buscar para se envolver com uma forte conexão com a dor ou prazer do qual seu público foge ou procura. Por exemplo, se é um público que busca resolver questões com dívidas financeiras (dor) ou investir para ter melhores retornos (prazer).

Veja alguns exemplos de bio para vender no Instagram:

Exemplo de bio no nicho de relacionamentos:

Nesse exemplo é oferecida diretamente uma solução para a maior dor do público alvo do perfil.

Exemplo real no nicho de concursos públicos:

Nesse caso o expert do perfil reforça sua autoridade, visando construir confiança e trabalhando com produtos de maior ticket no médio prazo.

Bio para vender no Instagram trabalhando com finanças pessoais:

Essa bio para vender no Instagram trabalhando no nicho de finanças reforça a autoridade do expert, em seguida promovendo a captura de leads qualificados para posterior trabalho com email marketing.

Call To Action (CTA)

Como parte crucial de uma bio para vender no Instagram, é preciso trabalhar em sua Call To Action, ou seja, na chamada para a ação que utilizará em seu perfil.

Aqui você precisa apelar, pois é onde está o coração de sua estratégia.

Um bom CTA pode multiplicar seus resultados, da mesma forma que algo mal planejado pode zerar suas estatísticas.

Por isso não tenha pressa e dedique o tempo que for necessário para desenvolver uma boa chamada de acordo com sua proposta.

Alguns exemplos de Call to Action para bio do Instagram, incluindo objetivos distintos:

  • Marketing digital por R$79,90;
  • Como vender R$ 10.000 por mês sem investir em anúncios;
  • Barriga definida em 8 semanas sem dieta;
  • Saia do aluguel pra casa própria gastando o mesmo;

Perceba que em todos esses exemplos a proposta única de valor é bem clara e específica.

Complementando, também é válido adicionar emojis como setas e mãos apontando para a direção onde está o link que o usuário deve clicar, como vimos no primeiro exemplo de bio para vender no Instagram.

Link

Finalmente, como último elemento de sus bio no Instagram é necessário adicionar seu link.

Aqui a prática é bem simples, se resumindo a copiar e colar o endereço de sua página de vendas, captura ou outro propósito, de acordo com seu objetivo.

Porém mesmo assim vale uma dica extra: utilize links amigáveis.

Em outras palavras, nada de links de afiliado com aqueles códigos intermináveis, ou encurtadores que podem gerar desconfiança em sua audiência.

Prefira um link de seu próprio site o mais curto possível e, preferencialmente, que contenha nele o nome de sua marca, produto e/ou serviço.

Aumentando a taxa de cliques no link da bio para vender no Instagram

Por fim, existe um último truque a se utilizar em sua bio para vender no Instagram com índices melhores que os atuais.

Na verdade não se trata de um truque, mas de uma técnica altamente eficiente, que muitos ouviram falar, mas poucos sabem como aplicar na prática (ou sequer lembram disso).

Trata-se dos testes A/B. Quando implementados corretamente, podem ajudar a alavancar seus resultados em poucas semanas.

Então, vejamos na prática como funcionam e como aplicar em seu perfil no Instagram agora mesmo!

Testes A/B

Fazer um teste A/B nada mais é do que comparar os resultados de um cenário A com os de um cenário B.

Para isso, se tratando de sua bio no Instagram, faremos a comparação entre como ela está agora e os resultados gerados, com os números que ela irá produzir apenas UMA alteração em sua bio.

Preste atenção, pois iremos mudar apenas um único elemento por vez, assim você saberá exatamente qual mudança causou impacto em seus números.

Você pode, por exemplo, deixar seu perfil do Instagram durante 7 dias com a chamada “Clique abaixo para baixar o ebook grátis” e depois ao analisar as estatísticas perceber que seu perfil teve 100 visitas, com 2 cliques no link. Isso resultaria em um CTR de 2%, certo?

Em seguida você realiza uma alteração, mudando a chamada para “eBook grátis ensina como emagrecer rápido ” e deixar mais 7 dias assim.

Se ao final dessa próxima semana você perceber que seu perfil agora obteve 150 visitas, das quais 30 clicaram no link, seu CTR foi de 20%. Um resultado muito melhor, certo?

Assim você sabe que essa nova chamada é mais eficiente e a mantém, fazendo agora uma alteração em outro elemento do perfil (link, por exemplo) e novamente comparando se seus resultados serão melhores ou piores. Caso haja um retrocesso em seus resultados, basta voltar ao cenário anterior.

Bio perfeita para seu Instagram

Finalizando, agora você sabe os devidos pontos em que precisa dedicar sua atenção para construir um perfil impecável no Instagram, que irá gerar resultados surpreendentes.

Complementarmente, ao fazer testes A/B com sabedoria você construirá ao longo do tempo um bio para vender no Instagram com capacidade máxima de conversão.

Para aditivar tudo isso e acelerar ainda mais, recomendo que use uma estratégia de funil de relacionamentos com esteira de produtos, para aumentar também sua conversão em vendas e o valor médio de lucro gerado com cada cliente.

Para isso aprenda uma estratégia completa gratuitamente neste artigo.

Lembre-se também de analisar métricas semanalmente e mensalmente para manter seu perfil otimizado ao longo do tempo.

Até a próxima!

O post A Melhor Bio Para Vender no Instagram apareceu primeiro em Negócio Esperto.



This post first appeared on Negócio Esperto, please read the originial post: here

Share the post

A Melhor Bio Para Vender no Instagram

×

Subscribe to Negócio Esperto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×