Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Novo Fiat Panda elétrico para enfrentar carros elétricos chineses

O novo FIAT Panda Elétrico será mais económico e com estilo minimalista para enfrentar os carros elétricos chineses.

FIAT Panda elétrico projeta novo futuro

A quarta geração do modelo Panda vai ser apresentado no dia 11 de junho de 2024, prevê-se que seja um dos modelos mais importantes dentro da sua gama.

A nova versão do Panda vai ter dimensões avantajadas saltando do segmento urbano A para o segmento de utilitário B, categoria em que a FIAT possui apenas o SUV 500X, desde o abandono do modelo Punto no ano de 2018.

O Panda elétrico 4ª geração vai ser como um irmão gémeo do Citroen C3 que será lançado no próximo dia 17 de Outubro, ambos vão partilhar a plataforma CMP/eCMP do grupo Stellantis, no entanto a estrutura e parte mecânica serão completamente diferentes. O Panda será inspirado no protótipo Centoventi anunciado em 2019 que naquela altura homenageava a versão original do Panda dos anos 80.

O FIAT Panta elétrico vai ser disponibilizado em várias versões, sendo que a mais económica iniciará com um preço inferior aos 25 mil euros, entrando assim em concorrência direta com por exemplo os Volkswagen ID.2,  Nissan Micra e Renault R5, no entanto o Panda vai distanciar-se destes modelos apresentando um estilo crossover, que incorpora uma suspensão elevada, barras no tejadilho, etc.

Segundo informação do CEO da FIAT Olivier François, a marca possui argumentos para desenvolver uma solução que coloque em dificuldades os modelos elétricos chineses, assim vai privilegiar como foco o “menos é mais”, prevendo-se assim um custo inferior aos seus rivais chineses, mesmo sendo o Panda fabricado na Europa.

FIAT Centoventi Concept

Novo FIAT Panda vai ser um carro elétrico minimalista e económico

O Fiat Panda de 4ª geração será um carro elétrico equipado com bateria LFP (lítio- ferrofosfato) com 40 kWh de capacidade que será fabricada por SVOLT, o preço de lançamento rondará entre 22 e 23 mil euros, fator que o levará a concorrer diretamente contra o pequeno elétrico Dacia Spring.

O CEO da Stellantis Carlos Tavares informou que: “Necessitamos baterias LFP e iremos conseguir equipar os carros elétricos com esse sistema, uma vez que oferece uma posição competitiva ao nível de custos, algo que vai tornar os carros elétricos acessíveis para a classe média”.

A versão topo de gama do FIAT Panda vai utilizar o conjunto mecânico observado nos Opel Corsa Electric e Peugeot E-208, ou seja um motor de 156 CV (115 kW) e uma bateria NCM (níquel, cobalto, manganésio) de 51 kWh brutos que equivale a 48 kWh úteis.

A CATL será o fornecedor das baterias para este modelo topo de gama, sendo que a autonomia rondará os 400 km (WLPT) e o preço atingirá os 30 mil euros.

Vídeo – FIAT Panda elétrico – Lançamento 2024

O conteúdo Novo Fiat Panda elétrico para enfrentar carros elétricos chineses aparece primeiro em Portal Energia.



This post first appeared on Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis, please read the originial post: here

Share the post

Novo Fiat Panda elétrico para enfrentar carros elétricos chineses

×

Subscribe to Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×