Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 5 erros mais comuns na instalação de painéis solares

Investir num painel solar é uma das formas de poupar dinheiro na fatura de eletricidade e ajudar o meio ambiente.

No entanto, acabamos por cometer erros aquando da compra e instalação de painéis Solares. Esses erros mais comuns na instalação de painéis solares podem ser custosos e por vezes perigosos, saiba como evitá-los.

Tabela de Conteúdos

Saiba quais são e como evitar os erros mais comuns na instalação de painéis solares

Os painéis solares são uma fonte de energia limpa e sustentável que tem ganhado cada vez mais popularidade em todo o mundo. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, muitas pessoas têm instalado sistemas de energia solar nas suas habitações e empresas.

Os 5 erros mais comuns na instalação de painéis solares

  1. Posicionamento inadequado dos painéis solares
  2. Escolha de equipamentos de baixa qualidade
  3. Má instalação dos cabos e ligações
  4. Falta de manutenção adequada dos painéis solares
  5. Optar por um sistema solar desadequado às suas necessidades

Como em qualquer projeto de instalação, existem erros comuns que podem comprometer a eficiência e o desempenho dos painéis solares. Vamos então abordar os erros mais comuns na instalação de painéis solares e como os evitar.

1. Posicionamento inadequado dos painéis solares

Um dos erros mais comuns na instalação de painéis solares é um posicionamento inadequado em relação ao sol. Para se tirar o máximo proveito da energia solar, os painéis têm que ser instalados numa zona que receba a maior quantidade possível de luz solar direta durante o dia (não deve ficar debaixo de sombra).

Assim, o ângulo e a direção dos painéis devem ser cuidadosamente planeados de acordo com a localização geográfica e a inclinação do telhado, possivelmente terão que ajustar o suporte onde ficam apoiados os painéis solares.

Como evitar?

Antes da instalação, é fundamental realizar uma análise detalhada da localização e das condições solares. Consultar um profissional ou utilizar ferramentas online de cálculo solar vai ajudar a determinar o ângulo ideal para maximizar o aproveitamento da luz solar.

2. Escolha de equipamentos de baixa qualidade

Painéis Solares Chineses

Usemos o velho ditado, “o barato sai caro”, será o mesmo que dizer, que muitas vezes ao optar por painéis solares mais baratos, irá ter uma menor qualidade de materiais, o que pode resultar numa redução significativa da eficiência dos painéis solares.

Leitura recomendada: O que deve saber sobre a qualidade dos painéis solares chineses?

Painéis solares, inversores e outros componentes de baixa qualidade podem ter menor durabilidade e eficiência energética, o que diminui o retorno sobre o investimento a longo prazo.

Como evitar?

Há que investir em marcas e produtos comprovados e de alta qualidade, só assim consegue garantir a longevidade e o desempenho do seu novo sistema de energia solar. Pesquisar e comparar diferentes marcas e modelos é fundamental para tomar a melhor decisão.

Deve procurar pelo menos três orçamentos e pesquisar ou falar com outras pessoas acerca de determinadas marcas de painéis solares.

3. Má instalação dos cabos e ligações

Um mau profissional da área irá distinguir-se de um bom profissional, logo aquando da sugestão do tipo de painéis solares a instalar.

O que depois também se irá notar na má instalação de cabos e ligações, que pode levar a perdas de energia e problemas de segurança. Ligações soltas ou cabos mal posicionados podem provocar curto-circuitos ou sobreaquecimento dos componentes (aliado, claro à baixa qualidade dos materiais usados – se optar por painéis solares apenas baseado no seu preço final).

Como evitar?

Para um bom funcionamento do seu sistema solar, há que garantir que cabos e ligações sejam instalados adequadamente e firmemente aos painéis solares e inversores. Para isso, há que o fazer com recurso a profissionais qualificados e certificados para a instalação destes sistemas solares e que sejam recomendados pela marca.

A maioria das marcas dá formação especifica a profissionais da área, para que instalem os seus equipamentos de acordo com as normas legais e indicadas pela marca.

4. Falta de manutenção adequada dos painéis solares

Manutenção de sistemas solares fotovoltaicos

A falta de manutenção adequada dos painéis solares pode levar a uma redução no desempenho a longo prazo. Poeiras, sujidades e detritos podem acumular-se na superfície dos painéis, o que leva a que menos luz solar seja capturada pelas células do painel solar.

Como evitar?

Periodicamente, deve inspecionar e limpar os seus painéis solares, só assim consegue garantir o máximo desempenho e eficiência. Além disso, há que garantir que as ligações estão todas seguras e que funcionam corretamente.

Leitura recomendada: Como limpar os painéis solares fotovoltaicos para aumentar a eficiência

Enquanto a limpeza pode ser feita por si, deve também realizar uma inspeção/manutenção mais pormenorizada por um técnico especializado. Este irá verificar níveis de líquidos, verificar condições de componentes e em caso de necessidade, proceder à sua substituição/retificação.

Eficiência de painéis solares fotovoltaicos pode reduzir em 50% se faltar manutenção preventiva

5. Optar por um sistema solar desadequado às suas necessidades

Este erro acaba por estar interligado à escolha do seu equipamento. E acaba por ser um tema que merece destaque individual.

É que consoante a escolha do número de painéis solares, pode ter um sistema com poucos painéis ou com demasiados painéis para as necessidades da sua habitação. Ou seja, se for pequeno, vai depender continuar a depender da rede elétrica, se for grande, vai acabar por ter excedente de eletricidade que não vai usar.

Como evitar?

Na hora de dimensionar o sistema de painéis solares, o bom profissional deve ter em conta o tamanho da casa, o consumo médio de eletricidade, bem como o planeamento futuro para a sua casa.

De lembrar que os painéis solares devem ter uma vida útil de pelo menos 25 anos, assim, se pensar em investir numa bateria solar, ou se vai comprar um carro elétrico nos próximos anos, aumentar a família, trocar eletrodomésticos, deve equacionar esse fator aquando o dimensionamento do sistema de painéis solares.

Até há um par de anos, estava na moda sistemas solares com 5 kW, mas agora, a maioria já tem um tamanho mínimo de 6,6 kW, com cada vez mais sistemas a serem instalados com potências entre os 8 e 10 kW (especialmente os que contemplam bateria para armazenamento).

Porque devemos evitar estes erros mais comuns na instalação de painéis solares?

Ao evitar esses erros comuns e investir na instalação adequada de painéis solares, os proprietários vão garantir que conseguem tirar o máximo benefício da luz solar.

De lembrar que a energia solar é uma opção sustentável e de longo prazo para reduzir os custos de eletricidade e diminuir o impacto ambiental. Ao procurar ajuda profissional, escolher equipamentos de alta qualidade e realizar uma manutenção regular, os sistemas de energia solar podem fornecer energia limpa e renovável por muitos anos.

Vídeo – Como instalar painéis solares em casa?

O conteúdo Os 5 erros mais comuns na instalação de painéis solares aparece primeiro em Portal Energia.



This post first appeared on Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis, please read the originial post: here

Share the post

Os 5 erros mais comuns na instalação de painéis solares

×

Subscribe to Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×