Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vantagens e desvantagens das persianas solares SolarGaps

As Persianas Solares aproveitam a energia solar para alimentar equipamentos e assim reduzir a dependência e consumo da rede elétrica.

O uso da persiana solar é uma forma alternativa aos painéis solares fotovoltaicos convencionais, sendo que o principal objetivo é a produção de energia elétrica em casa.

Tabela de Conteúdos

Persiana solar é uma boa alternativa?

O mundo continua a evoluir no sentido da sustentabilidade e uma consciência cada vez maior sobre o meio ambiente e alterações climáticas, para isso ser possível as energias renováveis são e serão uma das principais formas de alcançar as metas futuras.

Neste contexto constante de inovação surgem as persianas Solares, que apresentam um método para aproveitar a energia solar e melhorar a eficiência energética das nossas residências e espaços de trabalho

Este inovador produto foi apresentado pela empresa SolarGaps e incorpora painéis solares na estrutura da persiana solar.

Exemplo de modelo de persiana solar da SolarGaps

Os painéis solares fotovoltaicos estão integrados diretamente nas lamelas das persianas, esta tecnologia permite absorver a energia do sol e converter em eletricidade que é utilizada para alimentar equipamentos elétricos existentes no nosso dia-a-dia.

As persianas solares da SolarGaps foram desenhadas para facilitar a integração em todos os tipos de janelas, sendo que uma das principais caraterísticas inovadoras é a possibilidade de efetuar o seguimento solar

Com recurso a sensores inteligentes e a motores, os painéis solares efetuam o seguimento da luz solar de forma a alcançarem o máximo de eficiência na conversão solar.

Funcionamento da Persiana Solar

Automatização, domótica e climatização

Uma das outras particularidades importantes Das Persianas Solares é a possibilidade de automatização, com recurso a uma aplicação móvel o através de assistentes de voz é possível ter um controlo total sobre o funcionamento das persianas solares.

Qualquer produto inovador contempla a possibilidade de interligação e operação remota, e nesta aspeto as persianas solares não falham, sendo extremamente cómoda a sua utilização.

Esta fantástica opção de controlo remoto permite ajustar as persianas remotamente, definir horários de abertura e monitorizar o rendimento energético em tempo real.

Persiana Solar – Aplicação móvel

Obviamente que as funções reais das persianas não foi esquecido, é possível aliar a produção de energia com a proteção contra o calor excessivo e a diminuição da luminosidade.

O ajuste das persianas permite regular a intensidade e quantidade de luz solar que entra nos espaços interiores onde estas são colocadas para assim controlar a temperatura ambiente de forma eficiente.

A forma inteligente de operação das persianas solares melhora de facto o conforto térmico dos espaços e pode mesmo evitar a necessidade de utilização de equipamentos ativos de arrefecimento ou de iluminação artificial, caraterísticas que se traduzem numa poupança energética adicional.

Quais as principais vantagens e desvantagens das persianas solares?

Tudo o que descrevemos representam vantagens relevantes para a sua utilização, no entanto também representam alguns desafios, como por exemplo o custo de investimento.

O custo pode ser um dos fatores que podem impedir a utilização e instalação massificada destes sistemas solares fotovoltaicos, uma vez que os sistemas de persianas convencionais são bastante mais económicos, no entanto os sistemas tradicionais não contemplam uma poupança de energia ao longo do tempo.

A contabilização da poupança é assim um dos principais fatores a ter em conta no momento de avaliar um potencial investimento em persianas solares.

Persiana Solar SolarGAPS – Exemplo de Instalação

Aliado a este aspeto a eficiência de conversão de energia solar está diretamente interligada à exposição solar disponível num determinado local, obviamente que a orientação e posição das janelas não é passível de ajuste, pelo que a análise de custo-benefício terá se ser realizada caso a caso.

Da mesma forma que a produção de eletricidade dos painéis solares fotovoltaicos se vê afetada pelos dias nublados, as persianas solares seguirão essa desvantagem.

Outra desvantagem que está diretamente relacionada com o custo de investimento é a necessidade de instalação por profissionais, no entanto a SolarGaps assegura que se os equipamentos forem instalados devidamente é garantido um funcionamento ótimo sem necessidade de intervenções posteriores.

Resumindo e baralhando as vantagens e desvantagens as persianas solares representam uma excelente inovação tecnológica no setor das energias renováveis e eficiência energética.

A capacidade das persianas solares produzirem energia elétrica aliado ao seu elegante design e possibilidades de controlo remoto e inteligente, significam que este inovador equipamento é de todo uma boa alternativa para quem pretende beneficiar de um melhor conforto térmico e condições de iluminação otimizadas de forma automatizada em casa.

Eficiência de painéis solares fotovoltaicos pode reduzir em 50% se faltar manutenção preventiva

Vídeo – Como funcionam as persianas solares?

O conteúdo Vantagens e desvantagens das persianas solares SolarGaps aparece primeiro em Portal Energia.



This post first appeared on Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis, please read the originial post: here

Share the post

Vantagens e desvantagens das persianas solares SolarGaps

×

Subscribe to Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×