Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Painéis solares: Prepare-se para a forte descida de preços

Custos na China dos painéis solares descem e prevê-se uma consequente grande descida dos preços dos módulos solares a nível global.

Previsão de forte descida dos preços dos painéis solares

Após um ano anómalo de 2022 no qual a cadeia de fornecimento aliada à guerra na Ucrânia causaram grandes problemas nos stocks mundiais, o ano de 2023 parece estar com uma forte recuperação, algo ao qual o setor dos produtos de painéis Solares não é alheio.

Aliás, o mercado dos painéis solares é um dos principais setores onde se verifica uma melhor e mais rápida recuperação, nomeadamente no processo de fabrico, onde a China é a principal influenciadora.

No mercado Chinês os custos de produção de produtos tecnológicos solares entraram numa espiral de forte queda, sendo que o impacto irá fazer-se sentir em todo o mercado mundial.

Esta previsão é apontada pela consultora energética OPIS, onde um estudo indica um alívio e queda generalizada dos custos dos módulos solares no mercado Chinês, o estudo refere ainda que está queda de preços acelerou nos últimos meses.

Algo incrível e que comprova de facto os resultados do estudo publicado foi que os custos dos painéis solares desceu mais de 11% em apenas numa semana.

Esta percentagem de descida é bastante relevante e é motivada por vários fatores, entre os quais é importante referir os stocks elevados de painéis solares na Europa, assim como a descida dos preços na China do silício policristalino que alcançou uma valorização muito próxima dos valores mínimos.

Queda de preços dos módulos solares é uma realidade

No decurso da feira Intersolar que aconteceu na Alemanha, foi possível verificar preços entre 0.17 e 0.175 dólares o watt, sendo que inclusivamente houve alguns fabricantes a oferecer os seus produtos solares a valores que rondaram os 0.15 dólares por watt, algo realmente impensável.

Estes acontecimentos representam um enorme red flag para os distribuidores Europeus, uma vez que segundo dados da União Europeia no ano passado foram instalados no mercado Europeu um total de 46.1 GW de potência fotovoltaica.

No entanto um comunicado da SolarPower Europe refere que os envio da China alcançaram os 85 GW, esta informação é importante é reflete que existem pelo menos 39 GW de painéis solares fotovoltaicos armazenados na Europa.

As empresas de distribuição do nosso continente estão assim numa situação delicada em que terão o mais rapidamente possível livrar-se dos stocks armazenados, tendo em vista a descida mais que certa dos preços na China.

Qual o futuro dos produtos solares, devo investir neste momento?

Preços do Silício Policristalino e Painéis Solares na China

A previsão esperada com base nestes fatores é que no curto prazo os preços dos painéis  solares fotovoltaicos continuem em queda durante este trimestre, com uma possível estabilização no trimestre seguinte.

Esta previsão continuará a exercer pressão nos distribuidores, uma vez que será necessário manter níveis de stocks equilibrados face ao contínuo ajuste dos preços dos produtos solares.

Se está a considerar realizar um investimento em painéis solares nos próximos meses, deverá ter esta variável em mente uma vez que caso poderá poupar algumas centenas de euros.

O que deve saber sobre a qualidade dos painéis solares chineses?

O conteúdo Painéis solares: Prepare-se para a forte descida de preços aparece primeiro em Portal Energias Renováveis.



This post first appeared on Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis, please read the originial post: here

Share the post

Painéis solares: Prepare-se para a forte descida de preços

×

Subscribe to Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×