Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Atingida a maior eficiência numa célula solar com 29.2%

Atingida A Maior Eficiência Numa Célula Solar Com 29.2%

Kaneka deu a conhecer uma célula solar silício-perovskita 2T com uma eficiência de 29.2%, a maior já registada.

Chinesa Kaneka desenvolveu célula solar silício-perovskita 2T

Célula solar silício-perovskita de dois terminais desenvolvida pela Kaneka, atingiu o máximo de eficiência alguma vez registado, tendo por base uma Camada de silício industrial Czochralski (CZ), com espessura de 145 μm.

Principais caraterísticas da célula solar:

  • circuito de voltagem aberto de 1929 V,
  • densidade de corrente de 19.5 mA/cm2,
  • fator de carregamento de 77.55%.

Os investigadores construíram a célula com uma camada intermédia de anti reflexão, a que deram o nome de “estruturas de textura suave”, aplicadas por cima da camada posterior.

Segundo eles, permite um melhoramento significativo na captura da luz por parte de dispositivos com células silício-perovskita.

Com recurso a uma ação química, a empresa conseguiu controlar a textura suave em ambos os lados. Com recurso à microscopia de força atómica, comparou o desempenho de dois painéis com a camada de estrutura de textura suave com outros sem essa camada de estrutura de textura suave.

Ao aplicar a estrutura de textura suave, a densidade da célula inferior de silício aumentou 2%, quando comparada com a referência.

A empresa desenvolveu uma célula superior recorrendo a um substrato de óxido de índio e estanho (ITO), camada de transporte de eletrões com buckminsterfulereno (C60), uma camada de passiva, camada de captação de perovskita, monocamada automontada, uma camada intermédia à base de ITO e óxido de silício microcristalino (μc-SiOx).

Por fim, desenvolveu a célula solar inferior recorrendo a uma camada de silício amorfo n-dopado (a-n:Si), várias camadas de silício tratadas a diferentes processos e um contacto inferior com ITO e prata (Ag).

A camada passiva foi colocada entre a C60 e camada de perovskita, tendo havido redução de trabalho com as espessuras da camada c-Si, e da camada superior de ITO. Depois de revestir a camada passiva, o C60 evaporou-se termicamente para a camada de perovskita.

Com todas essas alterações, conseguiu-se uma taxa de eficiência de 29.2%, com um circuito de voltagem aberto de 1929 V, densidade de corrente de 19.5 mA/cm2 e um fator de carregamento de 77.55%.

Este resultado foi confirmado pelo Laboratório Fraunhofer ISE Callab, que vem substituir o anterior valor de 28.3% com o mesmo dispositivo. Tendo agora as principais diferenças sido entre a camada passiva e a espessura da camada de silício industrial.

Vídeo – Tudo sobre Células Solares Tandem 2T/4T

Leitura recomendada

Células solares com 30% de eficiência no mercado em 2026

O conteúdo Atingida a maior eficiência numa célula solar com 29.2% aparece primeiro em Portal Energias Renováveis.



This post first appeared on Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis, please read the originial post: here

Share the post

Atingida a maior eficiência numa célula solar com 29.2%

×

Subscribe to Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×