Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Renault 5: Carro elétrico mais económico 30% que o modelo ZOE

Depois de ter apresentado o modelo de conceito em 2021, o Renault 5 elétrico aproxima-se agora do lançamento oficial. Além da sua produção ser 30% mais económica que o modelo ZOE, estreia também a plataforma CMF-B EV.

Renault 5 Elétrico será mais barato de produzir que ZOE

O Renault 5 Elétrico é, atualmente, um dos projetos mais importantes da marca francesa, uma vez que deverá substituir por completo o Renault Zoe.

Depois de ter sido apresentado em 2021, na forma de um modelo conceito, surge agora novamente nos planos para ser apresentado oficialmente.

Embora ainda não se conheçam grandes detalhes sobre este modelo, a Renault começou agora a puxar o véu e a desvendar alguns pormenores.

Nova plataforma que permite reduzir custos em 30%

Renault Vision 5 VS Renault 5

O Renault 5 Elétrico irá estrear uma nova plataforma desenhada para os carros de segmento B da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi na Europa, estando já planeado o seu uso também no Nissan Micra.

Uma das grandes vantagens deste novo componente é o facto de custar menos 30% que a atual plataforma do Renault ZOE, além de permitir reaproveitar 70% dos componentes utilizados no Clio e no Captur.

Com esta plataforma, chega também um sistema de suspensão traseira multilink, em vez do tradicional barra de torção ou eixo rígido, tornando a condução mais confortável.

Motor mais eficiente e ecológico

Outra das novidades reveladas pela marca francesa foi a alteração realizada no motor deste carro.

O Renault 5 Elétrico irá receber um motor síncrono de rotor bobinado na frente, instalado na mesma unidade onde podemos encontrar o inversor de potência, a tomada de carregamento e outros componentes eletrónicos.

Esta nova estrutura apresenta-se mais eficiente que os motores a íman permanente e tornam-se mais ecológicos por necessitarem de menos matérias-primas raras. Por consequência, são também mais baratos de produzir.

Além disso, apresenta ainda um sistema elétrico baseado numa arquitetura de 400 V, tornando-o mais barato, além de passar a integrar quatro grandes módulos de bateria, em vez dos 12 do ZOE, o que permite poupar 15 Kg.

Renault 5 Elétrico está a ser desenvolvido em Arvidsjaur, na Suécia

O desenvolvimento deste novo carro está, por agora, a ser realizado na região de Arvidsjaur, na Suécia, de forma a serem realizados testes de inverno onde a temperatura pode atingir até -30ºC.

Embora este tipo de testes seja já frequente no mundo automóvel, tem ganho algum destaque de forma a perceber o desempenho das baterias com temperaturas mais baixas.

O Renault 5 Elétrico não tem ainda data para o lançamento, mas deverá chegar em breve ao mercado automóvel.

O conteúdo Renault 5: Carro elétrico mais económico 30% que o modelo ZOE aparece primeiro em Portal Energia - Tudo sobre energias renováveis.



This post first appeared on Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis, please read the originial post: here

Share the post

Renault 5: Carro elétrico mais económico 30% que o modelo ZOE

×

Subscribe to Notícias E Empregos Sobre Energias Renováveis

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×