Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Atendimento de geolocalização para serviços financeiros com CEP na URA

Quem está em busca de um Atendimento mais rápido e eficiente com certeza já ouviu falar na Unidade de Resposta Audível, a URA. Com ela, é possível configurar atendimento geolocalizado de serviços financeiros, filtrando e direcionando as ligações para atendimentos especializados, retendo ligações, melhorando o First Call Resolution (FCR) e aumentando a satisfação do cliente, além de outros benefícios.

Segundo a FEBRABAN de Tecnologia Bancária, os investimentos feitos pelos bancos cresceram 48% no ano passado em comparação ao período anterior.

Isso ressalta que os serviços financeiros, mais do que nunca, compreenderam a importância de se trabalhar com dados ainda mais precisos e disponibilizados de forma automatizada por softwares.

É de olho nisso, que apresento neste artigo uma forma de utilizar o CEP no URA para oferecer atendimento geolocalizado e personalizado.

Por que apostar em atendimento geolocalizado em serviços financeiros

Identificar a localização do seu cliente é importante para empresas de qualquer setor ou porte em que ela esteja inserida. Quando levo esta realidade para os serviços financeiros, a primeira coisa que tenho em mente é o direcionamento do atendimento automático de acordo com a região do cliente.

Como sabemos, o nível de renda dos grupos é um fator decisivo na hora de criar um atendimento geolocalizado e personalizado em serviços financeiros. Enquanto os clientes de renda elevada costumam buscar orientações sobre investimentos, aqueles com menor poder aquisitivo costumam entrar em contato com o banco para tratar de assuntos relacionados ao crédito ou financiamento, por exemplo.

Ter essas e outras dores bem mapeadas no seu atendimento permite acelerar as resoluções de problemas e alcançar uma melhor avaliação pela sua base.

Indico que essas e outras peculiaridades presentes nos perfis dos seus clientes, como varejo ou private bank, sejam otimizadas no atendimento com o uso do CEP ou por CPF na URA.

É bem simples: durante o atendimento automatizado da URA, é possível pedir dados da localização do cliente, o que abre um leque de possibilidades para criar um atendimento personalizado. Dessa forma, pode-se direcionar a pessoa para um atendimento específico de acordo com a região do cliente e gerar mais oportunidades com rapidez.

Leia também:

  • Mercado Financeiro, como oferecer uma jornada realmente omnichannel para seus clientes
  • Como o Speech Analytics descomplica a aquisição de clientes em financiadoras de crédito
  • Como aproveitar os recursos da PhoneTrack em sua financeira

Vantagens do CEP na URA em campanhas ativas de chamadas

Como deu para perceber, é possível trabalhar com a Unidade de Resposta Audível de diferentes maneiras e uma delas a partir da geolocalização. Dentre os benefícios, cito os seguintes:

Campanha de mídia direcionada por região

Um dos grandes benefícios de trabalhar o marketing do mercado financeiro está na utilização de dados precisos e de fácil acesso. Infelizmente, existem os desatentos que julgam que outras formas de atendimento, como o telefone, estão limitadas. E preciso dizer que está longe de ser assim.

Com a identificação do CEP do seu cliente por meio da URA, pode-se confrontar se as campanhas de mídia focadas em uma segmentação específica estão realmente funcionando.

Exemplifico: se o serviço financeiro está direcionando anúncios para condições especiais para o público de uma “cidade x”, mas são as pessoas da “localização y” que estão buscando mais informações sobre a oferta, pode ser um sinal de que a sua campanha de Ads esteja mal estruturada.

Classificação de agência por qualidade de atendimento e por solução

Marcas que trabalham com filiais e franquias tendem a sofrer com fatores importantes na qualidade do atendimento. No modelo físico, por exemplo, muitas pessoas acabam preferindo se deslocar para uma “agência física x” do que a “y” por conta da qualidade do atendimento, por exemplo.

Esse tipo de critério também pode basear a preferência de atendimento por telefone, resultando no congestionamento de linha telefônica de determinadas agências.

Com a possibilidade de informar o CEP na URA, isso deixa de acontecer e cria-se uma padronização das ligações porque começamos a tratar leads como únicos e de todo o banco.

Redução de custos de chamadas

Acredito que um dos grandes benefícios em se trabalhar com a URA é a agilidade e a facilidade das ligações para os clientes. Pois reduz, na maioria dos casos, o número de chamadas que chegam aos agentes.

Quando a ferramenta está configurada para oferecer opções estratégicas, se torna possível que os atendentes estejam disponíveis por mais tempo. Assim, eles podem focar em resolver demandas mais complexas, além de reduzir o volume de chamadas e custos de ligações.

Aumento de oportunidade de vendas

Além da redução das demandas que chegam aos agentes, a URA pode ser programada e melhorada continuamente.

Assim, ao identificar que determinado problema começou a se tornar um padrão para os seus atendentes, é possível programar a URA para oferecer as soluções mais simples de ajudar o seu cliente.

Dessa forma, além de oferecer um atendimento que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, você aumenta a satisfação do cliente e consequentemente a oportunidade de solucionar problemas.

Como a URA também permite a identificação de interesse, ela acaba por auxiliar no transbordo de ligações, reduzindo a perda de chamadas e perda de vendas. Pois, caso todas as linhas de uma agência estejam ocupadas no momento, a ligação do lead não cai e é encaminhada para outra loja mais próxima e com disponibilidade de atendimento telefônico. Afinal, como o número de leads é único para o marketing do banco, cada ligação importa.

Como convencer o cliente a informar o CEP no atendimento telefônico

Não existem muitos segredos para conseguir convencer o cliente a informar o CEP ou o CPF dele. Pense que aquela pessoa que está na linha telefônica possui um problema e quer resolvê-lo. No entanto, é possível perceber padrões comportamentais nessas pessoas.

Assim, enquanto para um grupo de pessoas, pode ser cabível informar o CEP em um atendimento logo no começo, para outro perfil, pode ser desgostoso. Nesse caso sim é necessário mostrar o quão eficaz é a tecnologia antes de pedir informações complementares.

Uma dica nesse aspecto é colocar as opções mais procuradas entre as primeiras do menu. Também indico verificar se o discurso da atendente digital é compatível com o seu público e é consistente nos outros canais.

O ideal é conhecer bem o seu público e persona. Portanto, faça testes e lembre-se de documentar todas as experimentações. Isso permitirá que futuramente o seu banco tenha acesso aos dados já testados.

Gostou do meu artigo? Aproveito e deixo aqui para você o quiz “O seu banco sabe dar voz aos resultados das ligações telefônicas?” É uma forma que criei para te ajudar a mapear como melhorar os seus resultados das ligações telefônicas do seu banco. Faça, é rápido e divertido. Até mais!


Faça o quiz “O seu banco sabe dar voz aos resultados das ligações telefônicas?”

FAÇA O TESTE

O post Atendimento de geolocalização para serviços financeiros com CEP na URA apareceu primeiro em PhoneTrack.



This post first appeared on PhoneTrack - Call Tracking Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

Atendimento de geolocalização para serviços financeiros com CEP na URA

×

Subscribe to Phonetrack - Call Tracking Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×