Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Teoria de Babadook

The Babadook é um filme de terror psicológico de 2014 coproduzido pela Austrália e Canadá, escrito e dirigido por Jennifer Kent em sua estreia como diretora, no qual uma mulher e seu filho são atormentados por uma entidade do mal.


Antes de qualquer coisa, devo alerta-los... [SPOILERS EVERYWHERE]

Como um grande amante de suspenses e terror, não pude deixar de falar desse filme cheio de simbolismo que fez minha mente criar mil teorias, fiquei MUITO surpreso ao descobrir que não havia nada na internet sobre, apesar de ser um filme de 2014 e eu senti a quase necessidade de postar sobre isso aqui. Basicamente, o filme é sobre uma Amelia Vanek, uma mulher que perde o marido num acidente a caminho do hospital em trabalho de parto, Samuel nasce no dia de sua morte e Amelia cria ele sozinha. Então, aos 6 anos, aparece um livro incomum em sua prateleira e Samuel insiste que ela leia a ele, e é ai que começa o terror de Babadook. Depois de muito aterrorizar Amélia, Babadook deixa sua "fantasia" e mostra quem ele realmente é, se trancando dentro do porão onde Amélia o alimenta diariamente. Eu sei o que você pensou quando chegou no final do filme, mas talvez ele não seja tão ridiculo quanto parece, não foi por acaso que ele se trancou no porão onde ficava os pertences de seu falecido marido e foi alimentado por Amélia. Quem assiste Babadook com a mente mais aberta entende o real significado, não entendeu? Então vamos prosseguir

    A Teoria do Luto


Então Babadook é um aterrorizante monstro numa "fantasia engraçada" e quando você deixa-o entrar, mais forte, o próprio escritor já explicou que o a representação é que o sofrimento é "o verdadeiro monstro" e o filme fala sobre "as consequências da morte" enquanto seus remanescentes vem destruindo muito tempo depois que o cadáver for queimado ou enterrado. E ainda diz que o final do filme encarna o poder destrutivo do luto, em forma de negação e a RECUSA a entregar-se a ele

"Quantos mais negar, mais forte eu fico"

Logo no começo temos uma pista interessante que talvez tenha passado batido pela maioria, mas Daniel tem noites conturbadas, sofre com pesadelos, dorme pouco e tem bruxismo noturno (ranger ou apertar os dentes). O que levanta a questão: seria a morte do pai que causou tantos traumas? Talvez não, lembrando que ele fazia armas para lutar contra o "monstro" bem antes e Babadook aparecer. E se o monstro já estava lá antes de Babadook aparecer na casa e, na verdade, apenas assumiu uma forma?

A mente de Amelia entra em colapso toda vez que o aniversário de seu filho (e da morte de seu marido) chega pois isso traz más lembranças, o que causa uma certa rejeição a ele visto que seu subconsciente liga uma coisa a outra, como na cena em que ele a abraça e ela logo se desvencilha do filho e se afasta. Então todo ano perto do aniversário de Daniel, o "monstro" aparece. Por isso que ele nunca comemorou o aniversário na data certa. Acho até curioso o fato das armas de Daniel afetarem justamente sua mãe, talvez elas realmente tenham sido feitas pra ela.

Talvez o livro nem tenha aparecido misteriosamente em sua estante, há uma probabilidade muito grande da própria Amelia ter escrito, há uma cena em que uma amiga afirma que ela é escritora, e ela desmente com modéstia dizendo que apenas escrevia artigos infantis

Pode ser que ela mesma tenha escrito o livro como forma de representação de suas dores e demônios interiores, Babadook é como ela representa a dor do luto, talvez a depressão. 

"Assim que ver o que está por baixo (da fantasia engraçadinha) você vai querer estar morto"


Existem também várias outras metáforas ao longo do filme, uma delas são as baratas que saem pelo buraco na parede, é como uma representação do mal que aflora dentro de cada um.

E, por fim, quando Babadook finalmente tira seu disfarce e Amélia o vê, ela se apavora mas logo se recompõe e luta contra ele que corre para o porão e fica trancado lá onde os pertences de seu falecido marido estão. Isso pode ser uma metáfora de como se enfrenta o luto, quando realmente paramos de nega-lo e aceitamos a dolorosa perda, é ai que a real dor vem mas logo se vai quando nos recompomos e lutamos, então Babadook morará no porão onde as lembranças mais dolorosas jazem, e assim como a perda de qualquer um que amamos, é uma dor que nunca vai nos deixar, mesmo que fique adormecida por anos, portanto devemos viver com ela.







    Amélia está mentalmente doente

Seguindo uma teoria mais realista, existe uma chance grande de Amélia sofrer de esquizofrenia, uma doença mental crônica que geralmente se manifesta na adolescência ou no começo da idade adulta, notamos fortes sintomas ao longo do filme, estes são:


1. delírios: são idéias falsas, das quais o paciente tem convicção absoluta. Isto é, achar que está sendo perseguido, filmado e achar que todos ao seu redor querem te fazer mal, como da vez em que Amélia vê a roupa de Babadook na delegacia

2. alucinações: são percepções falsas dos órgãos e dos sentidos, geralmente são auditivas como quando Amélia ouve o baa-baa-dook bater a porta, outras também visuais como as baratas saindo do papel de parede onde só ela via.

3. alterações do pensamento: as idéias podem se tornar confusas, desorganizadas ou desconexas, tornando o discurso do paciente difícil de compreender.  Não nesse extremo, Amelia se encontra completamente louca após as aparições do monstro, principalmente na parte em que ela está na banheira falando coisas sem sentido ao filho

"Você começa a mudar quando entro"


4. alterações da afetividade: muitos pacientes tem uma perda da capacidade de reagir emocionalmente às circunstancias, ficando indiferente e sem expressão afetiva. A maneira Amelia claramente se afasta de todos que se importam até o final do filme, sua vizinha, seu amigo e principalmente seu filho.

5. diminuição da motivação: o paciente perde a vontade, fica desanimado e apático, não sendo mais capaz de enfrentar as tarefas do dia a dia. Seu luto é uma representação perfeita da diminuição da motivação, simplesmente ignora o fato do filho não estar mais matriculado na escola com a desculpa dele estar doente, para de ir ao trabalho, entre outras.

Não se sabe ao certo o que causa esquizofrenia senão fatores hereditários, e como não temos informações alguma sobre seus pais, é difícil saber. Há sintomas de várias doenças como bipolaridade, depressão e a mais evidente que é o terror noturno, já que Babadook sempre aparece em seus sonhos, com exceção quando ele aparece em cima do carro onde ela provavelmente dormiu ao volante. Temos também o que Freud chamou de "O Retorno do Recalcado",  um conceito da psicanálise que descreve o processo ou mecanismo psíquico mediante o qual os conteúdos que foram recalcados, ou seja, expulsos da consciência, tendem constantemente a reaparecer de maneira distorcida ou deformada (retornando, por exemplo, como sintomassonhosatos falhos e lapsusfantasiasoníricas diurnas ou como sintomas psicopatológicos). 

Então, qual teoria faz mais sentido pra você? Deixe sua opinião nos comentários :)

Fontes
Esquizofrenia
Wikipedia¹
Wikipedia


This post first appeared on Bibliotecas De Alexandria, please read the originial post: here

Share the post

A Teoria de Babadook

×

Subscribe to Bibliotecas De Alexandria

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×