Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pequena,

Tags: gente pra cima
Dia desses, num desses dias mais inventivos em que a cabeça não quer se hospedar na quietação, reparei numa coisa: pra mim, o mais bonito nas crianças é quando elas olham Pra Cima, pros olhos da Gente, querendo sanar alguma suspeita sobre esse mundo inconstante e indeciso. Simples assim, o olhar de dúvida, misturado ao de esperança em saber que logo, logo a resposta virá, a inocência, a bisbilhotice, a raridade do momento que a vida vai engolir nos próximos anos. Notei esses olhares cheios de curiosidade na pequena aspirante a mocinha, e, isso me sensibiliza, menina, você coloca na gente, uma responsabilidade enorme, e nos engole num olhar tão inocente que faz a gente não querer que ninguém te desaponte nessa vida, nunquinha.
Reparei os olhares curiosos de menina pequena, de olhos inteligentes, cabelo pra cima e energia surpreendente, genuína, a frente de seu tempo, cheia de vontade de crescer, de saber, de ver tudo que a ela ainda será apresentado, às vezes, parece ter pressa, enche a gente de porquês e faz da gente seu livro aberto, seu oráculo. Percebi que gosto mesmo de contar o mundo pra ela, feito história antes de dormir, mas acredito que por mais que eu fale, muito mais ela vai ver com seus próprios olhinhos negros, que hoje já enxergam, em sua criancice, muito mais do que a gente, décadas a frente, conseguimos. Me pergunta as coisas olhando lá pra cima, e eu olho lá pra baixo, e embora haja um desnivelamento nas alturas, nossas ingenuidades acabam igualando-se: embora ela pense que sim, nós “os maiores” não sabemos de tudo, na verdade, não sabemos de quase nada.
Claro que às vezes é bom ser “grande”, mas essa grandeza externa acaba escondendo que por dentro, a gente ainda é pequeno e assim como você, morre de medo do desconhecido. E olha que o os outros “grandes” podem ser bem cruéis com a gente também, que nem os “meninos chatos” da escola que riem porque hoje, você está trocando os dentinhos da frente.
Seja pequena enquanto puder e até quando der. Continue com as meninices, olhando a gente de baixo pra cima, buscando suas respostas em quem você acha que é grande e guarda todas elas. A vida tem alguns labirintos malucos e a gente insiste em se embrenhar por eles, no final das contas, tudo acaba entrando pelo caminho certo e o labirinto leva ao lugar em que devemos estar, sua pequenez te faz maior que todos nós.

E não se preocupa, daqui a pouco, seus dentes novos vão nascer pra completar seu já tão bonito riso fácil de menina sabida. 




This post first appeared on Lírica Agridoce, please read the originial post: here

Subscribe to Lírica Agridoce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×