Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pelo Feminismo Consciente

Sou mulher. Tenho medo de andar sozinha a noite, fico atenta se preciso passar por um lugar um pouco mais isolado, odeio quando ouço assovios ou “elogios” desagradáveis em lugares aleatórios e na maioria das vezes, os respondo de maneira não muito educada. Não concordo com o discurso de “mulher tem que se dar o devido valor”, “mulher tem que se cuidar e cuidar da casa”, só pelo fato de terem vindo ao mundo como mulheres, no entanto, fundamentando a teoria “do contra” a qual sempre fui adepta, reconheço e declaro que o enunciado feminista moderno não me representa.
            Confesso que não sei de onde emergiram as atuais feministas que não se depilam em sinal de um protesto qualquer contra o famigerado “homem: primata e repressor” e confesso também que estou inteirada de estar pintando um alvo em mim mesma, porque entre as discussões e discursos que tenho lido, o diálogo sempre fica acalorado se, por qualquer motivo, não se concorda com as concepções feministas, mas acredito no poder da dialética liberta e por isso, talvez, é que não parei no meio do caminho.
            Antagônica à imagem da feminista clássica que lutava pelos direitos da mulher, os problemas advindos de uma sociedade que ainda é machista e patriarcal, o que se vê é uma epidemia de mulheres inconstantes e intolerantes que usam seu tempo mais para atacar outras mulheres – mais conservadoras – e homens, do que para celebrar as conquistas femininas e continuar a luta que, reconheço, está longe de ser vencida.
            É inegável a beleza, força e poder da mulher, e sinto grande euforia e satisfação em levantar a bandeira girl power, mas não consigo enxergar, talvez defeito meu, o que é tão criticado pelas feministas fomentado pela mídia ou por algumas marcas, a exemplificar, cito uma marca de esmaltes que com o intuito de exaltar pequenos gestos masculinos, deu nome a toda uma linha dos seus produtos usando os agrados feitos pelos homens. Talvez, se tivessem aclamado, ao invés disso, os atos das grandes mulheres – como foi proposto na internet – a imagem da marca teria sido preservada, porém, não enxergo isso como uma grande afronta às mulheres e prefiro partir do princípio da igualdade entre os gêneros: todos merecem agrados. É por essa igualdade que explico o início do texto: se mulher tem que se dar o devido valor, acho que o homem também tem, sem se imaginar melhor ou mais austero; se mulher tem que se cuidar, o homem também tem e não é questão de agradar o parceiro ou parceira, mas de se deleitar consigo mesmo; se mulher tem que cuidar da casa, o homem também tem, afinal de contas estamos falando aqui, do lugar onde se vive, é dever dos dois. O estereótipo do “tem que”, vale para os dois, porque se vê muita mulher por aí rotulando os homens também “homem não sabe cozinhar”, “homem não presta”. Generalizar é afiar a burrice.
            Incontestável que se os alvos de toda a discussão – os homens acéfalos – mudassem seus costumes, o problema seria reduzido, no entanto, sabotar o próprio movimento, ao que se vê, não origina bons resultados, é preciso mais que isso, lutando pelos reais propósitos, a revolução libertou as mulheres ao longo da história e por causa dela se pode muito mais. Se o machismo e a misoginia são reais, as mulheres provam, dia após dia, que são mais reais ainda.

 Mulheres em manifestação na década de 1970. 


This post first appeared on Lírica Agridoce, please read the originial post: here

Share the post

Pelo Feminismo Consciente

×

Subscribe to Lírica Agridoce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×