Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Alta Fidelidade – High Fidelity

Passei as duas últimas semanas lendo um Livro emprestado por um grande amigo. Comecei diversas vezes e nunca cheguei no final, até hoje. Alta Fidelidade é um romance inglês, escrito por Nick Hornby e publicado em 1995.

Completamente despretensioso, o romance narra de forma bem humorada e objetiva a vida e o estado de espírito de Rob Fleming imediatamente depois de sua separação de sua namorada Laura. Acontece que Rob não é o homem idealizado pelas mulheres, que faria de tudo por sua “musa inspiradora”. Ele é mais real, cheio de medos e inseguranças, e se esconde atrás de uma enorme coleção de discos, e suas intermináveis listas de Top 5. Tanto que o livro começa com Rob fazendo a lista Das Cinco Piores Separações que já viveu, e insiste em dizer que Laura não se encontra entre elas.

Rob é um viciado em música pop, capaz de julgar as pessoas pelos discos que ouvem. Consegue ver no simples ato de gravar uma fita para alguém, um milhão de significados. É dono de uma loja de vinis quase falida, e seus dois funcionários, Dick e Barry, completamente estranhos e antagônicos. O primeiro extremamente introspectivo e tímido, e o segundo muitas vezes agressivo e invasivo. A dinâmica entre Rob e seus funcionários rende alguns dos melhores diálogos do livro, e com certeza grandes indicações de músicas, que você deveria procurar conhecer.

“Enfim, aqui está como não planejar uma carreira: a) separe-se de uma namorada; b) largue a faculdade; c) vá trabalhar numa loja de discos; d) fique em lojas de discos o resto da vida. Você pega aqueles retratos das pessoas em Pompéia e pensa, que estranho: um jogo de dados depois do chá e você é congelado, e é assim que as pessoas lembram de você nos próximos milhares de anos. Suponhamos que fosse o primeiro lance de dados que você jogasse na vida? Suponhamos que você só estivesse jogando para fazer companhia ao seu amigo, o Augustos? Suponhamos que naquele exato momento tivesse acabado um poema brilhante, ou algo assim? Não seria irritante ser celebrado como um jogador de dados? Às vezes eu olho para a minha loja (sim, porque eu não fiquei marcando bobeira nesses últimos catorze anos! Há uns dez anos peguei dinheiro emprestado e abri minha própria loja!) e para os meus fregueses habituais de sábado, e sei exatamente como aqueles habitantes de Pompéia devem se sentir, se é que podem sentir alguma coisa (embora o fato de que não possam seja o que interesse neles).”

John Cusack no papel de Rob Gordon (no filme, não é Rob Fleming) e sua coleção de discos.

Algumas características da narrativa a tornam agradáveis à leitura, como a linguagem informal utilizada em toda sua extensão, os diálogos curtos, monólogos interiores do protagonista, e a transição entre o passado e o presente da história. O autor demonstra alto controle do sarcasmo e ironia, tornando sua obra um retrato nada medíocre da vida de um homem.

Pontos altos da história acontecem quando Rob vai atrás das suas cinco ex-namoradas presentes na Lista Das Cinco piores separações, e o balanço que faz entre a realidade atual delas e o que fantasiava sobre as mesmas. Nota-se durante essas passagens, e durante o breve e incomum relacionamento com uma cantora americana, o relutante crescimento interior do personagem, que em nenhum momento quer admitir que sente falta de Laura.

Algo que me agradou bastante foi o final do livro, que não se parece com qualquer término de livro que eu já tenha lido, deixando vários pontos em aberto, ao mesmo tempo concluindo assuntos importantes. É como o fim de um dia típico de nossas vidas, onde terminamos algumas tarefas, chegamos a algumas conclusões, mas deixamos muitos outros assuntos em aberto.

O livro é publicado pela Editora Rocco, em uma edição de 264 páginas.

Ah, o livro deu origem a um filme igualmente incrível!




This post first appeared on Desafio 52 Livros « Um Livro Por Semana, Durante, please read the originial post: here

Share the post

Alta Fidelidade – High Fidelity

×

Subscribe to Desafio 52 Livros « Um Livro Por Semana, Durante

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×