Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Consciência de massa tem um impacto significativo nos dramáticos eventos sociais


A expressão "consciência de massa" refere-se à ideia de que a atenção coletiva de uma grande quantidade de Pessoas pode ter um impacto significativo em determinados eventos, ideias ou situações. Focar a atenção em qualquer situação, implica na amplificação da mesma. Quando muitas pessoas concentram sua atenção em algo específico, isso pode levar a uma amplificação desse algo, seja uma notícia, um movimento social, um produto ou qualquer outra coisa. A atenção coletiva pode amplificar uma situação devido à disseminação através dos meios de comunicação, redes sociais e influência social.

A mídia desempenha um papel crucial na formação da consciência de massa. Se um evento é amplamente coberto pelos meios de comunicação, mais pessoas terão conhecimento e prestarão atenção a ele. A repetição constante de informações pode aumentar a importância percebida do evento. Por que será que, quando a mídia relata certas noticias escabrosas, em geral, se percebe que começam a ocorrer ondas de eventos semelhantes, em uma escala nacional?

Nas plataformas de redes sociais, as pessoas compartilham suas opiniões, experiências e quando algo se torna viral ou é discutido intensamente, mais pessoas se envolvem na conversa. Isso cria uma espécie de "efeito de bola de neve", onde a atenção aumenta exponencialmente. As noticias dos meios de comunicação incrementam e potenciam os acontecimentos desagradáveis, quando afirmam e repetem, em continuação, certos episódios e, desta forma, um número muito maior de pessoas se assusta com a perspectiva de que o mesmo possa acontecer com um de seus entes queridos ou a si próprios. Focando-se naquele evento, se contribue, involuntariamente, à criação e repetição de novos eventos similares. Isso porque o comportamento humano muitas vezes é influenciado pelo comportamento dos outros. É a Psicologia Social. Quando as pessoas veem que algo está recebendo atenção generalizada, podem sentir a necessidade de também participar ou expressar sua opinião sobre o assunto.

Cognição Seletiva

A consciência de massa não apenas reflete o que está acontecendo, mas também pode moldar a percepção e a importância atribuída a determinados eventos ou temas. As pessoas tendem a prestar mais atenção e lembrar-se melhor das coisas que são consistentes com suas crenças e interesses. Quando um tema específico se alinha com as preocupações ou interesses do público, é mais provável que ele ganhe destaque na consciência de massa.

Focar a atenção em patologias, incrementa o número das doenças

Segundo a Lei da Atração, semelhante atrai semelhante. É comum notar um aumento de pessoas sofrendo de uma certa doença, quando a doença é constantemente apresentada e detalhada pela mídia. Já notaram isso?

Quando as pessoas permitem que a atenção se foque em uma série infinita de patologias difundidas em muitas estatísticas, isso influencia, sensivelmente, o aumento das doenças na sociedade.

Ao avaliar as estatísticas sobre o número de roubos em casas e apartamentos, logo após, verifica-se que uma onda de assaltos começam a ocorrer de forma contínua, como se por magia. O mesmo acontece com outros tipos de eventos como estupro, abuso em crianças, conflitos internos etc.

O fato é que, se muitas pessoas têm sido estimuladas por estes pensamentos e se deixam influenciar pelo medo, eventos desagradáveis continuarão a crescer sempre mais.

Advertências desse tipo não nos protegem dos infortúnios mas, ao contrário, aumenta a probalidade pois conseguem, e muito bem, a nos tornar hiper conscientes da propagação dos episódios, fazendo com que voltem constantemente à nossa mente. Dessa forma, não só conseguimos pensar com emoção, mas chegamos ao ponto até de esperá-lo, inconscientemente.

O poder emocional dos indivíduos ganha grande influência em todos os eventos que ocorrem no mundo.

Dentro de nós existe uma força magnética insondável muito poderosa que é emitida através de nossos pensamentos. A atenção focalizada, ativa uma vibração correspondente à qual a Lei da Atração responde. É mantendo a atenção que se aumenta também o poder das coisas que você não quer. Em outras palavras, apesar dos pensamentos terem já em si uma potente força de atração, aqueles que são associados a uma forte emoção, são os mais poderosos. (Para o bem ou para o mal).

Max Planck já havia declarado que não existe o conceito de "matéria", típico da cultura ocidental, porque a realidade é determinada por um fluxo não "corpóreo", ou seja, a energia que flui através da consciência. Como em um holograma, cada pequena parte reflete o todo. Nós criamos a realidade, e a criamos com base nos nossos sentimentos e pensamentos, nossas crenças sobre o mundo e nós mesmos.

Existe uma ligação profunda entre os nossos pensamentos coletivos, os nossos sentimentos e expectativas e a realidade externa. Por causa da Lei da Atração, cada indivíduo é como um imã poderoso que atrai para si, a todo momento, aquilo que corresponde ao seu estado de humor. As manifestações contra a guerra, contra a violência sobre as mulheres e crianças, contra a devastação do planeta, serve somente a aumentar os casos de violência, já que nessas manifestações se concentra uma quantidade considerável de energia e vibrações que os atraem. Quanto mais os pensamento são ricos de detalhes, mais você presta atenção nele e, consequentemente, torna-se sempre mais provável que você atraia o conteúdo.

Quando tememos que algo realmente nos aconteça, criamos uma emoção baseada no medo. Na verdade, o nosso medo alimenta consistentemente aquilo que nós afirmamos de não querer. Dizer somos contra a guerra, acaba dando força à idéia de guerra porque focaliza a atenção sobre ela. As manifestações devem ser sempre em favor de algo, mas nunca contra.

Podemos trabalhar em nós mesmos e sobre o mundo, estendendo nossa capacidade de consciência. Mudando a nossa consciência humana, podemos mudar e curar o mundo.

O Intelecto Programado Empobrece - Cap. III

O Pensamento cria. Mas atenção a não cair no engodo da ilusão –Cap. 13



This post first appeared on Pause Reflection - By Eliude, please read the originial post: here

Share the post

A Consciência de massa tem um impacto significativo nos dramáticos eventos sociais

×

Subscribe to Pause Reflection - By Eliude

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×