Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lágrimas do rio

Por Dan Cilva

Foi parido, sem sombra de dúvida, um garoto esguio e cabeçudo. Fábio, mesmo não aparentando, era forte e brincava à beira do rio. Era feliz. Seus pais, um casal saudável, amavam muito o pequenino. Era o que dizia o boletim de ocorrência, caso de Fábio Arruda França, o menino que sumiu na garoa da tarde de 21 de agosto, por volta das 15h30.

Pedro Dantas, um orgulhoso Detetive, acordara de seu transe do tédio daquela massante quarta-feira.Fora jogado sobre sua mesa o caso do garotinho que havia sumido durante uma tarde de densa garoa.

Catando as páginas e passando uma a uma entre os dedos, Pedro observava cada detalhe daquele ocorrido. 

-Não há pistas de quem poderia ter atentado contra este garoto.

Sua secretária saiu da sala tal qual entrou e jogou o arquivo, com rispidez e severidade. Sem dar maior atenção do que reparar no par de jovens e torneadas pernas que saiam da sala, Pedro se levanta e vai até o mapa do município que está emoldurado às suas costas. Deslizando o áspero dedo pelo papel, ele para na geografia do tranquilo bairro de Cerqueira da Serra. 

Já no local, esquiva-se dos galhos, ensopando-se com o orvalho que a neblina deixou na mata que ladeia o bairro. Ecoa o gorgolejar do riacho por entre as árvores e Pedro observa cada detalhe, cada estranheza para aquele ambiente tão lindo em meio à neblina. Os sons eram tão harmoniosos que podia se distinguir cada um com clareza e o mais próximo era o seu pisar nas pedras da margem do rio. As águas corriam e a neblina recobria de maneira fantasmagórica o caminho deste paciente corredor.

- Vamos, Fábio! Onde você deixou um presente para seu amigo Pedro?

Estava lá, como uma bandeira de rendição, preso em um galho de uma árvore morta, caída no rio, a surrada e lodosa camiseta de Fábio. Tropeçando com água ao joelho, o detetive arranca a peça de roupa do morto galho e a examina com certa excitação. A neblina ficou mais densa, quase um novelo de lã, quando começou a garoar e as gotas que batiam contra o casaco de Pedro eram geladas e fizeram seu corpo estremecer.

Apertando os olhos para evitar a gélida agressão, Pedro não pode precisar o que se vinha.A intensa garoa foi passando e, aos poucos, pode-se ouvir risos de criança. 

Pedro olhou em volta.
- FÁBIO!

As rochas cobertas de lodo escuro, toda a vegetação se fazia morta e no horizonte sumiam os últimos raios de luz.

- FÁBIO! ONDE VOCÊ ESTÁ?

Pedro vaga, saindo do rio e adentrando o obscuro bosque de onde vinha o riso do menino desaparecido. Andou por horas até chegar em uma clareira, onde bem no centro, estava prostrado, mórbido, calado, de tronco seco e galhos retorcidos e sem folhas. Pedro demorou a entender que tal garrancho da natureza era de fato uma árvore.

No corpo daquela anedota havia um largo e escuro buraco que Pedro receou a investigar. Tateando a fria boca de madeira morta, o detetive sentiu restos de lama ainda úmida adornando para dentro um rastro viscoso. 
As risadas da criança se tornaram mais próximas, porém distorcidas, como se a voz fosse entoada por outra boca. Sem pensar, Pedro precipitou-se para o interior do tronco morto, com medo do que estava por vir.

Os risos, agora acompanhados de pesados passos que faziam a velha arvore tremer, aproximavam-se vagarosamente. O coração quase escapulia da boca de Pedro, que se limitou a fechar os olhos e trancar o grito atras dos dentes.

- Vamos comê-lo? 

Era mais um zumbido que uma voz, mas o que fez o detetive chorar foi a resposta em som infantil.



 Leia também Tira de mim?
- Sempre temos fome...






This post first appeared on Contos À Espreita, please read the originial post: here

Share the post

Lágrimas do rio

×

Subscribe to Contos À Espreita

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×