Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As Perguntas

Título: As Perguntas
Autor: Antônio Xerxenesky
Número de páginas: 184
Ano: 2017
Editora: Companhia das Letras

Este livro nos foi cedido como cortesia pela editora Companhia das Letras.

Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos.
Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença.
Em 'As perguntas', Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo.
O livro acompanha Alina, uma garota que é formada em história e doutoranda em história das religiões, mas trabalha com edições de vídeos e realmente não é feliz com o que faz. No início da narrativa descobrimos que Alina é assombrada por espíritos desde pequena e ela sempre tinha pesadelos nos quais acordava gritando, mas continuava a ver as assombrações mesmo depois de acordar.

Com uma explicação simplista seu pai fez com que ela parasse de ter medo de espíritos. E até ai tudo bem, uma história estava sendo construída e eu achei que iria amar o livro. Ledo engano. Foi um dos piores do ano para mim.

Após estes ocorridos Alina para de acreditar em espíritos (ou em qualquer outra coisa que não se possa provar a existência). Ela está morando em SP e por causa de sua formação em  história das religiões, uma delegada a consulta procurando saber mais sobre uma seita que estava fazendo algumas pessoas enlouquecerem na cidade. Ela acaba não sendo de grande ajuda, mas se interessa pelo caso... A partir daqui tudo desanda.

O nome do livro não poderia encaixar melhor, já que, ao finaliza-lo só sobraram perguntas. E muitas perguntas! Simplesmente o livro acaba sem explicação nenhuma, sem sentido nenhum, sem sal, pimenta ou açúcar.

A narrativa é bem rápida apesar de ser detalhista e um tanto repetitiva em palavras e nomes, mas não consegui gostar do que estava lendo. O livro fica confuso e sem explicações. Deveria ser exatamente esta a intenção do autor, mas para mim não deu! Eu gosto de chegar ao final e entender o porquê das coisas, de solucionar o mistério e aqui ficou tudo em aberto para o leitor fazer suas suposições.

Eu queria ter gostado, porém não consegui me prender a história, aos personagens, a nada. Creio que pessoas que gostem de um tom mais ocultista e não se importem com mistérios sem explicações possam curtir a narrativa.





This post first appeared on Vícios E Literatura, please read the originial post: here

Share the post

As Perguntas

×

Subscribe to Vícios E Literatura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×