Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Eu li - O Mistério de Marie Rogêt (conto)

Título: O Mistério de Marie Rogêt
Original: The Mystery of Marie Rogêt
Autor: Edgar Allan Poe
Número de páginas: 25
Ano: 1842
Tradução: Cássio de Arantes Leite

Conto disponibilizado pelo desafio literário #12mesesdepoe 2017 (criado pelo blog Anna Costa) para o mês de setembro.
Paris, século XIX. Um corpo de mulher, jovem e bonita, foi encontrado boiando no rio Sena. Nas proximidades, um matagal fechado. Lugar ideal par desocupados, marginais e atividades suspeitas. Crime de fácil resolução? Para Auguste Dupin, famoso detetive, quanto mais simples o mistério, mais difícil a solução.

Após vários meses desaparecimento, o corpo da jovem Marie Rogêt foi encontrado sem vida boiando no rio Sena, na Paris do século XIX. Os jornais locais publicaram sobre as investigações da polícia local, havia várias hipóteses sobre a morte, portanto havia várias possibilidades.

Assim, acabou se tornando um crime complicado de ser solucionado.  Eu diria complicado até mesmo para o brilhante investigador Dupin solucionar, que juntamente ao seu amigo, o narrador de suas histórias, passam a fazer análises mais complexas, dando voltas e mais voltas no caso, e chegando a nenhuma conclusão concreta.

O conto é baseado na história verídica de Mary Cecilia Rogers, que havia morrido um ano antes em Nova York, e os escritos narrados nada mais são do que as ideias e o ponto de vista de Poe, encarnados nas palavras de Auguste C. Dupin.


Comecei a leitura muito empolgada, pois de antemão estava ciente de que se tratava de um suspense envolvendo o detetive Dupin e sua brilhante investigação. Mas me enganei.

O detetive vai narrando sobre as investigações, os testemunhos, as principais pistas, e intercalando com sua opinião. É um longo relato, que vai despertando no leitor uma curiosidade enorme em descobrir a revelação do assassino, mas essa revelação não chega.

Para quem gosta de uma grande narração, assim como eu, cheia de detalhes, acredito que não irá se incomodar tanto com o conto (apesar de eu ter me sentido bem aborrecida com o final rsrs). Mas para quem não está acostumado com longos detalhes, não é uma boa ideia.

Enfim, para quem ainda não tem nenhum contato com as obras de Edgar Allan Poe, não recomendo não começar por essa obra. Por ser arrastada, pode acabar desanimando futuros amantes do autor gótico mais querido da literatura.






This post first appeared on Vícios E Literatura, please read the originial post: here

Share the post

Eu li - O Mistério de Marie Rogêt (conto)

×

Subscribe to Vícios E Literatura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×