Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cinema em casa: confira 8 dicas práticas para iluminar a Sala de TV

Projeto do arquiteto Pietro Terlizzi Fotos: Guilherme Pucci



Seja para assistir filmes numa plataforma de streaming, o último capítulo da novela preferida, os Jogos Olímpicos, ou uma partida do Campeonato Brasileiro, a televisão continua sendo a melhor amiga das famílias, não é mesmo? Não há nada melhor que reunir todo mundo para se divertir com essas atrações. Para que a sala de TV se torne ainda melhor, ficar atento a alguns detalhes de sua iluminação são essenciais. Por isso, a megastore Yamamura separou algumas dicas incríveis para ajudar!

1. Temperatura de Cor 

Utilize a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir um maior conforto visual, além da sensação gostosa de aconchego.

2. Posicionamento

Dê preferência à instalação de peças de iluminação nas laterais de paredes, do teto ou do piso para tornar o espaço mais agradável. 


Sala de TV em projeto da arquiteta Luciana Ballio | Fotos: Emerson Rodrigues


3. Tipo de Luz

A recomendação da Yamamura é optar, sempre que possível, pela luz indireta (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha de forma mais leve). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, das pessoas, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto.

4. Qual peça utilizar?

Entre as peças mais indicadas para o ambiente estão plafons discretos, trilhos com spots direcionáveis, arandelas, pequenos pendentes nas laterais dos sofás ou poltronas, além de luminárias de piso charmosas.
Arandelas Yamamura em projeto do designer Henrique Freneda | Fotos: Emerson Rodrigues



5. Iluminação secundária

Para melhorar a experiência, deixe circuitos separados entre as iluminações centrais e as secundárias do espaço. A luz principal, representada no ambiente em sua maioria por plafons, é mais utilizada como iluminação geral, e para que o local fique com um aspecto mais cenográfico, mais escuro e aconchegante, apropriado para o momento, aposte em luzes acesas menos intensas nas laterais, como pequenos spots e arandelas, ou abajures e luminárias de piso ao lado do sofá e poltronas.

6. Dimerização e Automação

Para quem prefere versatilidade, ou divide a sala de TV com outros ambientes da casa, a dimerização (regulagem da intensidade da luz) ou a automação podem ser boas pedidas, por meio de peças específicas com essa função.

Ambiente iluminado com produtos da linha Philips Hue | Foto: Divulgação Philips



A Yamamura indica, por exemplo, a linha Philips Hue. Trata-se de um sistema de iluminação inteligente, composto por lâmpadas, luminárias e fitas de LED, que podem ser acionados por meio do aplicativo Philips Hue Bluetooth, do próprio smartphone. Assim, é possível realizar tanto a dimerização com temperaturas de cor que variam entre âmbar (2000K) a branco frio (6500K), podendo ser utilizada também como RGB. O aplicativo também disponibiliza de cenas programadas para transformar o ambiente.

7. Cenografia

Que tal criar um ambiente cenográfico? Para isso, evidencie alguns detalhes da decoração, como texturas, prateleiras ou objetos decorativos. Para criar esse efeito, nos cantinhos que deseja valorizar, instale spots com trilhos direcionáveis ou perfis ou fitas de led em nichos.

Projeto de sala de TV do escritório Andrade & Mello Arquitetura | Fotos: Luis Gomes


8. Dica dos arquitetos

Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura também dão algumas dicas com base em seus projetos. “Indicamos uma iluminação lateral e indireta para esse ambiente. Não é bom que a luminária fique atrás do telespectador, pois provavelmente irá refletir na TV. Também é interessante regular a intensidade da luz enquanto as pessoas assistem a um filme, pois com certeza a experiência ficará melhor”, afirmam.
 

Sobre a Yamamura

Há 48 anos, a Yamamura se destaca no mercado por oferecer soluções completas em iluminação - tanto decorativa quanto técnica - alinhadas à qualidade, preço competitivo e um verdadeiro time de especialistas. Considerada a maior megastore do segmento da América do Sul, a marca conta com um mix de aproximadamente de 18 mil produtos, com destaque para os itens exclusivos e importados das linhas de cristais contemporâneos, além de uma grande variedade de lustres, pendentes, arandelas, abajures, luminárias, spots, plafons e ventiladores, sendo ainda referência em LED no Brasil. A marca possui lojas na Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas e São Bernardo do Campo, além da loja online.

Serviço Yamamura

Loja online: yamamura.com.br 
E-mail: [email protected]

Atendimento Online (Vendas e Orçamentos)

Whatsapp (11) 99737-2516 (Lojas Consolação e Lar Center)
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Whatsapp (19) 99897-2447 (Exclusivo Loja Campinas)
De segunda a sábado, das 10h às 18h.

Whatsapp (11) 99508-5104 (Exclusivo Loja São Bernardo do Campo)
De segunda a sábado, das 10h às 17h

Redes e Blog
Blog: blog.yamamura.com.br
Instagram: @yamamuraoficial
Facebook: yamamuraoficial
Pinterest: yamamuraoficial
Youtube: yamamuraoficial


This post first appeared on Joana D'arc, please read the originial post: here

Share the post

Cinema em casa: confira 8 dicas práticas para iluminar a Sala de TV

×

Subscribe to Joana D'arc

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×