Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dicas e exercícios de bem estar para quem está à procura de emprego


A carreira é uma das partes mais importantes de nossa trajetória de vida, ocupando quase 70% de nosso tempo. Mais que subsistência, ela pode nos dar um propósito de vida e muito prazer enquanto indivíduos e profissionais. Mas o que fazer quando fechamos um ciclo? É comum, ao sairmos de um emprego, sentir aquele nó na garganta e um medo sem trégua do que está por vir. É justamente aí que está o pulo do gato para atenuar a sofrência: gerenciamento emocional.
Confira dez dicas da Psicóloga Junguiana Amélia Kassis, educadora e especialista em técnicas orientais e corporais de relaxamento e bem estar e coordenadora da área de Psicologia Clínica e Qualidade de Vida na Companhia Zen. 

Modifique sua identidade 

Pense que não é um desempregado, mas alguém em busca de um novo desafio. Um pequeno exercício prático para manter a autoconfiança é fechar os olhos por alguns instantes e lembrar-se de suas vitórias, de momentos em que se sentiu potente. Veja, ouça e sinta essa potência percorrendo seu corpo, de ponta a ponta. Volte a essa cena e use-a como âncora de empoderamento sempre que bater o desânimo.

Descansar é fundamental ´

Muitas vezes a urgência por um novo posto de trabalho é grande, mas tire a primeira semana para descansar e finalizar o ciclo. Sair de uma função é desgastante e é preciso um período de recolhimento para se reabastecer de novos propósitos e boas energias. 

Mantenha uma rotina

Depois da semana de descanso é importante retomar o foco e organizar a agenda, atualizar o CV e cuidar de você. Lembre-se que movimento gera movimento. Separe um tempo para relaxar e outro para desenvolver novas estratégias.

Avalie sua carreira e trajetória profissional 

Esse é um passo muito importante para retomar ou mudar de rumo. Certifique-se se o que realizou até agora em termos profissionais foi satisfatório nos campos financeiros e pessoais. Faça uma boa e verdadeira avaliação. 

Faca uma lista de seus talentos

Escreva em papel absolutamente tudo e perceba se, além das funções laborais, possui outras aptidões que podem ser desenvolvidas dentro de sua área ou em outra. Como nesse momento você tem tempo, procure cursos gratuitos que estimulem seus potenciais.

Faça uma lista do que quer em sua vida 

Será que a ocupação profissional que escolheu até o momento pode satisfazer suas necessidades?  Analise a questão a fundo e, a partir daí, decida o que está procurando no mercado de trabalho e liste possíveis locais que se beneficiariam de seus serviços. Redija uma carta sincera falando sobre o seu perfil e envie juntamente com o CV. A maioria das empresas disponibiliza um local para isso em seus sites.

Mantenha a calma e o foco

Este é um período em que sua resiliência deve estar a postos para administrar possíveis frustrações. Um bom exercício para desenvolver capacidade de foco é olhar para seu nariz durante dois minutos, algumas vezes por dia. Parece brincadeira de tão simples, mas traz resultados surpreendentes e faz com que você lembre quem você é, e seu real valor.

Prepare-se para entrevistas

Em primeiro lugar, não se preocupe em conquistar a vaga a qualquer custo. A máxima dos Recursos Humanos é ¨O homem certo no lugar certo¨. O momento da entrevista serve para mostrar quem você é, o que deseja e como pode contribuir para a companhia. Também é a oportunidade de avaliar se é possível obter o que quer em tal empresa. Lembre-se: você passará grande parte do tempo se dedicando às suas funções laborais.

Cuide da Autoimagem

Tente manter a espontaneidade durante a entrevista e vestir-se de maneira adequada com roupas que você se sente bem. De nada adianta tentar passar uma imagem que não é a sua, afinal nada como o implacável dia-a-dia para revelar quem realmente somos. Mentalize um espelho à sua frente e se olhe com carinho, apreciando suas qualidades. A idéia desse exercício é mudar nosso diálogo interno e ressaltar nosso valor. Repita tantas vezes forem necessárias, até que finalmente consiga o objetivo.

Utilize seus contatos e redes sociais 

Nada como uma boa rede de contatos para encontrar a vaga que tanto procura. Não seja tímido e demonstre seu interesse e valor. Anuncie seu desejo ao mundo. E nunca esqueça: a vaga que você procura também está à sua procura.




Amélia Kassis é Psicóloga Junguiana com especialização em Técnicas Corporais e Terapeuta Shiatsu; desenvolve consultoria corporal e suporte psicoterápico para executivos das áreas administrativa, financeira e comercial; somando mais de dez mil horas de trabalho clínico. Seu trabalho fundamenta-se em técnicas de Massagem Oriental, Bioenergética, Psicomotricidade, Relaxamento, Respiração, Hipnose, EMDR e Terapia de Imagem.
Como Educadora, instruiu Médicos, Fisioterapeutas e Psicólogos, entre outros, a incluírem práticas da Medicina Oriental em seus métodos de intervenção terapêutica. Também supervisiona grupos de diagnóstico e estudo de casos, já tendo formado cerca de dois mil Terapeutas Corporais desde 1990.
Atualmente é coordenadora da área de Psicologia Clínica da Companhia Zen (www.ciazen.com.br).




This post first appeared on Joana D'arc, please read the originial post: here

Share the post

Dicas e exercícios de bem estar para quem está à procura de emprego

×

Subscribe to Joana D'arc

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×